O Que Aconteceu na Terra?

O Que Aconteceu na Terra? Christopher Lloyd

Resenhas - O Que Aconteceu na Terra?

Ronan 14/11/2021

nada como o tempo....
A proposta do livro é mensurar toda a história do universo, incluindo a história humana, de acordo com a duração de um dia de 24 horas. Os capítulos estão estruturados pelos temas mais relevantes e na borda de cada página consta o tempo (hora, minutos, segundos e milésimos de segundo) em que cada evento ocorreu segundo essa escala de 24 horas. O poder de síntese do autor impressiona, bem como sua capacidade discernir os principais “acontecimentos” geológicos e naturais, colocando-os no mesmo patamar de importância que os eventos humanos, também muito bem selecionados.
Talvez a maior impressão causada pelo livro seja o distanciamento que adotamos em relação à história humana. Ao colocar nossa história em escala de tempo juntamente com a história do universo e do planeta é possível vislumbrar a insignificância da raça humana e de seus feitos frente ao gigantismo do tempo geológico. Nós historiadores, ao nos preocuparmos com aquilo que é humano, perdemos esse referencial. Todas as extinções em massa que já ocorreram, todas as variações de clima e geografia física juntas nos dão uma dimensão mais realista da espécie humana.
Ironicamente, por mais insignificante que sejamos do ponto de vista temporal e de escala de tempo, o autor é enfático em pontuar o quanto estamos causando mudanças no planeta com uma rapidez jamais vista antes. Através de nossas tecnologias moldamos e ainda estamos modificando o planeta que habitamos e, de certa forma, consumindo seus recursos e alterando seus ciclos naturais a ponto de colocarmos todas as espécies em risco incluindo a nossa. Por mais que tenhamos poder sobre a natureza fazemos parte dela e isso fica claro quando olhamos para essa escala de tempo. O poder gigantesco da humanidade sobre o planeta nos obriga a pensar a história em termos temporais para além do humano, extrapolando para o geológico. Sem levar isso em conta menosprezamos nossa capacidade como espécie de alterar o planeta e menosprezamos o quanto somos ínfimos perante esse mesmo planeta e o universo, contraditório, mas fundamental.

Valério 25/06/2015

Didático
O livro explica, de forma bem clara e concisa, todos os acontecimentos ocorridos na humanidade.
A organização, cronológica, é excelente, podemos fazer um paralelo sobre tudo que aconteceu em cada época em cada parte do mundo.
O autor dividiu os 14 bilhões de anos de existência como se fossem 24 horas. Assim, temos uma maior noção de grandeza do tempo. Por exemplo, o ser humano só surgiu no último segundo dessas 24 horas, o que mostra como somos pequenos, não apenas em relação ao tamanho do universo, mas também na existência neste mundo.
A evolução é explicada não só do ponto de vista biológico/científico, como também os principais fatos históricos.
Interessantíssimo.

Peterson Boll 27/01/2015

Excelente compilação histórica, conseguindo um detalhamento técnico aliado a objetividade, uma virtude que poucos livros do gênero conseguem (há livros que são técnicos mas digressivos e outros de leitura rápida, porém vazios em grande parte de seu conteúdo).

Leandro Barros 02/11/2014

Essencial
Um livro essencial para quem gosta do tema. Capítulos muito bem escritos e com algumas novas revelações feita pela ciência!

AndyinhA 18/05/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

‘O Que Aconteceu na Terra?’ é mais que um livro, ele ´conta tudo que aconteceu no planeta do big bang até os dias de hoje, passando pela parte da biologia (chatinha =P), evolução dos animais (bem mais legal), história das civilizações (que amo), construções e muito mais.

Não é livro para enfeite na sala (aquele livros bacanas que aparecem nas revistas de decoração), mas a sua sala vai ficar lindona com um exemplar desse, aí devagar e sempre você vai lendo um pouquinho e sabendo mais do nosso planeta ;)

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2013/01/poison-quicks-o-que-aconteceu-na-terra.html

Leonardo 14/01/2012

Bom, mas grande e pesado
O livro é muito bem diagramado e organizado, detalhado sem ser cansativo, muito bem escrito, mas...

É grande, pesado, de capa dura e letras pequenas, praticamente impossível de se ler no avião, metrô ou ônibus, a leitura deve se dar em casa em um lugar onde se possua um meio de se apoiar o livro, pois como já disse ele é grande pesado.
Nat 13/07/2012minha estante
Discordo. Li o meu inteiro no ônibus e nos intervalos do trabalho. Até terminar carregava ele pra cima e pra baixo.
E sou pequena e fracota.

Davi.Rezende 17/09/2017minha estante
Valeu pela dica.

Russo 05/12/2011

Livro bastante interessante, que consegue se aprofundar em nomes, fatos e acontecimentos sem ser chato.
a cronologia ajuda bastante no entendimento.