Enciclopédia dos Vampiros

Enciclopédia dos Vampiros J. Gordon Melton

Resenhas - Enciclopédia dos Vampiros

Dose Literária 14/01/2014

Enciclopédia dos Vampiros
Imortalidade, luxúria, mistério, sexualidade, terror, suspense, sobrenatural, fazem dos vampiros personagens fascinantes.
O encanto dos vampiros é eterno.
Nesta edição encadernada compacta (616 páginas) lançada pela M.Books do Brasil, subtraída do Livro dos Vampiros (1.037 páginas), o Dr. J. Gordon Melton aprofunda-se ainda mais nas tradições, mitos e relatos verídicos sobre os vampiros e suas lendas no mundo todo. Cobre, também, os aspectos históricos, literários mitológicos, biográficos e populares de um dos temas mais envolventes que se conhece.
Antes do prefácio, uma “Breve História Cultural dos Vampiros” maravilhosamente escrito por Martin V. Ricardo. Em seguida o autor prefacia com o título “O que é um Vampiro?”, com informação congruentes abordando o tema vampiro, vampiro literário e cinematográfico, e a contínua popularidade dos vampiros em nosso século. Em “Vampirologia: A Sede pela Origem do Vampiro” Melton explica o fascínio que nós seres humanos mortais temos pelo assunto, seguido de uma Cronologia dos vampiros, com ano e fato histórico relacionado ao vampirismo.
Leia mais em http://www.doseliteraria.com.br/2013/12/enciclopedia-dos-vampiros.html

Dji Fantchista 30/05/2012

Manual para quem não precisa de Manual
Essa vai ser a resenha mais curta que já fiz. E isso porque de longo já basta a enciclopédia citada, que parece quase eterna... de tão chata.

Estudo vampiros desde moço. Era algo adorável, mas também fruto do temor supersticioso e pueril: vivendo numa cidade em que metade dos moradores da sua rua tinham a mesma cara há 50 anos atrás ou apareciam em fotos com personalidades históricas nos livros didáticos, garanto que qualquer um temeria. Acreditem: isso nem soa como piada quando me lembro das madrugadas regadas com café e leitura. E com isso posso dizer que, com certeza, me tornei conhecedor dos principais textos sobre o tema. Ou, pelo menos, dos mais populares.

A enciclopédia prometia ser um acréscimo substancial à minha biblioteca, mas mais me pareceu uma miscelânea sem sentido. Ficção e realidade se misturam em ordem alfabética. Isso mesmo: na tentativa de ordenar, a coisa virou uma mistura louca e sem sentido. Não é possível lê-la como um todo, pois não há enredamento. Num momento você lê algo em tom de reportagem e noutro ficção classe B. É impossível lê-la, por assim dizer.

'Tá certo que ela então serviria de Manual, mas a verdade é que além de imensa - e por isso muito pouco "manual" - ela só tem utilidade se você sabe o que está buscando. E, cá entre nós, se você já sabe o que vai pesquisar não vai precisa ler. Então, para que é que ela serve? Só mesmo um vampiro perderia tempo com ela, por já ser eterno.

por Diogo Fantista

P.S.: ponto para o morceguinho que bate asas nas páginas quando se folheia rapidamente.

W.B.Freitas 05/10/2009

Muito interessante útil!!
Eu ganhei essa obra de presente e a principio achei engraçado, mais quanto mais avançava na leitura mais interessante eu achava.
Eu tenho a versão original que não consta aqui, anterior a febre vampírica da mídia atual.
É uma obra que pode ser lida de forma corriqueira ou pode ser utilizada para consulta como a uma enciclopédia comum, para tirar dúvidas durante a leitura de outras obras que por vezes fazem alusão a alguns aspectos, personagens ou trechos de obras antigas das quais por ventura possamos não nos recordar, e com uma breve consulta esclarecer nossas idéias e enriquecer nossa leitura tornando-a mais completa.
Recomendo principalmente aos que como eu curtem a muito tempo o tema do vampirismo, assim como todo tema relacionado ao oculto, como lobisomens,e outros que são relacionados na obra de forma menos específica, mais ainda assim produtiva.

Cris Paiva 08/09/2009

Vampiros pra dar e vender!
A Enciclopedia reune os vampiros mais famosos do cinema, e outros não tão famosos assim, e uma breve biografia. Tem tambem os principais filmes de vampiros e seriados, como a Buffy e até vampiros de RPG.

O que eu gostei mesmo foram das lendas a respeito dos vampiros e alguns relatos de casos de supostos ataques e alguns casos de vampiros da vida real, como a Elizabeth Bathory, a terrivel vampira que tomava banho de sangue. Eca!!!!

A enciclopedia e um material de referência indispensavel para os vampirologistas de plantão como eu!
Érika dos Anjos 08/09/2009minha estante
Aiiiiiiiiii nem me fale, Cris! Estou doida por este livro... vou ver se consigo cantar o maridão para ganhar um... rsss

Cris Paiva 12/02/2012minha estante

Claude.Valentine 27/10/2019minha estante
Tem uma dúvida: qual edição é a sua? Parece que há três queria saber qual é a mais indicada.