O ano da leitura mágica

Resenhas - O Ano da Leitura Mágica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marta Skoober 17/05/2013minha estante
Olá, Dri
Estou no terceiro ou quarto capítulo e na verdade a estória não me convence e como você penso que: "o livro tem ótimas passagens".

Daniela 29/11/2014minha estante
Concordo que esperava mais também. Ela precisava ter falado mais do desafio em si, de como foi superando as dificuldades para a leitura, como escolhia os livros, quantos livros comprou, emprestou, etc. Ela fala bem superficialmente disso e foca demais na Anne-Marie, sua irmã falecida. Mesmo assim, achei inspirador e desafiador. Li alguns trechos para meus alunos e os desafiei a criarem suas próprias metas de leitura.

Manu 07/09/2015

Mágia dos livros
Comprei esse livro pelo título e não me arrependo.

Esse livro relata a vida de uma mulher que ao passar por dificuldades em sua vida decide ler um livro por dia, sem pausas e sem pulos de dias.
Com esse livro percebemos que ler não gasta nosso tempo, mas nos torna melhores e mais sábios, que com livros podemos ir a todos os lugares, sermos quem quisermos e vivermos como quisermos e que quando cansarmos daquela aventura, existe uma nova nos esperando na próxima página, no próximo livro...
Marcelo 26/12/2017minha estante
Resenha incrível..

Marcelo 26/12/2017minha estante
Estou ansiosamente esperando as suas próximas resenhas Emmanuelle.. sou seu fã..

Claire Scorzi 23/07/2013

A vida comum imersa nos livros
Uma das mais fortes impressões enquanto lia este livro é de como gostaria de encontrar mais leituras assim - até melhor escritas em algumas partes (que soam um tanto utilitárias, como se todos os livros devessem nos ensinar algo; aí, como disse uma amiga, aproxima-se perigosamente da autoajuda) - mas debruçadas sobre o dia a dia de uma pessoa apaixonada pelo ato de ler. Seguir registrando as novidades dos dias comuns de uma vida enquanto, ao mesmo tempo, registra o que está lendo. Maravilhoso. A vida cotidiana inserida nos livros, no prazer de ler. A vida que temos todos os dias e o que estamos lendo, o que sentimos lendo, o que entristece, o que nos agrada, e o mundo ao redor de nós... Maravilhoso.
Por causa desse livro resolvi fazer minha própria versão de "leitura mágica". Mas de um mês apenas. O mês da leitura mágica.
Raffa 07/03/2014minha estante
Instigante a sua resenha.

Cláudia Viana 13/09/2015minha estante
Conseguiu Claire? Como foi a experiência ? Você fez vídeo? Fiquei curiosa, bjs.

Paula 03/11/2011

Sempre que encontro um livro que fale sobre o amor aos livros e sobre o poder transformador da literatura e sua capacidade de nos amparar nas situações mais difíceis, é quase certo que vou me apaixonar pela história. Mas nem sempre o livro alcança todas as nossas expectativas, principalmente porque com o tempo elas passam a ser cada dia maiores.

Com uma edição linda da editora Leya, "O Ano da Leitura Mágica" desperta imediatamente o desejo de ler no leitor: a promessa de um ano repleto de leituras; citações dos livros lidos pelo caminho; a superação de uma dor da alma; e de brinde uma lista de livros imensa, um para cada dia do ano. Impossível resistir.

Mas, apesar de ser um livro de fácil leitura e gostosinho de ler (principalmente se você for um leitor apaixonado), eu senti falta de algo a mais na história. Achei que faltou paixão nos comentários que a autora tece sobre os livros lidos (alguns deles, na verdade, porque foram 365 livros e é difícil comentar tanta coisa em um livro só).

O fato de o livro trazer citações no início de cada capítulo encheu meus olhos, mas acabou não sendo o que eu imaginei, já que esperava que as citações todas tivessem como tema o amor aos livros, mas nem sempre elas estão relacionadas ao assunto. O que me fez pensar que os trechos que a gente sublinha ou anota em nossas leituras são completamente pessoais e nem sempre farão sentido para outra pessoa.

Não posso negar, contudo, que o livro seja uma boa companhia se o que você procura é uma leitura leve. Mas, em se tratando de amor aos livros há outros títulos mais arrebatadores, que trazem reflexões mais significativas e citações mais apaixonadas como "A arte de ler", de Michele Petit (Editora 34, 2009), um grande favorito da minha estante.

Confesso, porém, que sublinhei alguns trechos do livro que me fizeram sorrir enquanto lia, seja por identificação com os hábitos de leitura da personagem, seja por compaixão e solidariedade por sua dor. Afinal, todos que já se reergueram após um ano de leituras mágicas sabem que a leitura pode ser sim uma forma de (sobre)viver.

"As pessoas compartilham os livros que amam. Elas querem espalhar para os amigos e familiares a sensação boa que sentiram ao ler o livro ou as ideias que encontraram nas páginas deles. Ao compartilhar um livro amado, um leitor está tentando compartilhar o mesmo entusiasmo, prazer, medo e ansiedade que experimentou ao ler. E por que mais o fariam? Compartilhar o amor pelos livros ou por um livro específico é uma boa coisa. Mas é também uma manobra arriscada para ambos os lados. Quem dá o livro não está exatamente expondo a alma para uma rápida olhada, mas quando o entrega com o comentário de que é um de seus preferidos, está muito próximo de expô-la. Somos aquilo que gostamos de ler e quando admitimos que adoramos um livro, admitimos que este livro representa verdadeiramente algum aspecto do nosso ser".

Nina Sankovitch. O ano da leitura mágica. São Paulo: Leya, 2011. Pág. 99
Sandra :-) 18/11/2011minha estante
Paulinha,
É sempre bom ler as suas resenhas e sempre as encaro com seriedade (olha a responsa!).

Gosto de ver como vc coloca empenho no que escreve fazendo com que o texto resulte claro, responsável e que realmente justifique a sua opinião.

No caso deste livro, conhecendo um pouco da sua relação com a leitura, entendi direitinho o porquê dele não ter atendido a todas as suas expectativas.

Mas olha, eu gostei muito do livro. Fiquei satisfeita com os comentários literários e me deleitei com a leitura. Senti cada drama da autora e morri de inveja dela poder ler um livro por dia, TODOS OS DIAS POR UM ANO, (ainda me pergunto se isto é realmente possível).
Ao lado dos trechos maravilhosos citados ao longo e das histórias da vida dela e de sua família, as analogias com personagens e livros também me prenderam e não me entediaram em momento algum. Ao contrário, me identifiquei e me vi refletindo e relendo vários trechos.

Se não é o melhor livro sobre livros que existe e tampouco literatura muito profunda, pelo menos comigo ele atendeu a expectativa de um livro prazeroso, fácil de ler e estimulante.

Mas como acredito que as avaliações dependem também do estado de espírito que a gente se encontra quando lê um livro, pode ser que eu estivesse no momento propício para este.
Te agradeço por mais essa indicação :)))
Beijo!

Aline Salmon 07/11/2014

Mais que um livro...um brinde à leitura
Ler um livro por dia durante um ano? Nina conseguiu muito mais do que isso. Os livros fizeram seu coração ficar fortalecido e cicatrizado, fizeram ela ver as belezas da vida novamente e a ajudaram a se reerguer depois da morte da irmã. E sim, os livros tem esse poder... Eles são nossos refúgios, nosso jardim secreto, nossa fuga e ao mesmo tempo nosso santuário, pois somos capazes de nos transformar e renascer através deles. Esse livro só me fez apreciar mais ainda a leitura. Grande brinde!
Lu Oliveira 22/11/2014minha estante
Concordo Aline! Não poderíamos ter encontrado um livro mais motivador ao nosso projeto. Ele nos fez refletir e compreender como nós mesmos nos sentimos em relação as nossas leituras e nos levou a descobrir novos livros e uma maneira bela de enfrentar nossos problemas e encarar a vida! Perfeito!

Guila 17/05/2012

Ganhei o livro de uma amiga com quem compartilho a paixão pelos livros. Quando me deu, achou que a autora era parecida com a gente. Teve razão em alguns aspectos. A história da autora é interessnate e sua motivação para o títiulo do livro é curiosa. Mas o que mais me agradou foram a inúmeras dicas de muitos livros. Muito melhor do que qualquer lista de livraria. Vale a pena conehcer.
cheledrum 03/08/2012minha estante
Achei a mesma coisa. A história em si é interessante mas em alguns momentos eu cansei um pouco (nada que dê vontade de largar o livro) mas adorei as dicas de livros, achei incrivel pois só li um livro que ela leu, kkkk.

cid 06/09/2014

Uma lição antes de morrer
Gostei bastante da leitura, embora a incompatibilidade total entre os livros que Nina leu e os que eu li. Mas, gostei dos comentários e entendi muito bem os sentimentos da autora, ao preencher o seu tempo com livros. Dos 365 livros citados, eu já li apenas 5.(A festa e ouros contos de KM, Anjo Caído de T Chevalier, Crepúsculo, A mulher de Pilatos e O Mestre de São Petersburgo). E de todos que foram comentados fiquei interessada em Uma lição antes de morrer, que já encomendei na Estante virtual.
Renata CCS 13/07/2015minha estante
Este está na minha lista de espera. Tanto para ler em tão pouco tempo!

Joice (Jojo) 20/10/2011

Terapia
"O Ano da Leitura Mágica" não é um livro de ficção. Ele é fruto da experiência da autora, Nina Sankovitch, que, após a morte da irmã, resolveu ler um livro por dia durante um ano (com filhos, marido e casa para cuidar). Como ela mesma diz na primeira página: "lia por prazer e como fuga".

Todos os livros que Nina lê durante esses 365 dias funcionam como terapia para ela. Através das aventuras e desventuras de personagens de ficção e dos conselhos dos autores, ela vai aceitando melhor a morte dessa irmã tão amada e também aplica esses conhecimentos a outras esferas de sua vida, como seus pais, filhos, marido, amigos e trabalho.

Ler "O Ano da Leitura Mágica" também exige reflexão da nossa parte, pois em cada capítulo Nina trata de um assunto diferente e que merece nossa atenção. Acredito que cada um de nós vá se identificar com ela em uma ou mais reflexão, nas quais ela entrelaça sua vida e experiências por meio das páginas dos livros que lê. Apesar disso, é um livro de fácil leitura, com uma narrativa leve e divertida. A cada novo livro citado por Nina, ficamos na expectativa para saber se já tivemos a oportunidade de conhecer aquela história. E, se não conhecemos, já imaginamos se vale a pena lê-lo.

O livro de Nina é uma ode à leitura, um elogio à escrita. Indispensável àqueles que também fazem da leitura uma fuga e, principalmente, uma fonte de prazer.

Vaiabook 23/03/2024

Vaiabook leu O ano da leitura mágica
"O Ano da Leitura Mágica" é um relato pessoal de Nina Sankovitch sobre sua experiência de ler um livro por dia durante um ano. Ela compartilha como a leitura impactou sua vida e oferece recomendações de livros, destacando o poder transformador da leitura.

Ro Tonks 10/01/2012

TriBooks - O Ano da Leitura Mágica
“O Ano da Leitura Mágica” de Nina Sankovitch vai muito além da autobiografia da autora, que após o falecimento da irmã mais velha, decide colocar um desafio em sua vida: ler um livro por dia, durante um ano.
O livro é baseado na vida da autora, que na época em que começou o desafio da leitura, abriu um website para colocar as resenhas de todos os livros que leria durante o ano. Entre a vida com o marido, as tarefas dos quatro filhos e o trabalho de dona de casa, Nina sentava todo dia em sua poltrona roxa com cheiro de xixi de gato e lia livros dados de presente, dicas dos amigos e aqueles que tinham algum significado em sua vida.
Por meio das emoções expressadas pelas palavras de um dado escritor que Nina coloca no livro, a autora expressa sua própria vontade e sua vida. Entre as conversas com o leitor em que Nina narra sua vida cotidiana ou narra a vida de seus pais imigrantes, trechos de vários livros são colocados. A vida de Nina é igual a vida de qualquer leitor, podendo este se identificar facilmente com a vida da autora. Ela consegue transparecer sua vida dentro de um copo de água clara e limpa, onde cada um consegue se ver no fundo.
A perda de sua irmã visivelmente favorita, a deixa em um vácuo que sabe que precisa superar, buscando uma fuga então nos livros. Pois, para ela, as histórias, estações, personagens entre outras fantasias que o livro pode narrar, vivencia as dores, alegrias, romances e investigações de todos os personagens, podendo esquecer a suas próprias dores nos momentos que a imaginação tomava conta dela.
A narração de Nina sobre Anne-Marie, a irmã falecida, faz com que nós desejássemos tê-la conhecido, e nossa aproximação com a autora é tão emotiva que gostaríamos também de conhecer seu marido, filhos, pais e cunhados. E isso provém do que a própria Nina disse, a paixão pelos livros une famílias, amigos e estranhos.
Entre os trechos de livros e aqueles que ela apenas cita, Nina consegue ser franca em relação a todos os sentimentos que o humano é capaz de suportar, entre eles, a dor da perda de um ente querido. A emoção das dores, mágoas e culpas expressadas por Nina após perder a irmã podem ser sentidas por qualquer leitor que tenha amado alguém que já partiu.
A principal busca de Nina no seu desafio e nos livros é superar a morte da irmã, e com isso Nina consegue passar para cada leitor, lições a serem aprendidas, superações que devemos encontrar, a morte e o que ela significa, e mesmo que seja de forma clara ou subjetiva, demonstra como os livros, os seus melhores amigos, conseguiram fazê-la superar seus medos, suas angústias e como nós, quando buscamos os livros como remédio, podemos conseguir significado para nossa própria vida, fugas de nossos problemas e os melhores amigos que precisamos em qualquer momento.

Ana Rebeca 12/01/2012

Um bom livro, recomendo.
É um livro de memórias, onde a escritora passa um ano, lendo um livro por dia, para superar e conseguir viver, com a morte de sua irmã mais velha, que também gostava de ler. Depois de cada leitura ela faz uma resenha no seu blog e no final de cada capítulo ela deixa uma bela mensagem do livro que leu. Conta também, um pouco da história dos seus pais, imigrantes da Bielo-Rússia e que também tinha gosto pela leitura. Como sou uma bibliófila, as dicas dos livros que ela leu, são muito boas. Vale para escolher livros, para o nosso próprio " ano da leitura mágica". Só tem um porém, eu não acredito que uma pessoa possa ler um livro por dia, sendo mãe de quatro filhos, esposa e dona de casa. Gostei muito do livro e não consegui parar até terminar.

Daniel Rocha 02/04/2012

Podia ter falado mais sobre os livros que leu
A história relata a epopeia literária que Nina Sankovitch empreendeu para sanar a dor de perder a irmã mais velha: ler um livro por dia durante um ano. A viagem de cura através dos livros, e o compromisso e a disciplina de manter a média diária, mesmo com filhos, marido e afazeres domésticos, são o maior atributo de “O Ano da Leitura Mágica”. Infelizmente, Nina pouco fala dos livros que leu (e dos autores, em sua esmagadora maioria, desconhecidos do grande público), e o livro acaba sendo, na maior parte, mais um diário doméstico e suas lamentações em relação a ausência da irmã Anne-Marie, assim como a história pregressa delas. No fim, há a lista completa dos livros lidos durante o ano, e fica aquele gostinho de poder ter escrito mais sobre eles.

De qualquer forma, o compromisso de Nina de ler os livros e fazer uma resenha sobre cada um deles rendeu bons frutos, afinal, levantei cedo e vim fazer minha primeira resenha para o Skoob. Assim como no ano de Sankovitch, os livros mantêm seu poder, estendido a todos os que reservam um tempo e se dedicam a lê-los.

CooltureNews 21/06/2012

Postado no www.CooltureNews.com.br
Lembro de ter feito um post para o Coolture News assim que este livro foi lançado, afinal como todo bom leitor, estava ávido para saber mais sobre essa experiência vivida por Nina, algo que eu sei que nunca iria conseguir fazer. Lembro também de ter lido a frase que o The New York Times utilizou para descrever o livro, a qual se encontra na capa do mesmo, entretanto como todo bom romancista estava esperando uma leitura mais romantizada sobre o motivo que levou a autora a enfrentar esse desafio.

O ano da leitura mágica retrata a experiência da autora ao tentar (e conseguir) ler 1 livro por dia durante um ano inteiro, livros que tenham aproximadamente entre 2 ou 3 centimetros de largura, ou seja, livros relativamente grandes. Os livros sempre fizeram parte da vida de Nina, o que nos leva a logo de cara se identificar com ela. Após a morte prematura, mas premeditada de sua irmã que lutava contra um cancêr, Nina busca nos livros uma fonte de conforto e superação para sua perda, entretanto essa não foi sua primeira opção.

Vou dizer que acreditava mesmo que a autora traria uma versão romantizada de sua vida e principalmente de passagens que remetessem a sua irmã, não foi o caso, foi melhor. Nina utilizou os livros lidos para fazer comentários relacionando-os entre si e entre passagens de sua vida, seja sobre o passado de seus pais que presenciaram a guerra, ou atraves de seus casos amorosos, ou seja, foi uma verdadeira viagem ao seu passado, e quem não faz essas relações ao ler? Quem não lembra de fatos de sua vida ao ler uma passagem de determinado livro? Quem não consegue encontrar significado e respostas para suas dúvidas quando as mesmas são expressas pelos personagens? Tenho que concordar com a frase estampada na capa do livro, esta obra realmente é "Uma celebração à leitura", ou melhor, uma celebração à nós, leitores.

Durante a leitura tive a impressão de estar lendo várias resenhas de livros ao mesmo tempo, com elas se relacionando entre si através de seus aspectos em comum. A leitura é simplesmente deliciosa, e o melhor fica nas ultimas páginas, uma relação dos livros lidos por Nina, muitos dos quais entraram em minha lista de próximas aquisições e outros só não o fizeram por não terem sido lançados no Brasil. Definitivamente é um livro que deve ser lido por todos que assim eu (e você, que eu sei) são apaixonados por livros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5