O Retorno do Jovem Príncipe

O Retorno do Jovem Príncipe A. G. Roemmers

Resenhas - O Retorno do Jovem Príncipe

Danielle 07/12/2011minha estante
Ótima resenha. Já esperando a próxima.

:]

Fernando 13/12/2011minha estante
vc é demais e sabe disso continue resenhando.
ok??
bjoao do fefe

Ian 09/01/2012minha estante
Esqueceu de dizer que na verdade o Príncipe sabia as respostas, e guiou o narrador com as perguntas. O jovem foi um bom ator, com um propósito. Ambos se beneficiaram. Queria dizer também que não pude conter as lágrimas e os sorrisos em algumas partes do livro.

Lidia 09/01/2012minha estante
Ian, gostei da sua perspectiva do livro, mas não é a minha :)

Amandita 14/04/2012minha estante
Lídia, foi exatamente o que senti ao começar a ler. E a dor foi tanta e tamanhas foram as críticas que tive de abandonar o livro. - Achei de uma crueldade sem fim que uma editora se prestasse a este papel. O Pequeno Príncipe, ao contrário do que possam pensar, AINDA É um dos livros mais vendidos e quase sempre está na lista dos dez mais vendidos da semana. Foi muito oportunismo. Sinceramente, quer ser tocado? Ler a obra de Exúpery ainda é a melhor opção. - Fui seduzida pela saudade, pela vontade que tenho de esperar o Príncipezinho voltar ao deserto... E que tolice esperar dessa obra um encontro.

Debora 29/04/2012minha estante
Também achei que parecia um livro de autoajuda.

Sem contar que o príncipe pergunta "O que é trem?" por exemplo, mas sabe o que é um "diagnóstico médico" (no finalzinho do livro, na parte em que ele diz que o mendigo poderia achar cura para sua doença)?

Não faz sentido. Ele parece saber de algumas coisas, e outras óbvias, ele não sabe.

Marina 27/11/2012minha estante
otima resenha...
é exatamente o que achei lendo o livro
eu poderia ter feito uma resenha com as mesmissimas palavras suas..
detestei o livro, esperava bem mais.

OBS: abandonei o livro na metade. Não deu...

Marina 08/02/2013minha estante
já bani esse livro da minha mente. nem pensar que minhas estrelas vão parar de rir por causa de um livro desses.

Will 05/10/2011

Julgando um livro pela capa
Li-o numa tragada: comprei-o numa manhã, na surpresa de ter encontrado na estante um livro pelo qual me interessara por sua divulgação na internet, e no mesmo dia à noite já tinha terminado a leitura.

A capa foi uma maravilha à parte: poucas vezes, senão nenhuma, vi uma ilustração que me levasse realmente tão profundamente a algo, ao "algo inefável" presente na própria obra de Antonie de Saint-Exupéry, "O Pequeno Príncipe". Devo confessar, no entanto, que o livro não alcançou e nem superou o que me foi apresentado na capa.

Por mais que as narrativas propriamente ditas fortaleçam a ligação entre o Príncipe exuperyano e o Príncipe de Roemmers, por suas atitudes surpreendentes e quase incompreensíveis. Em certa medida, ele consegue até abranger o sentimento da adolescência e da transformação: a perda do nosso tão caro asteroide, nossa flor que murchou, nosso amigo que não é bem aquilo que me parecia... O problema, ao meu ver, é pontual e o ponto básico estruturante da narrativa: o diálogo do narrador num tom doutoral típico de livros de "auto-ajuda". Não que eu despreze a "auto-ajuda", porém não caberia a um livro que busca ser como uma continuação da obra de Exupery ou ainda uma obra artística de ficção, uma vez que isto tudo foi prejudicado.

Precisa-se ver por trás desse tom doutoral que toma quase todo o espaço da narrativa para se chegar ao nosso querido Pequeno Príncipe, que não nego se manter ali, de alguma forma, numa mesma essência.

Nem por isso, porém, desejo que a leitura não seja feita: pelo contrário! É interessante que se leia, nem que para discordar do autor. Mesmo a "auto-ajuda" me serviu de reflexão por vezes, relembrando-me de velhos aprendizados que às vezes esquecemos. E neste "relembrar e reviver" temos novamente o nosso querido Petit Prince.
Ryan.Augusto 20/05/2020minha estante
No mesmo dia terminou? queria ler assim ksksk

Joy Barreto 17/06/2021

Reflexões
É um livro de leitura leve e rápida. Traz de volta a emblemática imagem do pequeno príncipe, mas agora, mais crescido. Muitos diálogos de efeito. Que torna o livro um pouco maçante, mas o final é bastante prazeroso e faz com que o leitor consiga exercitar boas reflexões.

Manu.Tesser 06/05/2022

Não tenho palavras
Esse é simplesmente o livro que abriu minha cabeça pra vida quando eu mais precisei, o tanto que ele é intenso e reflexivo não tem explicação

Helena.Faustino 19/07/2021

Um livro pra se pensar
É um livro assim como o pequeno principe que faz você pensar nas coisas realmente importantes na vida

Ale245 03/08/2012

Horrível
Para ser sincera foi um dos piores livros que já li, e precisei de muita paciência para continuar com aquilo que mais parecia um livro de auto ajuda escrito por um crente do que uma continuação para o pequeno príncipe. Para começo de conversa o pequeno príncipe não era mais pequeno, era um jovem meio bobão que levava a sério tudo o que um adulto imbecil dizia. A história praticamente toda se passa dentro de um carro, e dá pra perceber que o autor escreveu sobre o pequeno príncipe somente por causa da facilidade de divulgação, o que, para mim, é o fim da picada kk. Quando vi na internet esse livro quase morri de felicidade e comprei imediatamente, como muitos fãs do pequeno príncipe. Me lembro de que quando cheguei na página 24 não aguentava mais e fui contar pro meu pai minha decepção. Ele deu uma olhada nos parágrafos que mostrei e concordou na hora, mas disse para tentar terminar. Terminei mais triste ainda. No meio da história o autor resolve simplesmente que a rosa morreu para ter um motivo do pequeno príncipe não voltar para seu asteroide e acabar indo embora com um jovem que virou mendigo, ou alguma coisa do tipo. Além de tudo isso ele ainda fala toda hora de Deus para o "jovem príncipe" que aceita toda aquela conversa sem contestar nada. Bom, eu só escrevi isso para mostrar o quanto fiquei indignada com esse livro e nunca o recomendaria.
Suellen-san 17/08/2012minha estante
Entendo que você não tenha gostado, eu não li o livro e pelo que percebe não é tipo uma continuação, mas uma reflexão de outra pessoa que assim como você leu o livro. Eu não estou defendendo o autor, mas creio que ele não tenha conseguindo lhe tocar quando o autor do pequeno príncipe. Gostei da sua sinceridade a respeito do livro. Sorte!

Josy 31/08/2012minha estante
concordo, tive a mesma impressão, e quase desisti de ler... tive a mesma visão de um livro de auto ajuda, e tmb a de que ele usou o titulo e incluiu o principe por causa da divulgação que teria, me decepcionei tmb =x

DAN LIMA 29/07/2018

O que vou dizer agora, parece ser suspeito, sou um fã do livro: O Pequeno Príncipe...e quando tomei conhecimento dessa segunda obra, lógico, guardada
as devidas proporções, já que o autor não é o mesmo, mas a temática é grandiosa
também.
É como se fosse a parte 2 do Pequeno Príncipe, agora, JOVEM. Detalhe: com a mesma linha de pensamento só que, adaptado para os dias atuais, sem comprometer a obra original. E sim, enriquece mais ainda. Abordando vários assuntos; outros, novos: espiritualidade, religião, amor, humildade, essência humana, amor aos animais, significado da vida, família, natureza, Filosofia, Relações Humanas...
Uma obra que, a meu ver, conseguiu manter o patamar do que o Pequeno Príncipe representa para o mundo e, principalmente, para os seus fãs.
Transmite muitas reflexões, nos emociona independente da idade. E nos revela que o Ser é muito mais importante do que o Ter, na sua essência.
Viajamos, mentalmente,para mundos paralelos na busca de entender o passado, o presente e o futuro, e ter a consciência de que a vida que importa é: aqui agora.
Um livro absurdamente encantador, impactante e obrigatório para os fãs do Pequeno Príncipe. ;-)
Ziza 29/07/2018minha estante
Eu já tinha visto esse livro, mas fiquei desconfiada de não gostar por não ser o autor original, porém com sua resenha, acho que vou dar uma chance. Também sou muito fã do Pequeno.

DAN LIMA 29/07/2018minha estante
Compre sem medo, Ziza. Não irá se arrepender. É mais um TESOURO da Literatura que se deve obter e divulgar. ;-)

Dany 10/08/2018minha estante
Tenho essa edição há séculos e nunca li. Também ficava meio receosa. Lerei ainda esse ano. Sua resenha é ótima!

Dany 28/08/2018minha estante
Esse livro ta estacionado na minha estante há tempos. Por causa da tua resenha fui ler e adorei.

Aurélio prof Literatura 26/09/2020minha estante
Excelente comentário. Parabéns!!

Yumi 29/09/2020minha estante
UAU! nem sabia que esse livro existia!

Caio 04/09/2015

Uma pitada de soberba e meia xícara de propaganda enganosa.
Eu realmente achei que estava sendo crítico demais, mas ao ler as resenhas mais curtidas aqui do Skoob, vi que tinha uma opinião parecida. Comprei o livro com expectativas de que fosse algo similar ao Pequeno Príncipe, que transmitisse a sua essência em questão de simplicidade, inocência, amor e reflexão. Mas a única coisa que eu vi foi o autor se gabando por meio de respostas clichés, algumas até interessantes mas carregadas de soberba e muito tendenciosas no quesito religião(cristianismo), e eu como Cristão achei que estava lendo um livro do mesmo segmento ... mas essa não deveria ser a proposta do livro, está mais para propaganda enganosa ao se aproveitar do sucesso do Pequeno Príncipe para escrever um livro de Auto Ajuda ou mesmo descer cristianismo goela a baixo aos leitores desavisados.

Victor Tosi 27/03/2021

Queria ter amado, mas não rolou...
Uma grande decepção, na minha opinião... Sou apaixonado pelo livro do "Pequeno Príncipe" e fui ler este com tanta expectativa, visto que tinha visto ótimos comentários a respeito.
Me deparei com uma história FRACA, sem acontecimentos relevantes e que em nada representam o primeiro livro... O Principezinho é um personagem extremamente coadjuvante dentro da própria história.
O livro original traz uma história que mistura fantasia com abordagens filosóficas graciosas e simples, mas que tocam a gente de diversas formas, enquanto que esse é livro com um discurso absolutamente chato, puxado mais pra auto-ajuda do que qualquer outro gênero literário, sem falar em incansáveis discursos do protagonista narrador que é um ser anônimo e sem uma história desenvolvida.

Red Werneck 03/01/2012

Óbvio demais.
Foi em meio a uma brincadeira que "O Retorno do Jovem Príncipe" me veio parar às mãos. Já tinha lido alguma coisa sobre ele e não contive a alegria em tê-lo. Com dedicatória, até, o recebi de mãos abençoadas.

Nunca tinha ouvido falar de Alejandro Guillermo Roemmers. Parece-me uma falha, porém há tempo de repará-la, ainda.

O livro narra o retorno do Pequeno Príncipe (sim, aquele) à Terra. Mais velho, ele vem em busca do seu primeiro amigo a fim de esclarecer, digamos, algumas coisas. Resgatado à margem de uma estrada na Patagônia, o Principezinho traz outras questões em seu coração. Em uma longa viagem de carro, relembra sua passagem pelos planetas que vira ainda criança, quando de sua primeira visita à Terra, e conta o que mudou no seu coração nesse intervalo de tempo entre uma vinda e outra.

Muito menos doce e poético que o Principezinho de Saint-Exupéry, o Jovem de Roemmers faz poucas reflexões e algumas perguntas curtas, respondidas longamente pelo seu "novo amigo".

Com uma linguagem super simples - eu diria até cotidiana ao extremo - a trama surpreende exatamente pela pouca surpresa. A minha paixão pelo Petit Prince de Saint-Ex é tamanha que eu esperava, no mínimo, muito mais.

É um livro que entretém e traz meia dúzia de frases destacáveis, porém parece vazio da sutileza daquele no qual fora inspirado.

"O Retorno do Jovem Príncipe" mostra a face suja do homem refletida em gestos de descrença que atingem até o menino de cabelos dourados. Ainda que, bastando alguns momentos de silêncio, ele saiba se livrar disso.

Fica, também, bastante marcada a visão cristã do autor. Diretamente.

A verdade é que eu não me apaixonei, também, pela "maturidade" daquela criança. Vi o livro mais como uma narrativa de auto-ajuda para corações amargurados e desesperançosos. Bem no estilo que eu não gosto. Mas - obviamente - vale pra passar o tempo.

Mare 05/07/2012

"O Retorno do Jovem Príncipe" é basicamente o mesmo conceito do "Pequeno Príncipe" Ah, novidade, todo mundo já sabia. Mas, ele continua fofo e super gostoso de ler (não só porque tem poucas páginas). Então, O autor Tenta passar os valores da vida, são aqueles pequenos momentos, pequenas perguntas que não fazemos mais, por acreditar que: sabemos tudo. Hoje estamos muitos "desligados" de nós mesmos, vivemos do que dá para viver e achamos que estamos fazendo o bem ao próximo por uma "esmolinha" aqui ou ali. Aprendi com o livro que a gente pode fazer muito mais do que imaginamos, pequenos gestos de amizade, amor não só com desconhecidos mas com você mesmo, porque vem só de você o sentimento de felicidade, amor, alegria, solidariedade. Se você vive culpando os outros por ter dado errado algo isso é apenas uma desculpa para não dizer que você mesmo fracassou. Confie em você que tudo ao seu redor dará certo.

"... Desconfie daqueles que destroem seus sonhos com a desculpa de que estão lhe fazendo um favor, porque geralmente eles não têm nada para oferecer em troca!..."
Day! 05/07/2012minha estante
parece um livro de auto ajuda uqwoieuoqwiueoiqweq

Mare 05/07/2012minha estante
exatamente. uashduhasdd.. coisas que ja ouvimos antes tbm, e eu imaginava outro final '-'. confesso que me decepcionou o final...

Cláudia - @diariodeduasleitoras 28/06/2017

Livro: O retorno do jovem príncipe
Saint-Exupéry no final da sua obra prima faz um apelo: "Façam-me um favor! Não me deixem tão triste: escrevam-me depressa dizendo que ele voltou...

60 anos depois, nasce "O retorno do jovem príncipe", como se fosse uma "continuação". A família do Saint-Exupèry deu o aval ao autor A.G. Roemmers, garantindo a volta do nosso pequenino.

É uma fábula que aborta questionamentos sociais, tem ares de clássico. Um livro que crianças, jovens, adultos e idosos devem ler, refletir, repensar, avaliar cada palavra ali escrita.

Quero sempre poder encontrar o jovem príncipe: Hoje, amanhã, eternamente.

Trechos favoritos: ?Só existe uma maneira de mudar o mundo: mudar a si mesmo.?

"O Jovem príncipe me permitiria descobrir o melhor que havia nele apenas para que eu pudesse descobrir o melhor que havia em mim?.

"Quem era aquele jovem que irradiava inocência e sacudia as bases do sistema de crenças que eu herdara??

Daniel.Malaquias 10/06/2020

Uma espécie de continuação
O Retorno do Jovem Principe, livro que li duas vezes, me parece uma espécie de continuação de O Pequeno Príncipe. O autor retoma pontos e temas importantes à humanidade, como: perdão, felicidade, amor, Deus e tenta transmitir uma lição aos leitores, em uma aventura ao lado de um Jovem Principe, que outrora fora pequeno e que reside em um planeta minúsculo, porém único, pois nele vive uma flor especial, a dele.

Peres.Wesley 25/10/2020minha estante
Penso exatamente como você. Não sei como fãs do Lê Petit, conseguem gostar desse livro. Bem decepcionante. Você disse tudo que penso a respeito do livro. Em hipótese alguma é um livro ruim, mas como usou o Pequeno príncipe como uma possível base de continuidade, é bem frustrante. Um livro de autoajuda com frases bem clichês só que modificadas pela palavras cultas impostas a ela. O autor de fato forçou a barra e deixou o "jovem Príncipe" - que não é e nunca será nosso Pequeno Príncipe - como um coadjuvante das ideias morais sonolentas e cansativos do autor. Também não recomendo.