Ready Player One

Ready Player One Ernest Cline

Resenhas - Ready Player One

leticia 09/01/2021

chatinho...
fiquei um pouco decepcionada. já tinha ouvido muitos elogios a esse livro e, apesar de não ser sobre um assunto que eu me interessaria à primeira vista, resolvi dar uma chance. acabou sendo muito inferior ao que eu imaginava. primeiro que eu não entendi PRA QUEM esse livro foi escrito. é óbvio que a história inteira é uma grande homenagem do autor à década de 80, aos filmes, jogos, músicas; enfim, toda a cultura pop e nerd dessa época. mas ao mesmo tempo o livro é um YA e, pela minha experiência, a maioria dos jovens não está nem aí pra qualquer coisa que tenha acontecido há mais de cinco anos. talvez seja um livro pra esses dois grupos, adultos nostálgicos da infância nos anos 1980 (não sou) e adolescentes que, mesmo não sabendo, precisam aprender a moral de que viver no mundo real sempre será melhor do que viver no mundo virtual (também não sou). provavelmente não gostei porque não faço parte do público-alvo.
os últimos cápitulos, quando a ação apertou o passo, foram até divertidos e me fizeram sentir um pouco como quando eu era criança e assistia aqueles filmes da sessão da tarde, sobre crianças passando por altas aventuras. mas o começo/meio é muito lento e várias das referências me escaparam. também tem algumas coisas de mau gosto, como aquela parte em que o protagonista pergunta se a outra personagem é uma "mulher de verdade que nunca passou por nenhuma cirugia de mudança de sexo". pode-se colocar a culpa na época em que o livro foi escrito/lançado? talvez. mas esse amontoado de coisinhas que não envelheceram bem terminou por tirar o meu gosto pela leitura (que já não era lá grandes coisas).
Alex670 12/04/2022minha estante
Ouxi, tem gente que gosta, eu não vivi os anos 80 mas mesmo assim amo as coisas da época

Caio.Henrique 12/06/2020

Meu coração geek está aquecido
Estou apaixonado, ele tem 372 páginas e capa cartão. O que Ernest Cline faz aqui é dedicar todo o seu conhecimento em cultura pop, principalmente dos anos 80, para deixar os entusiastas dessa época na mais completa felicidade. Cada página com um elemento novo, uma música nova me deixavam com um sorriso bobo no rosto. Essa obra entrou para meu top 5 favoritos da vida, e vou fazer questão de divulgar sempre que possível. Foram inevitáveis as comparações com a adaptação cinematográfica (que também é um favorito) e na minha opinião, ambos são espetaculares no que se propõem. Minha reação ao terminar esse livro foi basicamente passar 1h relembrando todos os momentos épicos, principalmente a batalha final. Cline faz um excelente trabalho ao tornar uma simples partida de Joust ou Pacman em algo tenso grandioso, e a evolução de Parzival como pessoa e jogador é satisfatória de se acompanhar. Pretendo voltar a ler um dia, e certamente reconhecerei elementos novos.

Charlescimento 16/12/2020

Muito Bom
O mundo de Ready Player One é simplesmente maravilhoso. Um dos únicos problemas dos personagens é que eles sabem de tudo, a memória do Wade praticamente lembra de tudo, tudo que ele já leu ou assistiu está salvo na memória. Como que alguém consegue ter o tempo que ele tem pra jogar, assistir e ler tudo que ele leu milhares de vezes? O dia nesse livro deve ter 700 horas provavelmente.

Clara 19/03/2021

achei a ideia genial, mas uns pedaços foram muito ??

Juanziro 20/11/2022

Aaaah adoreeeeeeeeeei,como sempre o livro tem muito mais detalhes que o filme mas a diferença é gritante, me envolveu na história e não me deixou sair,me fez pesquisar e aprender muito sobre cultura pop oq eu amei.

rsntl_ 09/04/2021

Achei o livro maravilhoso, mas gostaria de saber um pouco mais sobre a "vida real", fora do OASIS. Entendo que isso não acontece porque o próprio protagonista se refugia na simulação, porém ainda assim seria interessante poder mergulhar mais no caos de 2044.
Num geral, recomendo demais, principalmente pra quem curte referências geek dos anos 80.

OBS.: De primeira me perguntei como será que a humanidade chegou ao ponto de ter máquinas de venda de armas como se fossem doces, mas parando pra pensar essa ideia, assustadoramente, não está tão distante assim...

renatolond 02/04/2012

Pra quem gosta de anos 80, um prato cheio!
Conheci Ready Player One de um jeito bem curioso: Vi um anúncio na parte de trás de um ônibus sobre o lançamento da versão em português do livro. O título, Jogador Número Um, me chamou a atenção e fui dar uma lida na sinopse da amazon do livro. Tanto a crítica quanto a sinopse eram bem atraentes e coloquei ele na minha lista.

Cline escreve de um jeito leve, bem atraente. O livro é carregado de inúmeras referências: livros, filmes, músicas e jogos. Também é carregado de referências a RPGs, Comics, e principalmente a filmes e livros que se tornaram base de toda a ficção científica atual, como Neuromancer, Blade Runner, dentre outros.

A trama se desenrola num ritmo cada vez mais intenso e atrai a atenção, ao ponto de ter prendido minha atenção nas primeiras 160 páginas durante todo um dia.

Ready Player One é um ótimo livro e qualquer um que goste RPGs, jogos, ficção científica ou anos 80 deve ler. :)

Clara 28/04/2021

Divertido, mas também me incomodou. Curiosamente, eu tinha zero vontade de ler o segundo (por causa dos comentários de que os personagens "se perdem"), mas agora fiquei interessada (porque pra mim, a maioria já estava perdida desde esse aqui).

Carolina 13/12/2023

Gostei muito!
Me diverti muito com esse livro! O mundo do Oasis me cativou, gosto muuuito desse tema de jogos de realidade virtual, me lembrou Sword Art Online e ele é o próprio Kirito com aquele final kkkk! O livro tem inúmeras referências legais a cultura pop. Além uma crítica f*da ao capitalismo, muito bom.

Lais.Lima 09/09/2020

O mundo inteiro está em uma caçada virtual atrás de um tesouro (a herança do criador da maior plataforma virtual do mundo) e o livro é narrado pelo jovem que conseguiu.
O livro é recheado de cultura geek.
Eu, que não sou nenhuma conhecedora desse mundo e nunca leio ficção científica, gostei. Imagino que para quem gosta de ficção científica e de cultura geek seja a melhor indicação.

Daniela.Plesnik 22/05/2022

Simplesmente eu amei esse livro e qualque semelhanca com o metaverso nao e uma mera coincidência. Timing incrivel para pensar nos efeitos

Alícia 29/10/2021

sabe aqueles livros bem "ok"?
é um livro bom.
gostei muito das referências, foi muito legal de ficar procurando. adorei a construção de alguns personagens e do mundo em si (embora esperava ver muito mais de fora do oasis). algumas revelações achei bem meh. a escrita é até fluida, mas tem algumas partes que dão uma cansada.
como eu disse antes, é bom, eu recomendo, foi uma leitura agradável, mas não achei grande coisa também. confesso que esperava mais.

Dani 23/01/2017

Não gostei
Estou indo contra a maré nesse aqui. Não entendi a empolgação de todo mundo com ele.
Ouvi em audiobook com a narração de Wil Wheaton e essa foi a única coisa que gostei.
Já a história, achei bem entediante. Não simpatizei com os personagens, o romance com a única personagem feminina que aparece no livro (abertamente) foi bem nada haver, e as referências dos anos 80 acabaram se tornando bem cansativas.
Não foi um livro para mim. Nasci na década de 80, então tive contato com muitas das referências do livro, mas não tenho nenhum sentimento nostálgico com eles. Também, nunca fui aficionada por videogames. Sem me apegar à esses fatores, a história em si não foi o suficiente para me ganhar.