Michel Foucault e a constituição do sujeito

Michel Foucault e a constituição do sujeito Márcio Alves Fonseca




Resenhas - Michel Foucault e a constituição do sujeito


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ChrisGally 25/08/2016

Com a pretensão de ser um estudo introdutório ao problema da historicidade do sujeito em Michel Foucault, esta obra enfatiza a perspectiva dos textos da genealogia do poder e da arqueologia do saber – momento no qual ocorre a desconstituição da noção de sujeito como um dado preexistente, “como uma essência perene e portadora de um sentido presente indefinidamente na história” (p. 18). Para o autor, Foucault, ao situar-se no domínio do saber, por meio da arqueologia, “distancia-se do eixo consciência-conhecimento-ciência, necessariamente preso ao index da subjetividade, para percorrer o eixo prática discursiva-saber-ciência, que se encontra livre da subjetividade, seja enquanto atividade transcendental, seja enquanto consciência empírica” (p. 21). O termo sujeito designa o “indivíduo preso a uma identidade que reconhece como sua, assim constituído a partir dos processos de subjetivação” (p. 30). Para Foucault, as relações de poder são entendidas como micro poderes exercidos no cotidiano de indivíduos. Para melhor compreender os mecanismos dos micro poderes, é preciso “substituir a noção de um ponto centralizador de intenções e propósitos pela ideia de intencionalidades e estratégias dentro das práticas discursivas ou não, que supõe uma confrontação de ações com outras ações e de discursos com outros discursos”. (p. 37). Conclui que o “problema da constituição do sujeito representa a consideração dos processos que no presente realizam essa constituição e representa também a necessidade de pensar em formas de constituição de si que se deem num domínio em que, por meio de uma ética pessoal, se elabore, não um sujeito, mas um sujeito moral”. (p. 138).
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