A Casa da Floresta

A Casa da Floresta Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Casa da Floresta

Haddie 20/02/2024

Amei
Fazia tempo que não lia um livro tão bom da autora , contando a história antes de Avalon
?Para os que gostam , super recomendo

Jorge Luiz da Silva 02/11/2023

E que venha o terceiro volume.
Pena que acabou, mas felizmente ainda tem mais dois volumes. Vou ler o número três, o mais rápido possível...

Elise 22/10/2021

Nunca tinha lido nada dessa autora, nem "as brumas de Avalon". O universo do livro é bem diferente, se passando na época do Império Romano, sobretudo na Bretanha, e tem como trama central um romance proibido entre Eilan, uma sacerdotisa bretã, e Gaius, um soldado romano, e como se desenvolveu a vida de ambos diante desse contexto. Achei o livro muito grande, e não consegui me conectar com os personagens principais, mas é interessante ver as questões femininas abordadas, e como os costumes mudaram com o conservadorismo que veio com a dominação de Roma. Para as sacerdotisas, que antes tinham grande liberdade, houve uma tentativa de as transformar em virgens vestais - o que funcionou só na teoria, porque na prática a gente sabe que nunca é bem assim. Definitivamente não foi um livro pra mim, mas pra quem gosta desse tipo de história e desse momento histórico, é uma leitura que vale a pena.

Elaine Messias 07/09/2021

Antes de Avalon
A história regride até poucos anos depois do início do império romano na ?? Bretanha. Os intensos conflitos entre as culturas bretã e romana interfere na vida de personagens históricas e fictícias.

Eclipsenamadrugada 28/06/2021

É um bom livro, moroso mas não deixou de ser bom.

Milena.Nascimento 20/04/2021

"Somente os sábios são verdadeiramente livres"
Eu simplesmente amei. A Bradley tem uma escrita incrível e consegue desenvolver as tramas de uma forma muito emocionante, que nos deixa a mercê dos acontecimentos que são revelados. Não dá pra parar de ler!
O livro se passa em um momento de muita incerteza e tensão entre os nativos da Grã-Betanha (os bretões) e os romanos. O Massacre de Mona é um dos principais fatores para que os bretões tenham um ódio tremendo e justificado contra os romanos. E a revolta de Boudicca foi um importante demonstrador das forças bretãs para que os romanos os temessem. O enredo se passa nesta tensão, em que parte da população bretã busca a vingança e a outra a "pax romana", sendo esta parte aparentemente menos numerosa. A Casa da Floresta é um local extremamente importante e é simbolicamente um ponto da representatividade bretã, constituída pelas sacerdotisas e, claro, pela suma sacerdotisa. Ao passo que os Corvos representam a resistência contra a invasão romana. É muito interessante ver o papel social da mulher nesse contexto e como ele é deturpado pelos valores romanos.
As personagens do livro são repletas de defeitos e complexas. Não temos heróis e o romance que está porvir é tão cheio erros e impulsividades que está longe de ser glorioso. O impetuoso destino que a Deusa forneceu às suas vidas é tão amargo que apenas os sábios conseguiram realmente se libertar e compreender a verdade. E, assim como Caillean, aguardo o desenrolar da história.

Lua 12/04/2021

E a Deusa fala....
Em uma trama cheia de pequenas engrenagens se movendo em conjunto, temos um relato épico do surgimento de Avalon...

Fran 21/07/2020

O nascimento de Avalon
A Casa da Floresta foi meu segundo passeio pelo Ciclo de Avalon e, mais uma vez, me vi envolvida pela escrita da autora, mergulhando em um romance simultaneamente mítico e histórico.

Neste livro, através do relacionamento proibido entre a sacerdotisa Eilan e o soldado romano Gaius, conhecemos um pouco dos acontecimentos que levaram ao surgimento de Avalon e vislumbramos um esboço do que mais tarde seria a Bretanha de Artur: ainda com cicatrizes do domínio de Roma e dividida entre as religiões druida e cristã.

Uma das coisas que mais gostei durante a leitura foi perceber que, embora a história se passe em uma época tão distante da nossa, os dilemas enfrentados pelos personagens são bem atuais. Quantos de nós já não tivemos que escolher entre realizações pessoais e profissionais? Quantas mulheres precisam, diariamente, se dividir entre a carreira e a maternidade, sendo constantemente julgadas e condenadas, quaisquer que sejam suas escolhas? E quantas vezes presenciamos conflitos gerados por intolerância religiosa, desrespeito ao diferente e preconceitos raciais e culturais?

Em minha opinião, assim como fez em As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley construiu muito bem os personagens deste livro, dando a seus pensamentos e atitudes facetas muito reais, desprovidas de idealizações românticas e totalmente coerentes com suas trajetórias na história. São personagens cheios de humanidade, com todas as qualidades e defeitos que isso implica.

Confesso que A Casa da Floresta não me prendeu tanto quanto As Brumas de Avalon, mas mesmo assim gostei bastante e fiquei bem animada para ler outras obras da autora, especialmente A Senhora de Avalon.

Maísa 13/04/2020

incrível a sensação de voltar ao ciclo avalônico depois de tanto tempo. incrível entender, através de outras encarnações, as conexões que se repetem e a função de cada um na construção dessa história que tanto me toca. emocionante do começo ao fim (e o fim é um começo).

@ale_raposo 30/12/2017minha estante
Que maravilha!Vou ler!

Cris Paiva 15/02/2017

Esse livro estava encalhado na minha estante desde 1999!!! É tempo demais para guardar um livro sem ler. E como eu elegi 2017 para ser o ano dos desencalhes, decidi começar já em janeiro pelo livro mais antigo.
Eu comprei o livro meio sem saber do que se tratava a história, foi mais uma compra por impulso, por conta do nome da autora, que é a minha favorita, e, depois que comprei desanimei de ler.
A historia vai se passar antes da fundação de Avalon, e tem inicio na época da invasão da Bretanha pelos romanos, e conta sobre o fim da antiga religião e foca um pouquinho na ascenção do cristianismo na ilha.
Gawen, ou Gaius, é o filho de duas culturas, a bretã e a romana, e um dia, ao voltar de uma missão, acaba caindo num poço que serve de armadilha de animais e acaba sendo resgatado por uma mocinha bretã, a Ellan, ele esconde sua identidade romana e fornece a ela o seu nome bretão, por parte de mãe, Gawen. Os dois se apaixonam, Gawen deseja se casar com Eilan, mas são impedidos pelos pais, pois esse casamento não traria futuro para nenhum dos dois. Caillean acaba se tornando uma sacerdotisa da Casa da Floresta e Gawen é levado pelo pai a seguir a vida como oficial romano.

Bom, essa não é necessariamente uma história fofa de amor. O casal vai se encontrando e desencontrando durante um longo periodo, mas o romance dos dois não é o foco principal da história. A autora vai contruindo a mitologia de Avalon através de Eilan, a sacerdotisa e começando a preparar a chegada de Merlin e do Rei Arthur através dos personagens da história atual.
Esse é comecinho da saga das Brumas de Avalon, e para mim, que sou apaixonada nesses livros desde os 13 anos, foi maravilhoso me reencontrar com a série. Não sei porque demorei tanto tempo para ler...
Isabel.Santos 22/04/2020minha estante
"Não sei porque demorei tanto tempo para ler..."
Talvez porque chegou a hora de enteder a mensagem.

mumu 24/11/2016

Caillean e Gawen
A casa da floresta conta a história de Caillean, Eilan e Gaius Macellius Severus Siluricus. Lhiannon, a suma sacerdotisa de Vernemeton era amiga de Boudica na juventude. Os romanos dominaram a Britânia, Gaius era filho de mãe das tribos e de pai romano, acabou caindo num foço e como estava com roupas típicas das tribos foi resgatado pela família de Eilan, se apaixonaram alí. Ela e a prima Dierna forma para a casa da floresta, acabaram fazendo o voto que as tornariam sacerdotisas e castas eternamente. Porém, Eilan acaba "dormindo" com Gaius e engravida. Só que ela é escolhida para ser a suma sacerdotisa após a morte de Lhiannon, mas troca de lugar com a prima, Dierna, que era muito parecida com ela durante o período crítico da gravidez, em que a barriga está grande demais para disfarçar. Caillean faz o parto, o pai e o avô de Eilan, surtam quando descobrem. Ela da a luz a um menino, Gawen (mesmo nome bretão do pai, Gaius). Eilan assume o lugar de Dierna, e ela com raiva da prima some para aprender a tocar sei lá o que e ser uma trovadora. Passam-se anos, Gawen já é crescido, mas não sabe da mãe, é tido como uma criança adotada pela casa da floresta, um órfão. Quando todos descobrem as tretas, matam Gaius e Eilan na fogueira como Rei Sagrado e Deusa. Caillean que estava em Avalon não volta a tempo de impedir, encontra-os mortos, Gawen estava escondido e sobrevive, e eles vão com os que restaram para Avalon.

site: http://murysdiary.blogspot.com.br/