O Mistério de Marie Rogêt

Resenhas - O Mistério de Marie Rogêt

1 | 2 | 3 | 4

LP_Chaun 27/08/2021

Chama o Percival...
Esse panfleto é muito interessante parece um programa policial de qualidade com um detetive perspicaz. Nada mais tenho a dizer, é um conto.

Ana Elisa 01/07/2021

O primeiro contato...
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Edgar Allan Poe e estava empolgada para ler, ainda mais quando vi que meu queridinho Sherlock Holmes foi inspirado nessa história.

Achei várias semelhanças com a história do Sherlock, mas não sei se gostei. Não sei se fui muito animada ao pote, não sei se foi expectativa demais, não sei mesmo o que aconteceu, mas não gostei, não me prendeu tanto quanto eu achava, não me agradou muito.

Futuramente prometo dar uma nova chance aos texto do autor, mas dessa vez não rolou mesmo.
Pedro 23/07/2022minha estante
Olá Ana, tudo bem? Posso te sugerir duas coisas? A primeira é que vc leia o Assassinato da Rua Morgue ele é mais envolvente e mais curtinho, isso porque o livro que vc leu é uma continuação então faz mais sentido conhecer o Dupin primeiro. A segunda coisa é se você puder da uma lida na resenha que eu fiz sobre esse livro? te garanto que vc vai entender melhor a proposta do Autor, com esse final

Pedro 23/07/2022minha estante
A primeira é que vc leia o Assassinato da Rua Morgue ele é mais envolvente e mais curtinho, isso porque o livro que vc leu é uma continuação então faz mais sentido conhecer o Dupin primeiro. A segunda coisa é se você puder da uma lida na resenha que eu fiz sobre esse livro? te garanto que vc vai entender melhor a proposta do Autor, com esse final, é baseado em um caso real sem solução.

Dherfferson 24/09/2020

Um livro muito descritivo. Tanto que chega a ser cansativo. Apesar disso, Poe critica de maneira muito interessante os jornais da época. Pode até não ser um livro gostoso de se ler, mas a sequência lógica que ele usa pra traçar informações sobre o crime é incrível.
Pedro 23/07/2022minha estante
Se você puder da uma lida na resenha que eu fiz sobre esse livro? te garanto que vc vai entender melhor a proposta do Autor, com esse final, é baseado em um caso real sem solução.

Everton 19/07/2020

Achei muito chato...
Uma transcrição de um assassinato, sem capítulos, apenas um texto corrido misturando narrativa e citações de um jornal, não chega a conclusão nenhuma, não tem resolução.

Achei muito chato.

vitoriamariast 17/06/2020

Um clássico romance policial (baseado em um crime real), é uma leitura rápida, boa escolha para quem está entrando nesse universo de livros.

Regiane 13/04/2020

Conto interessante

Rariel 13/02/2020

Genial
A escrita do livro é leve e fácil, sendo possível terminá-lo em poucas horas. A esperteza de Dupin se mostrou muito interessante em relação a como ele investigava, por base na observação de premissas. Pelo fato de ser um livro curto, já esperava uma pequena abrangência de descrições das personagens e do lugar, mas mesmo assim foi possível ser percebido as intenções de cada pessoa e suas personalidades. De qualquer forma, adoro livros com partes ambíguas, pois pode ser feito várias reflexões de como compreendê-las. Este livro foi o meu primeiro livro lido do Autor Edgar Allan Poe e tive um recepcional começo.

Gabi 07/08/2019

Maçante
Baseado em uma história real, o livro dá voltas e voltas em um monólogo exaustivo e que ao invés de criar uma história em cima da realidade, só traz um debate longo sobre o que saiu nos jornais da época e pondo abaixo as suposições de que uma gangue de bandidos tenha dado cabo de Mary Cecilia Rogers, no livro é chamada de Marie Rogêt e a história se passa em Paris ao invés de Nova York.
O caso teve uma repercussão muito grande na época, Mary Cecilia Rogers era uma moça querida por todos os que a conheciam e muito bonita, saiu de sua casa e não volta, alguns dias depois, seu corpo é encontrado boiando no rio Hudson com sinais de brutal violência, mas o curioso é que além dela não ter sequer chegado perto de onde disse que iria é que ninguém a viu sair pelas ruas. Ela já tinha sumido anteriormente, mas voltou uma semana depois como se nada tivesse acontecido, e seus familiares acreditavam que era o mesmo caso, no entanto, a moça nunca mais é vista com vida.
Edgar Allan Poe desfia as suposições e teorias da época, pois o caso não foi solucionado, pelo menos até a época da finalização do conto.
O livro é pequeno, mas é um grande desafio, posto que é só monólogo, sem diálogos, o que torna a leitura um tanto pesada e monótona.

Daniel.Oliveira 09/07/2019

Curti o mistério e o detetive Dugin,mas boiei no final do livro,o excesso de trechos de jornais dificultou entender algumas coisas
Esse é mais um romance de Detetive,Poe nos mostra o caso de Marie Roget,moça que foj morta em Paris,encontrada boiando no rio Sena,o detetive Auguste Dubin,vai tentar resolver esse caso e encontrar o assassino e as causas da morte de Roget.Livro curto mais super detalhista,cheio de trechos de jornais,e linguagem alternada (ora fácil ora difícil).Não entendi direito o que aconteceu bem no final (só quando reli 4 vezez),Não é o melhor livro de poe.

site: http://Mandaaresenha.blogspot.com

Leofininho 09/06/2019

Tradução difícil
O livro tem um texto bem difícil e repete muito mesmas informações, um suspeito que surge do nada no meio do livro um suicídio mal descrito e uma confusão de suspeitos e depoimentos.
Livro difícil mas acho que a tradução foi a responsável por isso.
Vou procurar outras traduções.
Descobri algumas coisas sobre esse conto.
A resolução do crime foi retirada e o Poe havia escrito.
É inspirado em um crime real nunca solucionado.

Leila de Carvalho e Gonçalves 16/07/2018

Ficção Versus Realidade
Edgar Allan Poe é considerado o pai da literatura policial graças a três contos protagonizados por Auguste Dupin, um ex-milionário frequentemente requisitado pela polícia francesa para resolver crimes considerados insolúveis.

Publicado em 1842, "O Mistério de Marie Rogêt" é o segundo volume da série e foi inspirado numa fato real que, um ano antes, havia causado grande comoção em Nova York. Trata-se do assassinato de uma bela jovem, seguido do suicídio do principal suspeito: seu noivo. Essa tragédia jamais foi explicada e comenta-se que a vítima também poderia ter falecido por causa de um aborto mal feito ou da violência de uma gangue de adolescentes que aterrorizava o bairro onde vivia.

Ambientado em Paris, o conto de Poe, após uma criteriosa análise, refuta essas suspeitas, demostrando a inviabilidade dos fatos. Finalmente, o autor revela sua hipótese que, sem dúvida, aparenta ser a mais plausível, contudo, deixa bem claro que jamais pretendeu interferir no trabalho da polícia ou apontar o verdadeiro assassino. Sua narrativa é unicamente ficcional.

Para encerrar, não se iluda com as poucas páginas que terá pela frente. A leitura, fiel a metodologia científica da época, é cansativa e requer muita atenção.

João Victor - @sigamoslivros 09/11/2017

Encontre também no instagram @livro.is.life
#RESENHALiL | 3/5 ? | Edgar Allan Poe | 87 páginas | Suspense Policial | FTD

#PorAmorAosClassicos

Dupin, o detetive que inspirou Sir Arthur a criar o mais famoso investigador da história: Sherlock Holmes. É o protagonista dessa história, é o quem ele vai investigar, é a jovem que está no título - Marie Rogêt.

Linda e misteriosa, Marie é encontrada morta boiando no rio Sena em Paris. O que lhe aconteceu? Ninguém sabe ao certo, mas Dupin, por meio das notas de jornais vai tentar chegar ao mais próximo de quem foi o assassino ou como ela foi morta.

Será que ela se afogou, ou foi morta e depois de muitos dias foi despejada no rio, ou então foi assassinada e no mesmo instante foi jogada ao Sena e tempos depois seu corpo veio a ser encontrado, ou... ? São muitas as hipóteses

Mas se chega a uma conclusão? NÃO, até porque não teria como, pois é uma história verídica, que Poe expressa sua opinião sobre a morte de Mary Cecília Rogers por meio do seu personagem ficcional.

E novamente lá vou eu me tornar o meme do John Travolta confuso, hahaha, socorro que não tive muita sorte nessa primeira experiência com o autor. Mas nem por isso eu vou deixar de ler mais obras dele. É óbvio que eu já quero é conhecer mais e mais histórias

Mas não é porque a história neo é agradável que eu vá deixar de elogia-la. As descrições feitas pelo autor são precisas e bem descritivas, ponto esse que nos insere na história de forma clara e precisa.

E sim, vejo muita semelhança entre a escrita de Poe (nesse conto) com a escrita de Arthur Conan Doyle, pois a essência de uma investigação policial é a mesma. Mas confesso que Sherlock Holmes é muito melhor.

Espero que tenham gostado, se já leu comenta aqui o que achou, se não, me diz se quer ler!!!

Ana Mc Bairros 02/10/2017

Eu li - O Mistério de Marie Rogêt
Após vários meses desaparecimento, o corpo da jovem Marie Rogêt foi encontrado sem vida boiando no rio Sena, na Paris do século XIX. Os jornais locais publicaram sobre as investigações da polícia local, havia várias hipóteses sobre a morte, portanto havia várias possibilidades.

Assim, acabou se tornando um crime complicado de ser solucionado. Eu diria complicado até mesmo para o brilhante investigador Dupin solucionar, que juntamente ao seu amigo, o narrador de suas histórias, passam a fazer análises mais complexas, dando voltas e mais voltas no caso, e chegando a nenhuma conclusão concreta.

O conto é baseado na história verídica de Mary Cecilia Rogers, que havia morrido um ano antes em Nova York, e os escritos narrados nada mais são do que as ideias e o ponto de vista de Poe, encarnados nas palavras de Auguste C. Dupin.

Comecei a leitura muito empolgada, pois de antemão estava ciente de que se tratava de um suspense envolvendo o detetive Dupin e sua brilhante investigação. Mas me enganei.

O detetive vai narrando sobre as investigações, os testemunhos, as principais pistas, e intercalando com sua opinião. É um longo relato, que vai despertando no leitor uma curiosidade enorme em descobrir a revelação do assassino, mas essa revelação não chega.

Para quem gosta de uma grande narração, assim como eu, cheia de detalhes, acredito que não irá se incomodar tanto com o conto (apesar de eu ter me sentido bem aborrecida com o final rsrs). Mas para quem não está acostumado com longos detalhes, não é uma boa ideia.

Enfim, para quem ainda não tem nenhum contato com as obras de Edgar Allan Poe, não recomendo não começar por essa obra. Por ser arrastada, pode acabar desanimando futuros amantes do autor gótico mais querido da literatura.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/10/eu-li-o-misterio-de-marie-roget-conto.html

1 | 2 | 3 | 4