Maria Dinorah

Maria Dinorah João Carlos Tiburski (edit.)...

Resenhas - O Livro Infantil e a Formação do Leitor

Flowers 04/04/2013

Um encanto de livro
Em pesquisa para escrita de um artigo sobre leitura nas séries inicias, encontrei esse livro da Maria Dinorah, até então desconhecida pelas minhas retinas.
Livrinho fininho, cativante, que fala de maneira leve e gostosa da situação do livro e da literatura infantil no nosso país desde a época em que ainda não havia literatura para os pequenos.
Em meio à poemas e cartas de pequenos leitores endereçadas à Dinorah, fui aprendendo como o livro infantil ganhou espaço aqui no Brasil - famoso por festas, batuques, simpatia e alegria, exceto por literatura infantil.
Refleti sobre meu eu leitor, sobre como comecei a trilhar esse caminho, sobre a forma como influencio minhas crianças que já não são tão crianças (e isso me faz lamentar, ao pensar que se os encontrasse mais cedo, poderia contaminá-los um pouco antes com a magia da leitura), pensei na minha missão como formadora de leitores, e é isso que tenho sido, de forma pequena, com trabalho de formiguinha, mas que gera resultados que de vez em quando me emocionam e não me deixam perder a esperança, dando-me forças para continuar. Numa disputa diária, já que o livro concorre com as mídias e todo o avanço da tecnologia, deixando de ser tão atrativo para a infância de hoje, bem diferente do que foi pra mim, o livro povoou a minha infância inteira e me inspirou nessa missão de ser professora.
O professor, a família, todos tem grande influência na formação de uma criança leitora, mas o livro precisa ser bom, precisa não ser imposto, há de haver aquele momento único, mágico ao qual chamamos de CATIVAR.
"O livro infantil e a formação do leitor" é muito bom, deve ser saboreado por aqueles que tem curiosidade sobre como nasce um leitor e saber como o livro infantil ganhou espaço em nosso país.