@pedro.h1709 20/01/2020Mundo CorporativoEste livro me foi sugerido e emprestado por um amigo do trabalho. A princípio, esta não era uma temática que me trazia muito interesse, mas que acabei lendo por não querer recusar... e valeu apena, pois me atingiu de maneira positiva.
Trata-se de um livro curto com muitos capítulos de apenas duas ou três páginas. Os textos são surpreendentemente bem humorados e sem linguagem muito técnica, o que facilita a compreensão geral.
O autor apresenta várias histórias que carregam uma "moral" sobre como funciona o mundo das pequenas e grandes empresas, além de trazer dicas sobre como ser um bom empregado ou empregador.
Se compreendi bem, esses textos não foram redigidos inicialmente para compor um único material literário, mas tornaram-se uma coletânea. Apesar disso, um detalhe me sobressaltou aos olhos, por explicitar uma aparente contradição. Irei explicar:
Logo no capítulo três, o autor fala sobre a importância de tornar o próprio nome conhecido (Marketing pessoal). Entretanto, no capítulo 38, intitulado "O orgulho de ser Valdemar", será exaltado o empenho de um funcionário que não queria ser promovido, pois sua ambição era ser o melhor no papel que desempenhava, e assim sendo, o capítulo termina com a seguinte frase: " Aquele colaborador tão eficiente, e tão prestativo, que seus superiores nem sabem o nome dele."
Apesar do exposto acima, certamente o leitor irá reconhecer parte de sua vida profissional ou de seu ambiente de trabalho ao virar as páginas. Além de muitos aspectos aqui e acolá, uma narrativa que me chamou muito a atenção foi a chamada "A preservação do Serjão", pois identifiquei o personagem imediatamente como um dos anciãos de minha empresa.
Por fim, creio que este seja um bom livro, e que mereça uma releitura em momentos posteriores para recapitular alguns assuntos e dicas com o objetivo de empregá-los no cotidiano.