O ano da leitura mágica

Resenhas - O Ano da Leitura Mágica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Samy Yamamoto 10/01/2016

Tolstoy and the Purple Chair: My Year of Magical Reading
Nina Sankovitch filha do meio, adora sua irmã Anne Marie desde que ela a salvara de um acidente. Mas sua irmã veio a falecer de câncer aos 46 anos em mais ou menos 6 meses.
O livro foi feito da experiência de superação pós traumática sofrido com a morte de Anne Marie, Nina se proprôs a ler um livro por dia que tivesse de espessura no máximo 3cm, páginas até 300, não repetir o autor, nem ler livros já abandonados. Ela dividiria as tarefas de casa, os cuidados com a família com a leitura diária, e após cada leitura realizaria uma resenha, no que resultou no sue blog, ela levava umas 2 horas para resenhar e em 1 hora lia 70 páginas.
Os livros eram sugestões de amigos que ficaram sabendo do seu desafio bem como de pessoas por email e facebook, filhos e parentes. A biblioteca a ajudou muito também.
No decorrer das páginas ela relata sua vida baseada nos livros que lera e também a saudade por Anne Marie, cada livro uma lição nova que ela resenhava.
No final do seu desafio ela teve seu blog publicado pelo new york times, bem como esse livro lançado contando sua experiência no decorrer, como era cansativo mais nunca desistiu.
Um livro para se apaixonar e rir, Nina adora livros policiais apesar de eu não ter visto muitos comentários sobre livros policiais lidos por ela nesta jornada, ela era advogada até abandonar tudo para cuidar dos filhos, atualmente resenha livros para uma coluna de jornal, ela é filha de estrangeiros apaixonados por livros, e esse amor pela leitura foi ensinado passado a seus filhos.

Eu gostei muito desse livro, ele me inspirou a ler mais, a viajar nas palavras, a imaginar com a leitura, a esquecer os problemas e saber aproveitar a magia transmitida pelos livros.

Marcos de Padua 11/11/2015

Este livro vai conta a experiência de Nina em compulsar um livro por dia, todos os dias, durante um ano.
De 28 Outubro de 2008 a 28 de Outubro de 2009, ela tomou esta decisão por conta da tristeza que a consumia após a morte de sua irmã mais velha Anne Marie.
Entre os livros lidos por ela encontra-se alguns autores brasileiros como José Saramago, Antonio Lobo Antunes e Alberto Moravia.

Jules_Lis 09/09/2015

Reflexão
Eu demorei a terminar esse livro. Não por ser chato, mas pela quantidade de pensamentos e reflexões que foram surgindo ao longo de minha leitura.
A história não ficcional é um relato da autora, Nina Sankovitch, que decide ler um livro por dia e resenhá-los após a morte de sua irmã. Ao longo do livro Nina vai contando sua reflexões, dificuldades que enfrentou para conseguir ler todos os livros e ao mesmo tempo lidar com filhos, marido, família, amigos, etc.
Além de criar um interesse em ler a maioria dos livros que a autora cita ao longo da obra, as reflexões formuladas por ela influenciaram minhas próprias reflexões e pensamentos sobre a vida.
Foi um livro muito bem escrito e agradável de ler.

Manu 07/09/2015

Mágia dos livros
Comprei esse livro pelo título e não me arrependo.

Esse livro relata a vida de uma mulher que ao passar por dificuldades em sua vida decide ler um livro por dia, sem pausas e sem pulos de dias.
Com esse livro percebemos que ler não gasta nosso tempo, mas nos torna melhores e mais sábios, que com livros podemos ir a todos os lugares, sermos quem quisermos e vivermos como quisermos e que quando cansarmos daquela aventura, existe uma nova nos esperando na próxima página, no próximo livro...
Marcelo 26/12/2017minha estante
Resenha incrível..

Marcelo 26/12/2017minha estante
Estou ansiosamente esperando as suas próximas resenhas Emmanuelle.. sou seu fã..

Ana Paula 30/03/2015

4 estrelas!! É um livro dedicado a quem gosta de ler!
Nina mora nos EUA com seu marido e 4 filhos, largou a carreira de advogada para se dedicar a família.

Vem de uma família de imigrantes que sofreu os impactos da 2º guerra mundial. É a mais nova de 3 irmãs.

Após a morte de sua irmã mais velha Anne-Marie para o câncer, Nina não consegue lidar com a dor e a perda, durante os primeiros anos após a o falecimento de Anne-Marie, Nina se perde em uma fuga inútil, cheia de dúvidas e sofrimento.

Até que encontra nos livros (seus companheiros da vida toda) um consolo e uma chance de continuar a viver sem Anne-Marie.
Disposta a buscar o equilíbrio, Nina traça um desafio consigo mesma, ler 1 livro por dia durante 1 ano, mas além de lê-lo ela teria que resenha-lo e postar em seu blog pessoal.

Como disse a cima este livro é dedicado a todos que gostam muito de ler, pois traz várias referências importantes da literatura internacional.
Nina percorre por cada livro sugando de suas páginas tudo o que ele tem a dizer, a ensinar...
Usa cada dica, cada história como fonte de uma discussão interior para amenizar sua dor e encontrar as respostas sobre os fatos que não consegue compreender.

O desafio foi uma buscar por autoconhecimento, mas acima de tudo foi uma redenção para Nina.

Chang Tsai 13/03/2015

Missão dada é missão cumprida
Cada um tem as suas motivações para a leitura. Seja por lazer, por obrigação ou mesmo como uma odisseia que a autora se propôs, de ler um livro por dia durante um ano, a leitura sempre vai nos proporcionar um prazer que só os que são leitores compulsivos entenderiam. Os ratos de biblioteca com certeza vão se identificar com a história de Nina Sankovitch que se lançou neste projeto depois da morte de sua irmã. Entre 2006 a 2008, em meio a um processo de readaptação quando voltei para a minha cidade depois de 10 anos morando na capital, me lancei em algo parecido, lendo compulsivamente para uma fuga com bem citou Sankovitch. Uma fuga para dentro da vida. Uma média de mais de 140 livros por ano neste período. Recomendo aos que leem compulsivamente, seja qual o motivo for e que buscam prazer nas páginas de um livro.

Nathália 12/01/2015

Livro de leitura obrigatória pra quem gosta de ler
O livro O Ano da Leitura Mágica tem uma história linda de como a personagem faz para lidar com a morte da irmã,a forma que ela encontra para conseguir passar pelo luto e manter as lembranças de sua irmã através dos livros e todo aprendizado que ela leva é com certeza um aprendizado de vida para o leitor.Ler um livro por dia durante um ano é a meta de leitura da personagem,que faz com que ela encontre respostas para o que ela está vivendo e transmite aos outros não só pelas resenhas que ela escreve mas pelas suas próprias atitudes descritas no livro com a família e os amigos.Em fim o que o livro passa para o leitor é como é importante entender o que cada história significa para nós e como vamos adicionar esse aprendizado na nossa vida.

Rav 10/01/2015

E você achando que arrasa lendo 1 livro por semana... rs
"Ah, nada como um livro que você gosta, odeia e volta a gostar! hahaha Acho que ter lido um livro que me impactou intensamente (O outro lado da vida) impediu que essa leitura fluísse num ritmo constante, mas respirei fundo e entreguei meu sábado à essa narrativa que analisando o luto, nos faz repensar a vida.
A autora é americana e filha de imigrantes europeus que presenciaram a guerra de perto. Após perder sua irmã para o câncer, durante alguns anos tenta dar conta do mundo na tentativa de evitar viver a perda. Ao perceber que essa tentativa se frustra, Nina decide iniciar um projeto de leitura em que lerá um livro por dia, para realizar a difícil viagem em busca de si mesma.
Uma ótima escolha para leitores ávidos, a obra fala sobretudo do poder da leitura para transformar as pessoas e como a utilizamos como fuga do mundo real. Esse projeto de leitura auto-biográfico revela nuances íntimas da autora e mostra as particularidades compartilhadas por todos os leitores nos mais diversos pontos do mundo. Foi a primeira leitura iniciada em 2015 e pelo visto, esse ano ainda tem muita coisa boa para oferecer. "Depois de conseguir tanta coisa,
Ainda há tanto para se receber." Tatjana Soli - The Lotus Eaters
(Citado em SANKOVITCH, 2011, p. 2015)"

Tomo Literário 10/01/2015

O Ano da Leitura Mágica - Nina Sankovitch
Nina sempre tivera o hábito da leitura. Desde a infância ela e suas irmãs tiveram contato com o universo literário. De uma família de imigrantes, os livros serviam para manter os laços. Sua mãe e seu pai tinham o hábito da leitura, que fora transmitido às filhas (não como uma imposição, mas pelo exemplo). Nina revela que eles (os livros) “estavam presentes em todos os cômodos e eram lidos” pelos pais para eles mesmos ou para as filhas.

Aos 46 anos de idade a irmã de Nina faleceu em decorrência de câncer. E foi nos livros que ela buscou o conforto para sua desolação. Enquanto a irmã estava no hospital, Nina levava obras para que ela lesse e assim tornasse o período de internação e a doença mais leves, menos dolorosos.

O desafio de Nina foi ler um livro por dia, durante um ano, totalizando, portanto, 365 livros lidos. Em sua poltrona roxa restaurada e quase totalmente limpa, ela embarca nessa jornada literária.

“O Ano da Leitura Mágica”, publicado pela Editora Leya em 2011, conta em suas 232 páginas a expedição de Nina pelas páginas dos livros. A história de vida família também é contada, sem apego à cronologia. Enquanto a autora relata os momentos vividos com sua irmã, seu marido, seus filhos e seus pais, aparecem referências dos livros.

Autores, personagens, citações que inspiraram Nina durante sua incursão à leitura são mencionados. Interessante observar como a literatura foi capaz de apaziguar o coração de Nina, de fazê-la perceber o mundo real de maneira diferente. Um novo olhar.

Ainda que os livros, por vezes, transformem-se numa objeto de fuga da realidade, eles podem nos trazer a compreensão sobre o que vivemos, porque vivemos e para que vivemos. O livro é um relato pessoal da experiência de Nina. Revela sua compreensão do mundo e o afago, o alento, o conforto, que encontrou em páginas escritas por diversos autores dos mais variados gêneros.

“(...)Durante anos, os livros abriram uma janela pela qual eu podia ver como as outras pessoas lidavam com a vida, suas tristezas, alegrias, monotonias e frustrações. Eu os usaria novamente para buscar empatia, orientação, amizade e experiência. Os livros me dariam tudo isso e muito mais.”

Além da leitura dos livros, Nina publicava resenhas em seu blog. A convivência com os livros tornou-se uma rotina durante aquele ano, e sua vida pessoal foi se adaptando ao cenário. Questões que a inquietavam, lições de vida, palavras de ânimo podiam ser lidas por meio dos personagens.

“(...) Porque as palavras são testemunhas da vida: elas registram o que aconteceu e tornam tudo verdade. Palavras criam histórias que se transformam em histórias inesquecíveis. Mesmo a ficção retrata a verdade: boa ficção é a verdade. Histórias sobre as vidas relembradas nos levam para o passado ao mesmo tempo em que nos permitem seguirmos em frente.”

Trata-se de um livro apaixonante para os bibliófilos que, com certeza, em um ou outro momento se reconhecerão, ainda que seja pelo simples fato de gostar de livros.

site: http://www.tomoliterario.blogspot.com.br/2014/12/o-ano-da-leitura-magica-nina-sankovitch.html

Mila 10/01/2015

A vitória de Nina
Lido em E-Pub -
Esse livro me prendeu do início ao fim. Nina é uma mulher forte e que busca se fortalecer muito mais ao perder sua irmã. Quem tem irmãos sabe como somos ligados , temos vários momentos inesquecíveis.Mesmo quando há algum desentendimento o amor, o carinho é mantido pelas ligações desde a infância, imagine perder alguém tão presente em sua vida!Como superar essa perda e manter a memória com lembranças que tornem essa pessoa viva em sua vida, viva para a família.Como fazer isso?!Nina busca através dos livros algo que faça com que ela se identifique e encontre momentos especiais, que faça Anne Marie se manter viva no seu consciente deixando a dor passar e ficando assim a saudade, durante um ano um livro por dia, essa foi a solução que funciona muito bem para ela! E como fazer isso, aí é só lendo para saber! Eu recomendo esse livro, gostei muito.

site: http://scraplivros.blogspot.com.br/2015/01/leitura-magica-2015-temas-1-e-2.html?showComment=1422588093826#c784579655531560958

Aline Salmon 07/11/2014

Mais que um livro...um brinde à leitura
Ler um livro por dia durante um ano? Nina conseguiu muito mais do que isso. Os livros fizeram seu coração ficar fortalecido e cicatrizado, fizeram ela ver as belezas da vida novamente e a ajudaram a se reerguer depois da morte da irmã. E sim, os livros tem esse poder... Eles são nossos refúgios, nosso jardim secreto, nossa fuga e ao mesmo tempo nosso santuário, pois somos capazes de nos transformar e renascer através deles. Esse livro só me fez apreciar mais ainda a leitura. Grande brinde!
Lu Oliveira 22/11/2014minha estante
Concordo Aline! Não poderíamos ter encontrado um livro mais motivador ao nosso projeto. Ele nos fez refletir e compreender como nós mesmos nos sentimos em relação as nossas leituras e nos levou a descobrir novos livros e uma maneira bela de enfrentar nossos problemas e encarar a vida! Perfeito!

Lenise 11/10/2014

O Ano da Leitura Mágica - Nina Sankovitch
O Ano da Leitura Mágica conta a história verdadeira de Nina Sankovitch, uma mulher que após perder sua irmã mais velha, Anne-Marie, passa a ler um livro por dia durante o ano. O objetivo de seu ano de leituras seria a sua "fuga de volta à vida".
Logo após a morte da irmã, há um instante de "alienação" do qual Nina participa. Ela passa a querer viver pela irmã e ter todas as experiências que ela perdeu. Para Nina, a única solução para o sofrimento é essa. No entanto, três anos depois da morte da irmã, ela decide que lerá um livro por dia durante um ano, a fim de "buscar empatia, orientação, amizade e experiência". O seu aniversário de 46 anos é o ponto de partida.
O livro todo se desenrola com comparações e aprendizados que os livros oferecem para a vida de Nina. A cada capítulo, ela trata de uma lição que aprendeu com alguns livros e compara com experiências passadas que teve. Por conta disso, há um instante delicado no qual você absorve os mesmos aprendizados dos livros que Nina leu.
Lotado de citações e com poucos diálogos, é um livro agradável que o faz se apaixonar pela leitura profundamente. Um livro que precisa ser relido, reaprendido e reabsorvido inúmeras vezes.
Uma leitura apaixonante e obrigatória

site: http://livrosemestante.blogspot.com.br/2014/10/o-ano-da-leitura-magica-nina-sankovitch.html

cid 06/09/2014

Uma lição antes de morrer
Gostei bastante da leitura, embora a incompatibilidade total entre os livros que Nina leu e os que eu li. Mas, gostei dos comentários e entendi muito bem os sentimentos da autora, ao preencher o seu tempo com livros. Dos 365 livros citados, eu já li apenas 5.(A festa e ouros contos de KM, Anjo Caído de T Chevalier, Crepúsculo, A mulher de Pilatos e O Mestre de São Petersburgo). E de todos que foram comentados fiquei interessada em Uma lição antes de morrer, que já encomendei na Estante virtual.
Renata CCS 13/07/2015minha estante
Este está na minha lista de espera. Tanto para ler em tão pouco tempo!

Tamara 26/07/2014

O ano da leitura mágica
Uma viagem sem sair de casa. Um dia de sol mesmo que lá fora esteja chovendo, uma praça arborizada mesmo que esteja em uma praia, um sorriso mesmo que a expressão de seu rosto mostre diferente. Esse é o mundo dos livros, que nos causa sensações maravilhosas e fascinantes. Nos deixa mergulhar profundamente e sentir os mesmos sentimentos dos personagens, nos transporta para um lugar aleatório, nos faz conhecer países e cidades sem sair de casa.
E É esse mundo que Nina Sankovitch nos apresenta em seu livro "O ano da leitura mágica". Aparentemente o nome parece indicar uma história infantil ou sem graça, mas a medida que se passa através de suas páginas é perceptível que o palpite está longe do que é a realidade.
Nina, a filha mais nova de três irmãs, filhas de um casal de imigrantes vindos para os Estados Unidos quando muito novos, cresceram em meio a livros e acostumadas com o hábito de ler desde pequenas. E em uma das fases mais difícil de suas vidas, com a irmã mais velha, Anne-Marie, sofrendo por um câncer que vai lhe destruindo a cada dia as irmãs continuam trocando experiências de leituras e sempre compartilhando-as. Quando Anne-Marie é levada pelo câncer, Nina se joga de cabeça em atividades, tentando proteger todos e fazer tudo o que sua irmã faria por eles, tentando amenizar suas dores. É quando ela percebe que esses esforços não estão adiantando para frear sua dor e tem uma ideia que a fará sentir-se mais próxima de sua irmã. Ler mais. Ela decide impor a si mesma o desafio de ler um livro por dia durante um ano.
A personagem narra o livro em primeira pessoa, o que dificulta saber os pensamentos dos outros personagens em relação a esse desafio que ela dá a si mesma. Outro ponto negativo é o de que em certas situações é possível sentir a narração como um trem desgovernado que passa muito rápido, não detalhando muito os fatos.
Exceto os pontos negativos já citados, é uma maravilhosa leitura. "O ano da leitura mágica" reforça para aqueles que tem o hábito de ler, a importância dos livros e mostra que de cada um é possível tirar algo de importante, ou pelo menos estão ali para nos servir de distração. Transmite que ler não é uma inutilidade, como considerado por algumas pessoas. Além de que a leitura possibilita relembrar o passado através de cenas lidas, encontrar no fundo da mente cenas do nosso cotidiano a muito perdidas.

site: http://redescobrindopalavras.wordpress.com/

Gabi 21/05/2014

O ano da leitura mágica narra a história de Nina Sankovitch que ao perder a sua irmã, Anne-Marie, vítima de um câncer, resolve ler um livro por dia durante um ano. Esta foi a maneira que a personagem encontrou para escapar da dor da perda de um ente tão querido.
Ao longo da narrativa, a autora, além de descrever de forma sucinta suas leituras, as relaciona com a sua própria vida e experiências. Cada livro lido é um aprendizado e uma maneira de lembrar-se da irmã.
Nina sempre foi uma leitora voraz e, por meio de seu blog, escreve resenhas dos livros que leu para incentivar outras pessoas a ter o prazer pela leitura. Além de compartilhar suas experiências literárias, outros leitores também estabelecem esta troca com ela, o que favorece a disseminação do conhecimento.
Enfim, a iniciativa de Nina ao estabelecer uma meta de leitura, durante 365 dias, nos mostra que para tudo há uma saída, mesmo em situações nas quais achamos que tudo está acabado. As leituras não trouxeram a sua irmã de volta, porém a personagem pôde compreender melhor seus sentimentos com relação à morte e as consequências que este fenômeno acarreta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5