A Colher Que Desaparece

A Colher Que Desaparece Sam Kean

Resenhas - A colher que desaparece

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Faz a Química mais interessante
Tipo, algumas poucas pessoas gostam de química, e vêem utilidade nela para o cotidiano. Esse livro faz ela parecer bem mais interessante.

Adriana 19/10/2023

Surpreendentemente de Fácil Entendimento
Uma aula de química das melhores!!!
Uma leitura fluída apesar do tema
Abre sua mente sobre ciências e várias possibilidade.
Super recomendo

Elisson 18/05/2023

Química!
Um prato cheio para químicos e amantes da química. O livro aborda todos os elementos químicos com histórias muito interessantes.

Recomendo demais a leitura para quem gosta da área. Eu mesmo usei várias histórias nas minhas aulas.

Nathalya Freitas 03/01/2023

Bom pena que desatualizado
Esse livro deveria ter uma nova versão: a dados importantes que foram obtidos após a publicações (como a mudança do padrão kg de acordo com a constante de Planck) deveriam estar ai. Nao sei se em outas publicações o autor tras tais novidades
Em fim.
Em questão de anetodas científicas o livro é otimo ( saber que Rutherford respondeu a famosa frase de Einstein é hilario). É bom mas precisa de complemento.

Emys 17/11/2022

Divertido
Nunca li um livro que falasse tanto com o leitor de uma forma divertida (ao ponto de contar tudo p quem ta do meu lado!). Valeram os meus 50,00 reais nesse livro. Uma aventura rapidinha.

*um pouco depois da metade do livro começa a ficar meio arrastado, na minha percepção, mas é tão bom q valeu 4 estrelas.

Claudio.Mussa 21/09/2022

O livro é bem informativo e vai além de apenas falar sobre a tabela periódica, mencionando diversos contextos históricos importantes e explicando alguns fenômenos curiosos com base científica.

Em alguns momentos achei a escrita chata e devagar o que me fez ter uma experiência desconfortável, porém muitos capítulos conseguem te prender até o final.

Alê 29/06/2022

O livro tem bastante informação interessante para os leigos, mas a tradução é ruim e o autor tem uma escrita fraca.

_Wesley_ 05/03/2022

Elementar
A Colher que Desaparece reúne várias histórias e conceitos que corroboraram para o surgimento da tabela periódica, bem como a descoberta de novos elementos e suas propriedades químicas. Sam Kean de uma maneira bem tranquila e descontraída, aborda os primórdios de formação da química, a análise dos elementos. Alternando entre histórias dos acontecimentos e assuntos técnicos da química, o autor apresenta um lado da química que muitos nunca viram.

Enzo.Moura 25/02/2022

Um livro agradável de se ler, especialmente para leigos.
Se tu é um estudante de química ou de algo da área rapidamente perceberá isso, provavelmente esse livro não foi feito para você, mas tu consegue aproveitar, o autor trata dos assuntos com uma simplicidade que crianças conseguem compreender, o que é um defeito para quem é mais versado, mas tem a vantagem de deixar a leitura sucinta, breve e simples.
Seu maior problema é ser ultra americanizado, muitas analogias não se aplicam aos não americanos, dito isto este é um problema leve considerando que se tu não viveu em uma pedra nos últimos 30 anos já acostumou a isso.
No fim do livro tu terá uma noção básica da história da química, só por favor tenha consciência que isso é uma simplificação e que tu não vai fazer um reator nuclear no teu quintal, por mais que alguém já tenha tentado.
@PinkLemonade 26/02/2022minha estante
Dá até curiosidade de ler quando colocas as coisas dessa forma.

Barbie grew 16/01/2022

"Nem sempre erros na ciência levam a resultados desastrosos"
Como foi a "montagem" da famosa tabela periódica? Houve uma reunião de pesquisadores? Uma pessoa pôs ordem todos os elementos? Houve brigas?

Neste livro você encontra esta e outras questões que envolveram a descoberta de cada elemento estudado até os dias atuais. Algumas levadas de forma leve, outras nem tanto, já que estamos falando da época bemmm antes do século XX.

Elementos curiosos, outros que desencadearam discussões e brigas de ego entre homens da comunidade científica são abordados aqui, de forma que você, leitor, possa ir além de certas aulas de química dadas em sala de aula.

Karla.Jhulya 25/08/2021

É uma fofoca científica
É um bom livro, porém, é bem raso. Se você quer algo com mais conteúdo, este livro não é para você. O autor foca bem mais nos contextos e personalidades em que os elementos foram descobertos, do que suas aplicabilidade em si.
Recomendo para quem gosta de ciências e tem pouca base no assunto.

Mariah 14/02/2021

O egocentrismo de Pauling foi um vetor contrario a sua genialidade, mas ele não poderia prever isso, assim como estava certo quando disse que como as formas das moléculas vão se posicionar para formar aminoácidos por exemplo, não podem ser previstas. E dai perdeu para pessoas bem menos experientes que tinham os ouvidos a seu favor. Escutar os inimigos ou desconhecidos, na verdade, salvou a ciência. Talvez, deveríamos tentar provar a nós mesmos que estamos errados para dizer que estamos certos, ou mais corretos. Eu criaria uma palavra chamada "superioridática, que seria o fenômeno aplicado aquela pessoa que tenta provar algo a você apenas para mostrar-se superior e certo, mascarando sua didática, agressiva e hipotética, de ensino, conhecimento ou algo para o bem da ciência.

Lia Gracy 14/09/2020

Razoável
Interessante para os curiosos quanto a história dos elementos químicos, no entanto a leitura é cansativa, exigindo paciência e determinação para poder terminar