Introdução ao estudo do método de Marx

Introdução ao estudo do método de Marx José Paulo Netto
José Paulo Netto

Resenhas - Introdução do Estudo do Método de Marx

Eluana.Caroline 07/04/2024

Ok
Li esse livro para a faculdade através de um scan, é um bom livro introdutório apesar de ter demorado um pouquinho para lê-lo.

ari_angotti 05/04/2024

Interessante
Achei o livro muito bom e é uma boa introdução para os estudos de Marx. Porém, tive dificuldade em vários momentos para compreender o que estava sendo dito. Isso não é um problema do autor, mas sim a minha experiência.
Se você é como eu, que tem dificuldade em interpretar coisas que são mais "filosóficas" e "subjetivas", acredito que possa ter o mesmo problema que eu.
Porém, acho que vale muito a pena ler.

madumave 01/12/2023

Concluindo essa leitura da faculdade de dois períodos atrás na minha compulsão por ler tudo o que posso antes do fim das férias.
A leitura é fácil, fluida e muito didática, e o autor fez um ótimo trabalho de síntese.

Obika 17/04/2023

Uma introdução mais séria.
Neste texto José Paulo Neto expõem as problemáticas acerca do estudo de Marx:
-Dos ataques vindos de uma oposição autoproclamada como intelectual;
-Do culto e dogmatizacao, característicos de movimentos sectarios;
-A confusão quanto ao entendimento da teoria e obra;
Assim o autor esclarece oque nós foi deixado como herança, não um método, mas um completo e extenso estudo, e controle, da estrutura social burguesa, uma teoria sobre a reprodução de classes pela sua interação, tão como da riquesa e miséria que as organizam.

julia 02/03/2023

Leitura pra faculdade ? mas mt bom esse livro me explicou o método de marx como se eu fosse uma burra (e de fato sou)

Ana Luisa 15/01/2023

"O conhecimento teórico é o conhecimento do objeto - de sua estrutura e dinâmica - tal como ele é em si mesmo, na sua existência real e efetiva, independentemente dos desejos, das aspirações e das representações do pesquisador. A teoria é, para Marx, a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo sujeito que pesquisa: pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e a dinâmica do objeto que pesquisa."

Laylon 05/12/2022

Todo começo é difícil em qualquer ciência
Para quem pretende ler, achando que encontrará um minimanual de metodologia científica acadêmica, esteja avisado que não vai encontrar.

Logo no título e na epígrafe do livro, se observa que José Paulo Netto, quer apresentar sucintamente o método que Marx utilizou para construir sua teoria sobre a sociedade burguesa.

Fazendo um rápido apanhando crítico sobre a longa elaboração teórica que Marx percorreu para constituir seu método, o camarada Zé Paulo, apresenta algumas chaves de entendimento das categorias da obra marxiana.

Alem disso, o autor acaba por mostrar aos pesquisadores das ciências humanas que o processo de pesquisa poder ser complexo e longo.

Em suma, é uma obra introdutória extremamente didática, que não serve somente para direcionar pesquisadores, como também apresentar categorias da obra marxiana.

Laura 30/11/2022

Breve e eficaz
Leitura muito crua, vai direto ao ponto e te apresenta o que deve ser apresentado. Creio que este livro não funcione sozinho, já esteja pronto para buscar outros títulos para complementar o assunto, mas de forma alguma deixe de ler este.
Gostei bastante, além de mostrar o processo por trás da escrita de "O Capital" também destrinchou alguns pensamentos de Marx e fez a ponte com a sociedade contemporânea, gostei especialmente da parte que expõe o significado de teoria para Marx, tirei várias interpretações de como isso conversa inclusive com o fenômeno do negacionismo científico que vem nos assolando.
Uma base muito boa para estudos.

Japa 26/11/2022

Tem umas coisas no J.P. Netto que ainda não entendo, mas blz
Acho que é o segundo livro que leio dele. O primeiro li esse ano tbm, e curti mais ou menos, bem ensaístico e sem fontes como indicação.

Dessa vez gostei bem mais. Apesar de ser um livro teoricamente muito carregado, é mt interessante ver como em pouquíssimas páginas (metade do outro livro - Introdução ao Marxismo) ele consegue fazer uma síntese maravilhosa, mt bem escrita inclusive.

A análise marxista tem que se basear nos fundamentos marxianos, se não se perde fácil em meio à ideologia capitalista, cedendo à uma crítica liberal demais.

Por isso recomendo bastante a leitura desse livro - apesar de não ser especificamente do Marx, apresenta mt bem as bases e indica várias leituras no final pra que o leitor entenda e busque outras fontes próprias do Marx, do Engels, e de seus principais concorrentes, os estruturalistas. Até pq pra além de ler só o Marx, a gente tem que ler seus concorrentes liberais tbm pra poder saber como defender nossos ideais e rebater os liberais mesmo q de esquerda.

Pra quem quiser só entender mais do Marx ou do José Paulo Netto msm, esse livro tbm é bem bom.

nandinho da nike 14/11/2022

Todo começo é difícil em qualquer ciência.
A forma que o autor apresenta a metodologia de Marx e a economia política de maneira simples e com uma leitura fácil é admirável, uma ótima obra, como o título diz, introdutória, ao estudo do marxismo.

naju 14/11/2022

leitura fácil, simples de verdade mas muito bem explicada, uma fonte de pesquisa rápida mas muito eficaz e com uma explicação simples serve para todas as idades, realmente gostei muito

JAlia 02/10/2022

Uma leitura rápida e como o próprio nome já diz, introdutória. Recomendo muito, principalmente para quem tem interesse e ler economia política, onde somos apresentados a gêneses do capitalismo, a divisão de classes e a exploração do trabalhador.

Thales 25/09/2022

Sobe a Internacional
Esta deve ser, pelos meus cálculos, a décimo terceira leitura de alguma introdução aos escritos de Marx (e Engels).

A cada nova leitura, um pouco mais de compreensão e também revolta...

Vivi 19/09/2022

é um livro introdutório muito bom, gostei da escrita do autor. achei pequeno, gostaria que fosse um pouco maior. leitura para a faculdade mas que é bom pra todo mundo que tá querendo conhecer um pouco sobre o que é o método de Marx.

Gian.Lucca 20/08/2022

Terceira vez que leio este libreto novamente, a cada leitura eu sinto absorver um pouco mais da complexidade que tem a metodologia marxiana.
Zé Paulo é um teórico ímpar para compreender Marx, ansioso pra chegar no Lukács