Não diga noite

Não diga noite Amós Oz

Resenhas - Não Diga Noite

Biblioteca Álvaro Guerra 30/11/2021

"Teo é um arquiteto de 60 anos em vias de se aposentar. Noa tem 20 anos a menos e é professora. Eles formam um casal que vive em uma pequena cidade do interior de Israel, Tel Keidar, no limite do deserto. Teo é respeitado por suas realizações passadas. Noa passou a maior parte de sua vida cuidando do pai. Quando um aluno de Noa morre, ela recebe uma incumbência do pai do garoto: a de criar uma clínica de recuperação para jovens que se envolveram com drogas. Tudo seria mais ou menos pago por ele.

Com Teo e Noa beirando uma surda e educada crise de relacionamento, ela procura de todas as formas concluir o projeto inventado pelo pai do menino. Ela não quer que Teo, o homem que todos consultam e que tudo sabe sobre projetos governamentais, se imiscua em algo que é dela. Só que a clínica dificilmente sairá do campo das boas intenções porque os políticos da cidade não querem drogados na região e não conseguem ver na iniciativa vantagens para a cidade. Quem sabe um memorial para lembrar o menino? Ou um atelier, ou um centro para jovens gênios da computação. Por que logo drogas?"

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571647114

Ricardo Rocha 09/03/2016

vez por outra releio (pelo menos trechos) e faço update da resenha. ainda acho o início primoroso. como ele tira poesia de uma paisagem que parece árida. sem contar o monólogo interior dela, aliás sem contar a riqueza que é a personagem. gosto quando ele faz o jantarzinho deles. como ela fica no telefone sem nem aí. é mto legal
o que a luz promete nem sempre é o que a luz cumpre mas nesse caso sim. um primeiro capítulo que ilustrará os demais que ao homem dizem respeito - está no fim do mundo mas não se importa. um segundo para a mulher na primeira pessoa, menos poético mais prático, até porque é calado que a gente aprende as coisas, como ela conclui. não parece difícil se ver no relacionamento deles. um livro com cheiros e ruídos. quando se dispersa demais no ativismo, amós é um autor único, da estirpe de nadime gordimer. algunjs recursos para evitar o "travessão - ele disse" usados de forma criativa e ajuda no fluxo da economia narrativa
Ricardo Rocha 09/03/2016minha estante
quis dizer "quando NAO se dispersa (=

Felipe 09/03/2016minha estante
Estou procrastinando a leitura desse livro à anos, seu comentário me deu uma animada.

Ricardo Rocha 10/03/2016minha estante
procrastina não... =)

saldanha 02/02/2012

Relacionamento no dia a dia
Uma estória que prende. Teo e Noa, ele, mais velho, experiente, dedicado; ela, mais nova, impulsiva, desbravadora. Outras estórias atravessam o livro, muito bem escrito, mas que vale pelos nuances do relacionamento que descreve.

Lia 01/12/2010

A história de Noa e Teo, tem como cenário o deserto. Ele, um engenheiro civil, de sessenta e poucos anos , ela, uma professora universitária de literatura com quase 40 anos. O dia a dia do casal é narrado por eles mesmos, intercalados a cada capítulo. Teo é muito dedicado a esse amor, sempre procurando cuidar de Noa, ela já é um pouco mais arredia. Os conflitos são retratados através das reflexões internas de cada um, nas quais palavras não são ditas. Parece uma relação feita de silêncio e cansaço. 'Não diga noite'. Gostei bastante do livro. Sempre me encanto pelos autores que falam sobre dor e crueldade com leveza e clareza.

'Nessas noites, passado e futuro lhe pareciam duas doenças comuns, pragas lentas e destrutivas que infectam a maior parte da humanidade e vão provocando gradualmente em duas vítimas toda espécie de delírios estranhos.' (p.108)
Ricardo Rocha 30/07/2014minha estante
Aprecie sua visão do livro mas não sei como seria possível ser leve e claro ao falar sobre a dor ou não seria a dor como ela é. É como explicdar com simplicidade física quântica ou o sentido da vida. Bem. Talvez seja sim possível...