As Bem Resolvidas (?)

As Bem Resolvidas (?) Luis Eduardo Matta




Resenhas - As Bem Resolvidas (?) - Quem Manda Aqui Sou Eu!


21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Karine Coelho 22/10/2011

Surpreenda-se!
Uma coisa chamava a atenção das pessoas que passeavam pela Bienal do Livro do Rio esse ano. No estande da Vermelho Marinho, um enorme sapato preto e rosa adornava uma estante de livros. Todos queriam tirar fotos com aquele “sapatão”, e enfim viam o livro ao qual ele estava associado: As Bem Resolvidas (?) – Quem Manda Aqui Sou Eu! A capa rosa, com a imagem das pernas de duas garotas tendo uma piscina ao fundo denunciava logo que se tratava de um chick-lit. Mas, o que ninguém suspeitava era que a pessoa que o escreveu é um homem!


Como eu já conhecia o Luís Eduardo Matta, e já sabia desse seu projeto, não me assustei. É engraçado, sem dúvida, ver aquele homem sério, vestido de forma social, se apresentando como o autor daquele livro tão “mulherzinha”. Mas, com poucos minutos de conversa você pode perceber que ele não é tão sério assim. Porém, ao ler o livro, aí sim me assustei de verdade. Vou dizer por quê.


Sabia que o Luís estava escrevendo um chick-lit, um livro voltado para mulheres. Mas, sinceramente, não acreditava que ele fosse ilustrar tão bem a história de três jovens amigas cariocas. Quem lê o livro sem saber quem é o autor, pode imaginar com toda a segurança que se trata de uma garota, uma adolescente como as personagens. Uma garota carioca de classe média alta. Nunca aquele homem sério. E isso é o mais impressionante de tudo.


A história em si, é algo que se pode ver em qualquer livro para garotas, em qualquer livro da Meg Cabot. As desventuras de três amigas, jovens, lindas e ricas, que sofrem com os abusos de uma “baranga” na escola, que têm problemas amorosos, que vão a festas maravilhosas e fazem compras em lojas badaladas. Só que, tudo isso acontece no Rio de Janeiro. Sim, no Rio. Não em Nova York, ou Londres, ou Paris. É no Brasil! E não deixa dever em absolutamente nada as histórias de fora. Isso também torna o livro ainda mais incomum. E mesmo as personagens parecerem ter saído de algum filme como As Patricinhas de Beverly Hills, as jovens brasileiras de todas as classes podem facilmente se identificar. Eu me identifiquei. Vi ali alguns traços meus da adolescência, como a timidez excessiva, a falta de um amor pra chamar de meu, a amizade absoluta com duas garotas... Outras meninas (de qualquer idade) vão se ver ali também como em um espelho.


Como sempre, não gosto muito de me aprofundar na história, para não estragar a surpresa. Só posso dizer, leiam As Bem-Resolvidas. Leia, mas livre-se de todos os pré-conceitos antes. Você vai se surpreender, e se deliciar com uma história leve, divertida e engraçada.
comentários(0)comente



Jessica Vieira 18/10/2011

As bem resolvidas (?)
conheci esse livro na Bienal desse ano o Luis Eduardo estava lá . Ele é super simpático e o livro me surpreendeu.

As bem resolvidas (?) é primeiro livro de uma série; no livro1 Luis Eduardo Matta conta de forma bem realista a vida de três meninas da alta sociedade carioca Chris, Alê e Isa que são amigas inseparáveis .No livro elas lutam conta as armações da bruaca da Bu Campello um pseudo-socialite que faz de tudo pra acabar com a vida social dessa meninas. Ao longo do livro surgem romances, intrigas, festas e aquele barraco básico que não pode faltar!
As bem resolvidas(?) é super simples de lê e te envolve de tal forma que em um dia você acaba com o livro ; o melhor é que tem continuação se chama as bem resolvidas(?)"amiga não fura olho" que se passa durante o carnaval e ainda não tem data para lançamento.
comentários(0)comente



ana santeiro 14/10/2011

Nossas livrarias são invadidas por livros que não espelham a nossa realidade. Mesmo que a vida urbana esteja de alguma forma globalizada, usos e costumes locais ainda são fortes e determinantes na maneira como encaramos a vida. é boa notícia portanto a publicação do primeiro volume da série As Bem Resolvidas (?), do Luis Eduardo Matta, que tem nos oferecido ótimos livros de thriller de suspense. Esta série, apesar de focada nas leitoras adolescentes, pode ser lida por qualquer pessoa, pois a trama é interessante, as personagens têm consistência e, ao final, gostamos do resultado de como resolvem seus problemas. À leitura, meninas!
comentários(0)comente



claudioschamis 04/10/2011

Se você nunca se imaginou lendo um Chick Lit é bom começar a pensar no assunto. Esquece o preconceito das outras pessoas, do mundo, e o seu próprio. NUNCA diga não. Ainda mais se tratando de literatura.

Experimenta.

Luis Eduardo Matta, para quem já conhece o autor de ótimos trillers, vai se surpreender com ele. Ou não. E não se surpreender nesse caso é uma prova de que você sabe que Matta é capaz de escrever qualquer gênero.

Mas mesmo assim você acaba se surpreendendo com a gostosa história de Chris, Alê e Isa. E se surpreender nesse caso é não conseguir parar de ler. Mesmo que você seja homem e já tenha passado dos vinte e poucos anos.

Diria que "As bem resolvidas" é um livro para todas as idades. Se você está com seus 17 anos vai ver que nada é fantasia, é o seu dia a dia contado como se Matta estive ao seu lado. Se você já passou (em alguns casos faz tempo) dessa fase, vai ver que pouca coisa mudou. Mudou só o endereço, porque as intrigas, os medos, as situações, os sonhos são os mesmos.

Estando você bem resolvido(a) ou não tenho certeza plena que vai amar a história que não acaba aqui... Até porque o Carnaval nem chegou.

E posso te dizer sem medo e vergonha fiquei com muita vontade de que o Carnaval fosse logo amanhã.
oleitor 26/11/2012minha estante
Você indicaria esse livro para uma adolescente de 14 anos que adora ler?


claudioschamis 27/11/2012minha estante
Sim, com certeza.


claudioschamis 27/11/2012minha estante
Sim, com certeza.


Marta Skoober 02/12/2012minha estante
Gostei da resenha!




Carol 23/09/2011

O que achei do livro até agora
Até agora eu achei que o as personagens estão superando seus medos de fazerem as coisas
comentários(0)comente



Dani Fuller 15/09/2011

Eu desejo ser bem resolvida....
Fiquei na expectativa para ver como seria essa história... Adorei essa capa. Lembrei logo de algo como as meninas de Gossip Girl, mas em vez de Nova York de fundo temos o Rio de Janeiro. E não fiquei longe do meu chute...

Acompanhamos 3 amigas, em seu cotidiano, indo para escola, relacionamentos com a família, romances e claro briguinhas na escola. Aquilo tudo de sempre..todo mundo já passou se for mais velho, todo mundo passa ou passará se for mais jovem. É tão diferente ler algo assim se passando no Brasil.. para mim, pois tudo que li recente do estilo sempre se passava em outro país rs.

Achei a idéia da série muito boa, principalmente por ser escrita por um homem. Dá para perceber que pesquisou bastante... desde comportamento das meninas até sobre roupas/estilo. Eu imaginei q eu fosse me identificar mais.. a mais próxima de minha personalidade é a Isa e foi a que mais gostei. Também sempre me senti presa, apesar de saber que não me importaria de ter um motorista a minha disposição ah ah ah ah. E mesmo com toda a pressão/prisão que passei eu nunca ansiei tanto assim pela ‘liberdade’ ou até de ficar mais velha. Acho isso uma tremenda bobagem.. principalmente porque quanto mais velho mais responsabilidade e problemas e eu simplesmente detesto isso.

Quando vemos algo do tipo ambinentado no Rio, infelizmente parece perder um pouco do glamour quando acompanhamos em NY, Londres etc.. ou talvez seja apenas falta de costume. Sendo ímã para problemas (como elas procuram confusão.. nossa!), as meninas possuem uma rixa com a tal Bu (q nome horrível coitada... acho que por isso ela é tão surtada rs) e praticamente é o que envolve toda a história deste volume 1. Achei as amigas personagens interessantes e acredito que no decorrer dos livros e com novas histórias acabe aprofundando mais e elas também amadurecendo. Sobre a questão 'relacionamentos' e 'amor' não foi tão envolvente... fofo sim, mas não fez eu ficar caidinha rs.

Minha esperança é que exista algo mais sério e surpreendente entre o passado das meninas (principalmente no que diz respeito a Bu.). Se for apenas esse tipo de besteira de meninas adolescentes.. não sei se consigo continuar lendo os livros. Não irá convencer e sustentar por toda uma série. Talvez seja necessário colocar um daqueles 'dramas' mais intensos que ai conquista o leitor de vez.

Apesar do que apontei eu recomendo a todos para cada um tirar suas próprias conclusões.. é uma leitura rápida e gostosinha. Deixará com vontade de ler logo o próximo volume...e um desejo ser bem resolvida.

Arte do livro / Capa e interior ★★★★★
Tempo de leitura / Narrativa ★★★
Objetivo / Impacto ★★★
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR