Uma margem distante

Uma margem distante Caryl Phillips

Resenhas - Uma margem distante

soheecut0 11/03/2023

Um potencial enorme totalmente desperdiçado
O livro tem personagens super interessantes mas tenta toda vez ser algo maior e acaba falhando miseravelmente se apoiando em clichês de narrativas e tendo um arco temporal bastante confuso e muita das vezes cansativo. Na capa se determina como um romance mas quer mergulhar somente no drama, sendo este, muito raso.

Marina.Cotrim 01/11/2017

Irregular
Não é um mau livro.
O problema principal é que o autor tratou de maneira muito distinta os protagonistas. Enquanto Dorothy tem um mundo interno complexo, cheio de impulsos conflitantes, Solomon é tratado de maneira excessivamente ingênua. Acredito que, talvez movido pela boa intenção de retratar o drama dos imigrantes na Europa, o autor acabou deixando o personagem um tanto superficial. A linha da história dele também é excessivamente clichê - parece que já vimos isso antes.
Outro ponto que fiquei incomodada foi por haver uma falta de preocupação em esclarecer o país de onde ele veio (o personagem se refere constantemente ao "meu país"), e muitas vezes há a menção à África como um todo, como se não houvesse nuances entre os diversos países. Se isso se deu na intenção de tornar a história mais universal, na minha visão foi uma tentativa fracassada, pois tudo que se passa na Inglaterra é muito bem delineado e referenciado, e a comparação fica no mínimo estranha.