Maria

Maria Eliana Portella

Resenhas - Maria

Sardinha 18/06/2021

Maria, foi um livro que me foi indicado pela minha querida amiga Cida, e foi o meu primeiro contacto com a escrita da autora.

Maria é a história de 3 mulheres, Maria Eva, Maria Luiza e Maria Fernanda.
Maria Eva é a mãe das gemeas Maria Fernanda e Maria Luzia.

O livro começa com a história de amor entre Maria Eva e Luiz Augusto, é um amor lindo o que existe entre os dois, podemos dizer que é um amor de almas gémeas. Não sei se foi neste tipo de amor que a autora pensou mas foi o que senti ao ler.
E não exite no Mundo amor mais bonito que este.

Depois de já ter lido outro livro, posso dizer que a autora nos traz protagonistas masculinos muito apaixonados e que veneram as mulheres que amam e isso é algo que eu amo na escrita da Eliana.

Nós vamos acompanhado a história desta família, que atravessa momentos bons mas também momentos conturbados e muito difíceis. É um livro com uma carga dramática bem forte mas também muito bem construída e muito coerente.

As gemeas crescem e começamos a perceber que são bem diferentes uma da outra, enquanto Fernanda é calma e muito focada.
Já Luiza que sempre viveu á sombra da irmã, é muito mais leviana e irresponsável.

Mas por coincidências e acasos do destino acabam as duas apaixonadas pelo mesmo homem e é aqui que se desenrola uma das partes que eu mais gostei do livro. Toda trama que gira em roda das irmãs, com o altruísmo, o ciúme, a obsessão e o amor.

Quem leu o livro já percebeu que eu estou tentando não dar nenhum spoiler mas preciso dizer uma coisa?. Amei a forma como a autora conseguiu superar um dos momentos mais críticos do livro e em que eu pensei que o amor estaria perdido para sempre.
E se tivesse dúvidas quanto á avaliação que daria ao livro, a forma como a autora tratou esta situação e lhe deu o desfecho mais simples e lógico, fazendo parecer tudo tão natural foi brilhante.

Parabéns Eliana por este livro lindo, com uma história que fala de amor, de ciúme, de inveja, de obsessão, de perdas e de redenção.

Se não conhece, não deixe de ler esta história linda ??
Eliana Portella 04/08/2021minha estante
Ahhhh, que linda essa resenha! Muito obrigada, querida! Eu me sinto honrada em poder contar com a sua leitura. Um beijo

Cida 31/05/2021

Super envolvente
Maria é aquele tipo de livro que te prende logo nos primeiros capítulos, no desenrolar da trama um Baque, uma surpresa, um amor inesquecível. Ao mesmo tempo que é sensível, delicado é impactante. Conta a história da Eva uma mulher que sonha ser mãe. Segunda parte a história das gêmeas Fernanda e Luísa, sonham em se realizarem profissionalmente.
Terceira parte algo inesperado acontece que deixa o leitor sem reação. Um romance drama surpreendente, a leitura é fluída e a narrativa cativante, a autora consegue de uma forma envolver o leitor com os personagens que poderá até se emocionar, deixando cair algumas lágrimas. Já li todos os livros da autora e esse com certeza foi mas um que me conquistou com a sua maravilhosa escrita. Indico!
Eliana Portella 31/05/2021minha estante
Muito obrigada, querida amiga e leitora! Fico muito feliz por você ter se aventurado a conhecer mais um trabalho meu! Um grande beijo

Cida 31/05/2021minha estante
Linda agradeço por escrever lindas histórias

Giuliana Sperandio 07/10/2020

Recheado de fortes emoções!
Bom dia!!! Voltamos as resenhas por aqui, já estava com saudades!

O livro da vez é o "Maria" da autora Nacional Eliana Portella.

Tive o privilégio de trabalhar na diagramação do e-book do livro Maria e assim conheci a escrita da Eliana.

O livro é dividido em três partes. Nelas são contadas as histórias da família de Maria Eva e suas filhas.

Maria Eva encontra aquele amor inesquecível à primeira vista que enche de suspiro os corações apaixonadas. Ela é correspondida e venerada por seu esposo, eles casam-se e parecem viver um conto de fadas.

No entanto, o casamento passa por uma fase dramática quando Maria Eva tenta engravidar e não consegue, então um milagre acontece enchendo de felicidade a vida de toda a família.

Então a História de Maria Eva sofre uma revira-volta inimaginável e finda com tristeza.

Na segunda e terceira parte conhecemos as filhas desse amor e dessa dor. Quando tudo parece alegria e felicidade na vida das gêmeas, a autora nos joga novamente em vários turbilhões dramáticos.

E eu só posso dizer que amei esse meu primeiro contato com a escrita da autora, que não mede criatividade e enche de revezes essa história sem dó dos leitores que como eu, com certeza perderão as unhas de agonia!

O livro além de dramático tem uma pegada espiritualizada que amei e que me tocou profundamente.
Eliana Portella 31/05/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Fico imensamente feliz e agradecida! Vindo de você é um elogio que me enche de orgulho e lisonja! Um beijão

Cristina.Rodrigues 21/09/2019

"Maria"é sinônimo de emoção
Não posso dizer que foi uma grata surpresa, pois todos os livros da Eliana Portella são sensacionais! Talvez o diferencial seja a forma como o amor supremo seja tratado. Sim! Aquele amor que todos desejamos e esperamos: O amor incondicional, o amor eterno!
E esse amor é retratado de forma sublime através da saga de uma família sensacional.
Prepare seus lenços pra essa leitura incrível.
Parabéns, Eliana Portella e obrigada por mais essa obra impecável
Eliana Portella 21/09/2019minha estante
Que linda! Quanta gratidão eu sinto pelo reconhecimento de uma leitora e autora tão inteligente e adorável! Feliz demais por saber que o MARIA tocou seu coração! Um grande beijo

keila 27/10/2018

Um dos melhores livros que já li na minha vida,de longe o meu favorito...
Eliana Portella 21/09/2019minha estante
Que amor! Muito obrigada pelo carinho e reconhecimento! Um beijo enorme

Babi 28/08/2016

bom
Muito, muito bom !!!
Eliana Portella 23/07/2018minha estante
Oi :-)
Muito obrigada!
Grande beijo

Ká Guimaraes 06/09/2012

Apaixonei-me pela historia... veja mais resenhas no Acordei http://www.acordeicomvontadedeler.com/2012/01/resenha-maria-eliana-portella.html

Nunca tinha lido nenhum livro da autora Eliana Portella, e de cara assim que li a primeira pagina, percebi que não poderia me separar daquele livro. Maria... vou contar a verdade, foi o nome que me intrigou, como um título desse, somente MARIA, chama a minha atenção? Coloquei ele na minha estante, e ainda conversei com ele (este parte eu deveria esconder), falei para ele esperar que tinha outro 5 na frente, só que sabe como é a vida. Fui arrumar a minha estante e novamente a capa e o título me intrigou, lá estava eu começando a minha leitura.

Como diz a autora no skoob. “Corações apaixonados, corações dilacerados. Uma historia de amor, amizade, felicidade e perdão”

No inicio do livro somos apresentados a Maria Eva, ela uma moça de família, que se vê apaixonada em seu primeiro baile, um baile de marcaras. Ela trajava um vestido vermelho de renda que realçava sua pele, e seus olhos azuis. Luiz Augusto, misterioso, lindo, trajando um fraque de corte fino, foi isso que fez a pequena Maria Eva, entregar seu coração a Luiz. A parte em que eles se conhecem no livro pessoal, é linda... eu me arrepiei, adoro livros que falam de época, e o modo que Eliana escreveu é lindo demais.

Neta aperte conhecemos as intenções de Luiz, eu que muitas vezes julguei errado, mas vi que ele era um cara fino e elegante e muito bem educado. Lógico que teve horas que eu queria bater nele, como fazer uma promessa e não cumpri-la? Um amor que para toa vida, um amor para eternidade.

O livro é divido em três partes, a primeira se chama Eva, segunda Fernanda e Luiza e a ultima Fernanda, tudo foi divido perfeitamente, enquanto estamos lendo parece que estamos lá, vendo o que esta acontecendo. Eliana é bem detalhista nas cenas, cores e tudo mais. As cenas em um banco na frente da casa dos Ramos Martin, eram sempre de arrancar suspiros.

Eva sempre quis ter um filho, tudo estava perfeitamente em sua vida, e desejava mais que nunca dar um filho para seu marido. Deus acabou abençoando com duas...

Maria Fernanda e Maria Luiza, a vida nem sempre é como queremos... unidas pelo sofrimento, as irmãs não se desgrudam, mas a uma coisa que irá destruir isso... o amor.

Conhecemos também Luigi, que desde o inicio me irritou, ou ama ou não ama. Ou vai ou não vai, não quero contar muitos detalhes, mais digo o amor neste livro é indiscutível, é muito bem escrito. Se não bastasse Luigi, a auto me coloca Matheus, que faz meu coração tremer, e que faz o coração das irmãs bater forte.

Maria, qual delas ficará com o seu amor? Qual delas irá ser feliz? Uma historia de amor, amizade e compreensão, ciúmes, e desejo. Eliane soube demonstrar nesta obra maravilhosa, o que o amor é capaz de fazer. O final do livro é de chorar, está bem vocês sabem que sou chorona mesmo, mas amei muito.

Minha nota para este livro é 10, nunca dou nota para os livros, mas este merece muito mais. Parabenizo a autora pela historia maravilhosa e a editora também.

Espero ter sido clara na minha resenha srrs
Eliana Portella 05/11/2012minha estante
Passando pra deixar um beijo e agradecer o imenso carinho que senti em suas palavras. Emocionada e feliz!!!

Eliana Portella 05/11/2012minha estante

Literatura 26/06/2012

Em busca do verdadeiro amor
Antes de começar esta resenha, tenho que dizer que posso não conseguir passar tudo aquilo que eu realmente queria passar, mas se passar pelo menos um pouco estarei feliz e muito satisfeito.

Maria é uma história maravilhosa. Como bem diz a orelha do livro, existem apenas personagens querendo viver em busca de um amor verdadeiro e sincero, e ainda, em buscas de respostas que a vida sempre lhes cobrou. O livro é dividido em três: "Eva", "Fernanda e Luiza" e, por fim, "Fernanda".

No primeiro nos é apresentado Maria Eva de Albuquerque Ramos, uma jovem garota que aos 17 anos conhece Luiz Augusto – um homem bonito, de atitude e classe. Eva então se vê apaixonada por Augusto. Seu coração, que bate num ritmo acelerado e descompassado, a faz ter a pura certeza de estar perdidamente apaixonada pelo dono daqueles olhos brilhantes.

Apesar da diferença de idade de um pro outro, 10 anos para ser exato, Luiz e Maria têm certeza do que realmente querem. Logo, Luiz pede a permissão do pai dela para namorarem, e suas visitas na casa de Maria eram passadas, com gosto, sentados na namoradeira da sala que tinha uma vista encantadora pro jardim.

Luiz Augusto, então, decide que quer algo sério e mais sólido. Pede a mão de Maria ao Sr. Ramos, e com a benção, a tiracolo, de Dona Laura – que sempre quisera que sua filha se formasse e tivesse um rumo digno em sua vida –, os dois se casam. Os anos se passam, e a vontade de ser mãe chega a ser até constrangedora para Maria Eva. Até que um dia, recebe o dom de ser mãe... de gêmeas.

No segundo livro conhecemos suas filhas, Fernanda e Luiza. A primeira, desde criança se mostrava uma pessoa de atitude, protetora e que sabia o que queria, enquanto a segunda sempre fora tímida e vivia na sombra da irmã. Este conta à história das duas, da infância até a idade adulta. A fase da adolescência é representada com o primeiro amor de Fernanda. As incertezas, dúvidas, desconfianças começam a tocar as duas de forma arrebatadora. E, durante a história, uma tragédia abaladora.

Acho que o terceiro se tornou o melhor, para mim. Fernanda começa a se tornar mais madura, ser forte e correr atrás do que tanto almeja. Ela muda seus conceitos, pensamentos infantis, e passa a se tornar uma mulher de verdade, com seus próprios prós e contras.

Veja mais no Literatura de Cabeça:
Eliana Portella 27/08/2012minha estante
Adorei!!!
Fiquei emocionada e feliz ao ler sua resenha, um texto sensível e intenso. Do fundo do meu coração quero agradecer a gentileza em compartilhar conosco sua opinião tão complexa e inteligente. Um beijo enorme!

Nica 08/05/2012

Maria, uma história de amor verdadeiro
Maria, um nome simples mas de forte significação, "Mulher que ocupa o primeiro lugar" - nome da progenitora de Jesus, entre outras várias mulheres de grande valor santo -, ganha ainda mais força com o lindo e intenso romance escrito por Eliana. Maria nos traz, na verdade, a história de três Marias: Maria Eva e suas filhas Maria Fernanda e Maria Luiza; não deixando de lado seus companheiros e verdadeiros amigos, co-protagonistas, Luiz Augusto, Fernandinho, Luigi e Matheus bem como outras mulheres igualmente de fibra, mães e avós, Laura e Carmen.

Maria Eva, única filha e caçula da família Albuquerque Ramos, tradicional família Portuguesa, foi a quinta e mais desejada gestação de sua mãe, Dona Laura. Uma menina linda, inteligente, caprichosa, determinada, muito a frente de seu tempo (1944) e que ansiava desesperadamente por amar verdadeiramente alguém que não fosse arranjado por seus pais, mas que fosse escolhido por seu coração. Luiz Augusto Herrera Martin, advogado formado com honras, também de uma família tradicional, recebeu excelente educação e frequentou as mais altas rodas da sociedade, filho de Diego e Carmen. Um homem lindo, sedutor, que derretia os corações das mulheres por onde passava, administrador das fazendas da família e que se tornou grande amor da vida de Maria Eva - e ela, da dele.

Continue lendo...

Leitora Viciada 25/03/2012

Esta foi uma linda surpresa que a Giz Editorial enviou para mim. O único e minúsculo defeito está nas duas últimas partes do livro, que contém alguns espaçamentos entre os caracteres mal posicionados. Tirando isso, o livro possui um fino acabamento, a fonte é de um tamanho perfeito e as páginas são levemente amareladas, ou seja, o leitor tem uma leitura muito agradável. A capa traz uma imagem profunda e o título em efeito metálico: Maria.

Um nome tão simples, tão comum tornou-se pela criação de Eliana Portella uma história arrebatadora, emocionante e intensa. Ao mesmo tempo, mantém uma simplicidade agradável na narrativa, que mesmo nos cativando do início ao fim, provocando lágrimas e risos, não pesa em nenhum momento. Tudo é contado em terceira pessoa, demonstrando de forma ampla os diversos pontos de vista, fazendo o uso contínuo de diálogos e desenvolvendo a história de forma a deixar o leitor completamente íntimo das personagens, que são muito humanas e verdadeiras.
Em cada capítulo passamos por um turbilhão de pensamentos, emoções e julgamentos. Sentimos e analisamos cada situação por elas vividas. Em alguns momentos me enxerguei, percebi que diversas decisões tomadas pelas personagens, foram julgadas como certas ou erradas, apenas sob meu ponto de vista; com certeza cada leitor as julgará de acordo com o seu.

O livro possui uma estrutura bastante interessante, sendo três partes em ordem cronológica, uma para cada "Maria". A primeira apresenta Maria Eva, nascida em 1944. Acompanhamos a vida da moça, seus sonhos, suas vontades, seus medos. Nos apegamos a cada detalhe, a sua família, a sua paixão. Uma Maria a frente de sua geração, que tece a sua história de amor. Ela ama demais. Uma mulher especial muito querida, amada e desejada. Ela é rica e mimada, tem pais compreensivos e um marido apaixonado; tem tudo para ser feliz. Menos uma coisa, que a deixa frustrada.

O segundo livro é sobre duas irmãs gêmeas: Maria Fernanda e Maria Luiza, nascidas em 1984. Idênticas na aparência, diferentes na personalidade, porém inseparáveis. Não é apenas o amor fraternal, é uma amizade verdadeira, que rompe barreiras. As duas compartilham a mesma dor, o mesmo pesar, a mesma culpa. Porém cada uma reage de um modo, trilha um caminho diferente, mas sempre unidas. É impossível viverem afastadas. Sentimentos que fervilham, um amor entre as irmãs que ao mesmo tempo as fortalece e as derruba. Às vezes um amor tão grande que pode ser maior que o amor próprio.

E na última e melhor parte, destaque total para Maria Fernanda. Passando por sofrimentos e vitórias, paixões e amores, dores e conquistas. Uma mulher que de certa forma é um exemplo para qualquer outra, que não luta pelo que deseja, não desiste de seus sonhos, mesmo que eles tenham sido bruscamente modificados. Uma autoestima modelada sobre uma complexidade de acontecimentos e sofrimentos. Ela é segura e confiante, tentando superar o passado.

Uma família que sofre profundos abalos e perdas, com brigas e reconciliações, sem jamais abandonar o amor, a esperança e o respeito. Marias interligadas por laços mais fortes que os de sangue, são mulheres unidas em alma e coração. Laços inquebráveis, laços eternos. Cada Maria com seus defeitos e qualidades, cativam página após página. Cada uma, com suas características, embora tão diferentes, em íntima essência, são tão parecidas. Confiança, companheirismo, amor, traição, perdão.
Há uma carga espiritual e sobrenatural no livro, mas de forma singela e leve, que abre algumas opções de interpretação. A autora soube encaixar esse detalhe, sem forçar nada.

As personagens são bem moldadas e suas relações e ligações muito bem feitas. Destaque para as avós das gêmeas, do tipo que todos sonham em ter, e para Luiz Augusto, quem mais amadurece na história, o homem que possui o coração perfeitamente encaixado no centro do triângulo formado por três Marias nas pontas. E Luigi e Matheus, tão diferentes e tão encantadores, amigos e inimigos, perdidos entre Marias.

Eliana demonstra naturalidade e maturidade na forma de descrever pessoas diferentes, interligadas por felicidade e tristeza. Nos mostra também a diferença entre gerações, desde detalhes como as roupas, músicas, tradições... e que mesmo que o mundo evolua e que a vida das pessoas mude com ele, nunca é tarde para amar e buscar realizar seus sonhos, e que nada é imutável.
Um livro lindo, que fala do cotidiano, de amor, perdão e a busca pela felicidade. Não apenas do indivíduo, mas de todos que são amados por ele.
Quando cheguei ao final da história, ela me parecia tão intensa e real que as personagens mais eram amigos ou conhecidos, de tanto que me apeguei a elas. Culpa da autora, que foi costurando tudo de forma tão natural e sensível. Muito realista! Maria poderia originar uma ótima telenovela ou série.

Pessoalmente, não gostei muito de Maria Eva. Talvez a forma como os casais se formavam naquela época, por ser bem diferente, não tenha me agradado. No entanto, adorei Maria Luiza e me apaixonei por Maria Fernanda. O drama é na dose certa e o relacionamento das irmãs me agradou muito mais.
O mesmo ocorreu com o desenvolvimento da leitura. Começa morna e sem aparentes pretensões, até esquentar, ferver e emocionar. O clímax é intenso e traz imensa curiosidade.
Só que eu teria sido menos detalhista na viagem à Disney. Gostei muito dos triângulos amorosos!
Livro super recomendado! Impossível não gostar das histórias das Marias.

Trechos:
"Laura, apesar de ainda um tanto quanto inconformada, sabia que a menina estava feliz e tinha que admitir para si mesma que Augusto, além de um belo homem, trazia a herança de uma excelente educação, e o principal: Amava e respeita a futura esposa." Livro I: Eva.

"Aquela única palavra, o substantivo sagrado, foi suficiente para tocar; mais que isso, para transbordar o coração de Maria Fernanda de compaixão. E num gesto de amor ela abriu os braços para receber a caçula, que se atirar em seu encontro no mesmo instante, para não perder a chance única de se reatar com a pessoa mias importante que a vida até então lhe dera." Livro II: Fernanda e Luiza.

"Algo havia mudado. Não esperava mais que a vida lhe oferecesse oportunidades, duvidava do destino. Se tivesse que ser feiz, seria por sua conta. Não iria mais vincular sua felicidade a outras pessoas." Livro III: Fernanda.

sentilivros 23/02/2012

resenha de Maria
"Eu sei que vou te amar, por toda minha vida eu vou te amar..." pg. 125

Recebi esse livro da parceria com a Giz Editorial e vocês não tem noção do quanto fiquei contente.
Eu adoro a Eliana, ela é uma autora que se tornou minha amiga e eu adorei o primeiro livro que li dela, então vocês imaginem...Mas, sejamos sinceros, até por isso, fica difícil resenhar seu livro certo?
Entretanto, devo dizer que devido à qualidade do livro e da história, ficou mais fácil. Contudo, quanto a minha resenha, fica difícil, pois como já disse inúmeras vezes, para mim é difícil falar de livros que adorei. E, Maria, está entre eles.
A escrita da Eliana flui e com isso a leitura do livro é bem simples e rápida.
O livro conta a história de três Marias que estão ligadas por vínculos afetivos, de certa forma, complicados.
O primeiro livro, sim, o livro é divido em três livros, trata de Maria Eva. Esta é uma moça impetuosa e decidida que encontra o amor da sua vida num baile de máscaras na década de 50.
Luiz Augusto é um jovem advogado que está exercendo a profissão, pois cuida dos negócios da família. É 10 anos mais velho que Maria Eva e se encanta plenamente por ela.
“Eva mostrava-se perdidamente apaixonada pelo esposo e isso trouxe alívio para a sogra até então enciumada. O mesmo alívio que tocou o coração de Laura, afinal era aquilo que sua filhinha queria acima de tudo, amar e ser amada. E ela era..." pgs. 61,62
Os dois vivem felizes, apesar de Eva desejar ser mãe e não conseguir engravidar. Mas, eis que um dia isso ocorre e a felicidade se completa...até que...
No livro 2 – Fernanda de Luíza – é como se fosse uma continuação do livro 1, sabe aqueles livros que acabam com o “feliz para sempre (ou não)” e a gente quer mais? Pois é, aqui podemos...rsrsrsrs...
Nesta parte, conta a história das irmãs gêmeas Maria Fernanda e Maria Luíza que até irem à faculdade, tudo ia bem a personalidade de Fernanda dominava e Luíza era mais tímida. Entretanto, ao se virem em um novo mundo, as coisas mudam um pouco e Luísa assume uma personalidade nunca antes mostrada...
“...Por favor, me ouça você! Olhe, eu e minha irmã tiramos do nosso pai a capacidade de amar, ele sofre até hoje...e acho que vai sofrer enquanto viver...” pg. 151
No 3º livro, Fernanda, o final é certo. Mas parece que você já está tão íntimo da história que você se torna um conhecido dos personagens, que os leva no coração.
Fernanda é um anjo iluminado, uma pessoa única. Sensível, prestativa, amiga e uma filha maravilhosa, mas carrega uma culpa que a deixa desolada. Se afastando de tudo e todos, até que resolve viajar com seu pai e tio , e percebe como a vida realmente é...
“ O vínculo que nasceu entre eles jamais poderia ser cortado novamente. Eles se tornaram cúmplices. Apaixonaram-se um pelo outro como muitos pais e filhos jamais poderiam acreditar ser possível...” pg. 316
O livro entrou para meu favorito, pois é lindo e emocionante. Amei!!!
Uma história onde o amor e o perdão estão intimamente ligados, além da importância da família.
"Você nasceu para brilhar, porque és estrela! Por isso, todas as noites durmo de janela aberta, para que tua luz, ainda que distante, penetre a escuridão de meus sonhos vazios...” pg. 189
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/02/maria-eliana-portella.html
Eliana Portella 11/03/2017minha estante
undefined

Eliana Portella 11/03/2017minha estante
null

Leninha Sempre Romântica 06/02/2012

Primeiramente gostaria de agradecer à Giz Editorial por ter me enviado o livro para análise e claro agradecer pelo presente. Porque "Maria", de Eliana Portella foi para mim mais que um livro recebido para resenhar, foi sim, um inesperado e surpreendente presente.
A autora consegue passar em 380 páginas a história de uma geração, a trajetória de uma família que ousou amar intensamente, e que pagou o preço, recebendo em troca, lágrimas, sorrisos, perdão, mas acima de tudo toda redenção que buscaram.

A primeira parte do livro conta a história de amor entre Maria Eva e Luiz Augusto em meados dos anos 50. Em um primeiro encontro num baile de máscaras nasce um amor que estava escrito nas estrelas, único e de emocionar. Adorei os personagens e a intensidade de seus sentimentos. Um amor que nasceu de um olhar, almas que se encontraram e a autora consegue fazer com que suspiremos durante a leitura, "uma linda história de amor".

Na sequência, conhecemos Maria Fernanda e Maria Luisa, irmãs gêmeas que nasceram sob a marca de uma tragédia. Duas pessoas fisicamente idênticas, mas totalmente distintas na personalidade.
Maria Fernanda é forte, segura, apesar de toda dor que carrega na alma; Maria Luisa vive à sombra de sua irmã, tímida e retraída, ela passa a imagem da inocência, vive das migalhas de afeto que lhe sobram.
Tudo pode acontecer na vida dessas irmãs, amores impossíveis, sonhos realizados, conquistas, traição e muita dor.

Acho que qualquer coisa que eu diga, além disso, sobre a história seria como tirar o prazer de uma leitura tão gratificante, então posso dizer que a autora conseguiu de forma doce, cativar o leitor com uma narrativa simples, clara e emocionante. Apaixonei-me pelos personagens que crescem durante a história, cada um desempenhando seu papel perfeitamente na narrativa. A leitura flui naturalmente de acordo com que passar do tempo e é fácil se localizar nos anos, épocas, durante toda a trajetória. Escrito sob a perspectiva de vários personagens é fácil se apaixonar por um ou outro.

Adorei Luigi, Matheus, as avós lindas e compreensivas, mas acima de tudo, amei o crescimento de Luiz Augusto durante toda a história, e seu final, nada mais que perfeito.
Um livro que já começa lindo por sua capa, com uma sinopse que só aumenta a curiosidade na leitura, que encanta pela doçura da família contida na trama.

Sou suspeita em recomendar um livro que posso classificar como “Meu Número”, vale muito à pena ler e se apaixonar. Parabéns, Eliana Portella você tem o dom de encantar com seu livro, já me tornei fã.

Embora seja algo independente, o processo de revisão foi muito bom, tendo apenas algumas pequenas falhas nos espaçamentos, mas nada que atrapalhe a leitura.

Psychobooks 28/01/2012

A proposta de Eliana Portella com a saga das Marias é bem interessante. Acompanhar a vida, amores e desilusões de três mulheres tão diferentes e tão ligadas entre si foi uma grande sacada. Mas faltou algo... Já explico.
Nossas três marias são Maria Eva, Maria Fernanda e Maria Luíza. Três mulheres ligadas pelo sangue e pela tragédia. A história de Maria Eva faz parte do primeiro livro, e é contada em separado das irmãs gêmeas Maria Fernanda e Maria Luíza. Vou me focar primeiramente nela.
Maria Eva é uma garota que cresceu acostumada a ter tudo o que sempre quis. Sempre superprotegida por seus pais, conhece Luiz Augusto em sua primeira aparição na sociedade, e desde o primeiro olhar já sabe que é com ele que quer passar o resto de sua vida. Essa é a história de amor dos dois, contada no primeiro livro.
A história é rápida, tudo acontece de forma acelerada, não consegui sentir muita conexão com os personagens. Durante toda a leitura sentia que estava lendo o livro. Aí vocês falam, mas Alba, e não era EXATAMENTE isso o que você fazia??? Sim! (essa sou eu, respondendo a vocês), mas, quando ficamos conscientes da leitura, é sinal de que alguma coisa não vai bem.
Maria Eva não é uma personagem carismática, tampouco Luiz Augusto. Em vários momentos cheguei a me emocionar e me perguntar qual o próximo obstáculo que Eliana iria colocar frente a essa Maria, mas, ainda assim, todo o enredo continuou truncado.
Com Maria Fernanda e Maria Luíza as coisas melhoraram e a carga dramática aumenta. A elas é dedicada a segunda e a terceira parte da história, as duas também, intrinsecamente ligadas.
Há muita emoção e vários acontecimentos durante as duas partes finais. Eliana escolheu carregar o enredo com drama e uma pitada de sobrenatural, mas nada muito agressivo. Há durante toda a história uma carga religiosa muito grande. Me questionei várias vezes se a ideia da autora era fazer um livro com a temática espírita, pois a saga das Marias é carregada de carma e redenção.
A narrativa é feita em terceira pessoa, com a autora nos mostrando o ponto de vista de vários personagens. Adoro narrativas desenvolvidas dessa forma, pois é possível ter uma visão ampla de tudo o que acontece no enredo. Durante toda a história, Eliana usa e abusa de diálogos entre os personagens, mas por algumas vezes eles soam fora de tom, como se a fala não representasse verdadeiramente as características do locutor.
Isso muda com os personagens do livro 2 e 3, que parecem mais soltos, com características marcadas, como se já soubessem seus papéis e como os interpretar, sem dúvida um grande ganho quando comparado à primeira parte.
Quanto a arte gráfica do livro, a Giz Editorial fez um trabalho muito bom. Quando via a capa do livro em fotos, ficava em dúvida sobre a figura escolhida e a simplicidade do título. Nada é por acaso. A capa tem muito a ver com a história e suas protagonistas, e quando vista em mãos, ganha mais colorido por conta do brilho no nome da autora e do título.
A revisão também está impecável, percebi durante toda a leitura apenas um erro de digitação.
Recomendo a leitura com moderação. Passando da primeira parte, a história melhora bastante, mas ainda assim acredito que poderia ter havido mais cuidado com a história de Maria Eva para que o leitor se sentisse mais conectado a ela e assim, pudesse sentir de forma plena toda a carga dramática que a personagem dá ao restante da história.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2012/01/resenha-maria.html

Eliana Portella 28/09/2011

Corações apaixonados, corações dilacerados. Uma história de amor, amizade, felicidade e perdão.
A saga de uma família marcada pelo amor e pela tragédia.

Grandes conquistas, sonhos realizados. Grandes perdas, corações despedaçados.

Maria Eva e Luiz Augusto, um amor para a vida toda. A paixão a primeira vista, o encontro de corações e a união eterna.

Maria Fernanda e Maria Luiza. Unidas no sofrimento e na idealização de encontrar um grande e verdadeiro amor. Na busca pela felicidade, o destino as uniu, o amor as separou.

Uma história de amizade, uma história de amor. A vaidade, o ciúme e o desejo. O equilíbrio e a inconsequência. A conquista e a perda. Caminhando lado a lado. Encontros e desencontros. Entrega e renúncia. Alegria e tristeza. Coração que bate forte, coração que não bate. Lábios que sorriem, lábios que se calam. Olhos que brilham, olhos que se fecham.

Ganhar e perder. Viver e morrer.

Maria e Luigi, a esperança de viver um amor impossível.

Maria e Matheus, um amor a três. Fidelidade e traição.

Em meio a encontros e desencontros, você vai se achar e se perder. Você vai se encontrar!