Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Andy Santana 11/09/2018

Leve como Pena de um Anjo
Martha Medeiros é de tudo um pouco, poeta, escritora, cronista, romancista e muito divertida. Com textos bem humorados, análises do cotidiano, dicas de livros e filmes alternativos, ela transformou suas crônicas publicadas em jornais, em um best-seller “Doidas e Santas”. Dez anos se passaram do lançamento do livro, um compilado de textos escritos entre os anos 2005 a 2008 e publicados em periódicos, onde os temas diversos continuam atuais e nada datados.

Como são textos pessoais, as impressões de determinadas épocas são divertidos com as análises de uma expert em observar as pessoas, seja uma mulher chorando no trânsito, em um filme de Woody Allen ou mesmo sobre ela mesma, a escrita precisa, doses de humor na medida exata, faz deste um livro rápido, gostoso e fácil de ler, pois as crônicas são curtas e leves, e pode ter certeza te levam à reflexões por várias horas, se indagando sobre o presente passado.

Sentimentos, ideologia e amor, são a base de muitos textos, mas com certeza você se pega pensando aonde eu estive que não vi este filme? Ou o que eu fazia nesta época? E quando termina a leitura dá um aperto no coração, por não ter mais a amiga Martha Medeiros, assim, tão pertinho falando cara a cara com você.

www.sodapop.com.br

Aline 13/03/2018

Mulheres...
O livro trata de crônicas rotineiras e pensamentos da autora sobre vários assuntos, dos mais polêmicos aos mais simples.
Martha Medeiros tem um jeito simples e divertido de escrever, o que faz a leitura ser leve e fluída. É um ótimo livro para se ler em um dia ou para se ler em capítulo naqueles pequenos intervalos do dia, cada crônica tem de 2 a 4 páginas.
As crônicas tem como foco o mundo feminino, mas também trata de assuntos comuns a todos, lembrando muito as crônicas escritas por Veríssimo.

Valeska 10/03/2018

"Ando me repetindo?
Não sou eu, é o mundo!"

Antonio Maluco 14/12/2017

Surpresa
a princípio achava que o livro ia falar das mulheres mas não fala de crônicas do nosso dia a dia e foi o primeiro livro que li da autora e espero que os outros livros dela seja legal como este que acabei de ler

@zurcenila 22/07/2017

Doidas e Santas - Martha Medeiros
Devo esclarecer que adoro frases, textos.. e tudo que li da Martha Medeiros.. mas confesso que minhas expectativas sobre o livro não foram atendidas...
Muitas crônicas da Martha "viralizaram" em redes sociais por serem reflexões lindíssimas, fortes e aquilo que muitas pessoas carregam consigo e veem em palavras através do que ela escreve. Já tem alguns anos que acompanho alguns textos dela mas ainda não tinha parado pra olhar um livro dela.
Acho que parte da expectativa estava em este livro ser inspiração pra uma peça que está há anos em cartaz, eu nunca tive oportunidade de ver, mas sempre quis muito, protagonizada pela Cissa Guimarães.. E, por pura ignorância, até por não ter lido NENHUMA sinopse, ou coisa parecida... não sabia que se tratava de um conjunto de crônicas.
Este livro nos traz 100 textos da autora, a maior parte publicados na coluna que ela tem (ou tinha.. não procurei saber) em um jornal de grande circulação.
Várias crônicas chamaram a minha atenção positivamente, mas achei umas completamente sem sentido.. parecia que a necessidade de ter textos para a coluna a fazia escrever sobre qualquer coisa. Apesar de achar que qualquer "assunto" vale a pena ser discutido, escrito, etc.. mas quando há argumentos..
É claro que em 100 textos.. alguns agradarão a uns e não agradarão à outros.. mas sempre encontraremos coisas que chamem nossa atenção..
Entre comentários sobre peças, musicais, dicas de cantores, jazz, rock.. fiquei muito feliz com a descoberta que fiz como Jamie Cullum.. que "super indico".. já tinha ouvido algumas músicas em trilha sonora de filmes mas nunca olhei com carinho para esse cara talentosíssimo..
Para quem não conhece muito sobre os textos da Martha, recomendo e para os que já são fãs.. mais ainda.. Espero que tenham melhores impressões que as minhas! Boa Leitura!

Ludymila 26/05/2017

Bem fraco
Talvez eu tenha sido uma das pouquíssimas pessoas que não curtiu o livro. Demorei 4 meses para terminar, achei a escrita bem mais ou menos, massante e cheia de clichês. Sem falar na cagação de regra sem fim em vários temas. Por ver tantas frases compartilhadas atribuídas a ela, e muito boas, achei que curtiria mais, mas não deu liga. Não recomendaria a ninguém.
Nicole 04/11/2017minha estante
Comecei a ler e estou com a mesma impressão... ainda estou decidindo se vou terminá-lo :/

Ludymila 04/01/2018minha estante
Se terminar, depois me conta o que achou... :)

Nicole 05/01/2018minha estante
Não rolou terminar o livro.. :/

Bru 21/04/2017

Resenha - Doidas e Santas
Que as mulheres são meio doidas, isso todo mundo sabe. Cada uma tem a sua forma de loucura. E que, por muitas vezes nos fazemos de santas, também não podemos negar. Quem nunca fingiu uma carinha de inocente para ganhar alguma coisa? Seja um carinho, um presente ou um elogio? Mas o que eu não sabia era que Martha Medeiros, doida, santa - na verdade tudo junto e misturado - é uma ótima escritora, cronista nata e divertida companhia nas horas de solidão.
Não posso dizer que concordo com todos os seus pensamentos e pontos de vista, mas admito que muito do que ela escreve, descreve minhas próprias opiniões, dúvidas, medos e certezas. Em Doidas e Santas somos apresentados a uma coletânea de crônicas desta doida escritora, que tanto me encantou com seu santo dom das palavras.
Suas histórias nos fazem rir, nos fazem pensar, nos deixam tristes, nos fazem companhia. Seja o relato de um show que assistiu, de um livro que leu, de um filme que viu ou de uma cena que presenciou, é tudo feito com cuidado, com verdade, com amor. Mesmo em suas mais ásperas crônicas, há sempre um carinho a cada palavra. Nem que o carinho seja apenas pelas palavras, mas que ele existe, isto não podemos negar.
Adorei conhecer o trabalho de Martha. Já tive incontáveis oportunidades de apreciar suas histórias, mas nunca tive o real interesse por sua escrita. Que tola. Não sabia o que estava perdendo. Estava bancando a doida, isto sim. Mas santificado seja o momento em que me dei conta de que já estava na hora de ver, afinal de contas, o que esta moça tinha a dizer. E não é que este bate-papo que tive com suas palavras foi incrivelmente gratificante? Espero poder continuar conhecendo melhor esta mulher de tantas fases que conheci em Doidas e Santas, e ver que outras facetas ela ainda tem para me mostrar.

Viviane 17/04/2017

Doidas e Santas
Uma verdade incontestável sobre mim: eu amo Martha Medeiros! Amo sua maneira de perceber a vida com poesia no olhar, com encantamento, com paixão; amo como consegue me provocar tantos sentimentos, reflexões, risadas e ternura através de suas crônicas; amo como me sinto confrontada, ridicularizada, transformada ao terminar de ler um de seus textos; amo sua energia, alegria e juventude contagiantes; amo sua leveza, sua liberdade e o seu descomplicar. Amo poder encerrar mais um de seus livros e sentir como se recém tivesse saído da terapia, com o coração sereno e muita gana de experimentar a vida!
Mesmo sendo excessiva com tanta declaração de amor, não consigo abrir mão da oportunidade de compartilhar uma de suas crônicas contidas nesse livro, como forma de gratidão a essa escritora que tanto acrescenta em mim, e também como forma de gratidão a tantas pessoas que passaram ou ainda permanecem no meu caminho. A todos vocês: "Obrigada por insistir"!

"Até o mais seguro dos homens e a mais confiante das mulheres já passaram por um momento de hesitação, por dúvidas enormes e também dúvidas mirins, que talvez nem merecessem ser chamadas de dúvidas, de tão pequenas. Vacilos, seria melhor dizer. Devo ir a esse jantar, mesmo sabendo que a dona da casa não me conhece bem? Será que tiro o dinheiro do banco e invisto nessa loucura? Devo mandar um e-mail pedindo desculpas pela minha negligência? Nessa hora, precisamos de um empurrãozinho. E é aos empurradores que dedico esta crônica, a todos aqueles que testemunham os titubeios alheios e dizem: vá em frente!

'Obrigada por insistir para que eu pintasse, escrevesse, atuasse, obrigada por perceber em mim um talento que minha autocrítica jamais permitiria que se desenvolvesse.'

'Obrigada por insistir para que eu fosse visitar meu pai no hospital, eu não me perdoaria se não o tivesse visto e falado com ele uma última vez, eu não teria ido se continuasse sendo regido apenas pela teimosia e pelo meu orgulho.'

'Obrigada por insistir para que eu conhecesse Veneza, do contrário eu ficaria para sempre fugindo de lugares turísticos e me considerando muito esperto e com isso teria deixado de conhecer a cidade mais surreal e encantadora que meus olhos já viram.'

'Obrigada por insistir para que eu fizesse o exame médico, para que eu não fosse covarde diante das minhas fragilidades, só assim pude descobrir o que trago no corpo e tratá-lo a tempo. Não fosse por você, eu teria deixado este caroço crescer no meu pescoço e me engolir com medo e tudo.'

'Obrigada por insistir para eu voltar pra você, para eu deixar de ser adolescente e aceitar uma vida a dois, uma família, uma serenidade que eu não suspeitava. Eu não sabia que amava tanto você e que havia lhe dado boas pistas sobre isso, como é que você soube antes de mim?'

'Obrigada por insistir para que eu deixasse você, para que eu fosse seguir minha vida, obrigada pela sua confiança de que seríamos melhores amigos do que amantes, eu estava presa a uma condição social que eu pensava que me favorecia, mas nada me favorece mais do que esta liberdade para a qual você, que me conhece melhor do que eu mesma, apresentou-me como saída.'

'Obrigada por insistir para que eu não fosse àquela festa, eu não teria aguentado ver os dois juntos, eu não teria suportado, eu não evitaria outro escândalo, obrigada por ter ficado segurando minha mão e ter trancado minha porta.'

'Obrigada por insistir para eu cortar o cabelo, obrigada por insistir para eu dançar com você, obrigada por insistir para eu voltar a estudar, obrigada por insistir para eu não tirar o bebê, obrigada por insistir para eu fazer aquele teste, obrigada por insistir para eu me tratar.'

Em tempos que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhes diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo." (Martha Medeiros)

Viviane K Sousa

jfs_ 11/04/2017

Demorei muito para concluir a leitura, acredito que esse fato se deu pelo livro ser composto por crônicas - o qual não estou muito acostumada a ler, mas dá certa liberdade para o leitor ir progredindo ao seu ritmo. Em algumas crônicas me identifiquei totalmente com a posição da autora, enquanto que em outras descordei totalmente com os pontos e justificativas abordados. Mas no entanto acho que o propósito é esse mesmo! Concordar, não concordar, enfim, te colocar ao menos para refletir sobre os temas abordados!

Joyci.Lima 25/02/2017

Melhor escritora, melhor livro ?

Renatadupret 01/09/2016

Melhor livro para uma mulher!

Naiara 31/08/2016

Doidas e Santas
Doidas e Santas vem com 100 crônicas escritas de 2005 a 2008 com assuntos variando entre gostos, solidão, divórcio, erros e esquecimentos, culturas, felicidade, escolha e amor. O assunto foco dessa vez é a loucura e a mulher. Adoro ler os livros da Martha quando estou um pouco mais triste, sempre dou muita risada com seus textos ou no minimo esqueço da tristeza, aprendendo sobre alguma coisa que ela fala nos textos. Acho que da Martha é o meu livro favorito, até então pelos resenhados aqui no blog, foi o que mais me identifiquei.Como toda grande artista, ela consuma o sortilégio da literatura: Traduzir e expressar o que vai na alma de sua enorme legião de admiradores. Dona de uma sensibilidade incomum, Martha Medeiros tem para tudo um olhar, uma reflexão e uma reação fresca, nova, de alguém que pela primeira vez se depara com o inesperado, seja o assunto o Dia dos Namorados, a decisão de se começar a fumar, um sentimento de desconforto por qualquer coisa, uma paranóia que se imiscui sub-repticiamente ou um amor que acaba.

Carolina.Santos 25/08/2016

Linguagem simples e de texto atrativo. A cronica de Martha Medeiros, retrata a mulher independente dos dias de hoje.
Com liberdade expressiva na sociedade atual, livre de qualquer preconceito que possa existir.Nota 10!!!