a armada do papa

a armada do papa Gordon Urquhart

Resenhas - A Armada do Papa

Daniel432 10/08/2009

A Igreja contra si mesma
O livro centra sua narrativa em três movimentos católicos (Focolare, Neocatecumenato e Comunhão e Libertação) dos quais nunca tinha ouvido falar. Em algumas poucas partes cita também o Opus Dei (esse já bem mais conhecido).
O modus operandi de todas as quatro comunidades (incluindo o Opus Dei) é o mesmo, para conquistar seus recrutas mostram-se amigáveis e interessados nos assuntos e preferências do recrutado e depois de fisgá-lo, tiram-lhe tudo até mesmo sua capacidade crítica.
O fato que mais me causou estranheza foi a facilidade com que estes movimentos buscam a supremacia na vida dos recrutados, supremacia até mesmo sobre a família!!! Não seria a família (esposa, marido e filhos) os principais "bens" católicos a serem preservados pela própria Igreja Católica?
Agora, apesar do último capítulo ser dedicado a uma atualização do livro, achei que o livro peca pela defasagem dos dados. O livro foi publicado originalmente em 1995 e, no Brasil, em 2002 (e eu o comprei em 2009). Grande parte dos números são referentes a 1991 ou antes, muitas vezes retornando aos anos 60!! Fica difícil ter uma noção mais atual destes movimentos.
Pesquisando na internet, descobri que Chiara Lubick morreu em meados de 2008. Kiko Arguello ainda está vivo (tem 70 anos). Aparentemente, Carmen Hernandez também está viva, mas não descobri sua idade atual. Luigi Giussani morreu em Fevereiro de 2005.

Viviane 25/03/2009

Bom, no começo achei o livro um pouco devagar... cansativo... cheguei a deixá-lo de lado por um tempo, mas não desisti, continuei a leitura e achei bem legal. Devo dizer q ñ cheguei a ficar surpresa com as informações passadas pelo autor, mas fiquei chocada por saber q as "seitas" católicas têm total aprovação do papa, tando do falecido qnt do atual. Leitura interessante e informativa, ao menos para mim.
Quevedinho 30/05/2015minha estante
Tenho por norma não ler depoimentos de ex-militantes, que depois de ter passado anos a fio em uma instituição, saem dela batendo a porte. Fica deselegante.
Eu estou pesquisando Novas Comunidades na Igreja do Brasil. Presto atenção em pessoas que continuam acreditando em alguma coisa e não em pessoas decepcionadas.