A Última Pergunta

A Última Pergunta Isaac Asimov

Resenhas - The Last Question

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Regis 16/10/2022

A Última Pergunta: "Como reverter a  entropia?"
Contado de forma linear, mas com saltos de até bilhões de anos na história humana, a pergunta se repetia a Multivac (super computador que após toda sua evolução jazia no hiperespaço), e a mesma resposta era dada: "Dados insuficientes para uma resposta significativa."

Agradeço ao Leonardo que durante uma conversa me instigou a ler esse maravilhoso conto de Asimov. Que me deixou perdida em pensamentos e conjecturas sobre a profundidade de tudo que o conto aborda, me fazendo apreciar ainda mais a capacidade do autor de causar deslumbramento a cada leitura.

Aconselho que entrem nessa ficção científica sem nada saber, e irão se maravilhar com tudo que esse curto conto despertará com esse misto de religião, filosofia e ciência.

O clímax final é extraordinário.

Recomendadíssimo.
HenryClerval 16/10/2022minha estante
É Incrível ver sua mente funcionando após concluir uma leitura que estimulou todo seu ser.
Adoro debater com você nesses momentos.

Regis 16/10/2022minha estante
Obrigada por me ouvir e contribuir com suas impressões. ?

Léo 16/10/2022minha estante
Que bom que gostou.?

Regis 16/10/2022minha estante
Adorei, Léo!
Agradeço muitíssimo sua indicação. ?

Alexia 23/04/2021

“This is by far my favorite story of all those I have written.”

“Poderá um dia a entropia ser revertida?”

Nem tenho muito o que dizer. Definitivamente é um dos melhores contos que eu já li.

Cortina 19/06/2021

Excelente!
Uma obra rápida, interessante e muito reflexiva. Assim como o Fim da Eternidade, para mim, essa obra está entre as melhores!

lu ;) 10/05/2023

Como q um livro de 50 pags é tão incrivelmente bom?
já sei q cou viciar em isaac asimov! pq pqp aquele final. o loop eterno. pra sempre e pra sempre.

Isadora 21/04/2021

Curto e lindo!
Alguns anos atrás tentei ler Asimov e não consegui, meu avô pegou o livro que eu tinha desistido e leu rapidamente, aproveitando cada momento da leitura. Parecida que se reencontrava com um velho amigo, sabe?

Os anos se passaram e ele me manda esse conto. Decidi dar mais uma chance para Asimov e meio desconfiada, deixo a história me ganhar, leve, curto e ao chegar ao final... Emocionante demais!!

Asimov colocando teologia, filosofia misturado com ficção científica, sem igual!!

Tamires 03/06/2020

Profundo
Indicação de um amigo.
Mostra o problema de se preocupar com o que não se tem controle.
Lembrei do 42 do Douglas Adams

MAGO.SUPREMO 24/03/2022

Uma surpresa agradável
O livro ''A última Pergunta'', de Isaac Asimov é um conto que discorre sobre os seres humanos em diferentes eras, perguntando a um ''super computador'' se haveria como, a humanidade reverter a entropia do universo (algo ininterrupto), fazendo com que, a sua própria existência individual (em alguns contos) e, a de toda sua espécie, continue se perpetuando.
O livro é de uma escrita um tanto rebuscada (característica comum dos livros escritos na época) e, de uma ''leitura interpretativa'' (para se entender alguns diálogos e compreender as informações), ademais, no decorrer da trama pode ser interessante realizar algumas pesquisas para complementar a absorção do conteúdo (surgirão alguns termos fictícios, isto é, criados pelo autor para serem usados em seus livros de ficção cientifica).
Apesar do livro ser bem pequeno (50 páginas) ele nos possibilita realizar uma reflexão que de praxe, temos só em livros enormes. A obra é dividida em vários ''mini contos'' que juntos se complementam em ordem cronológica, mesmo que, os personagens não tenham relação alguma entre si.
Foi uma ótima leitura, muito proveitosa e, que me deixou absorto em meus pensamentos por um longo período de tempo. Recomendo essa magnífica obra para todos aqueles que gostam do gênero ficção científica, que envolva robôs, humanidade e universo. Além disso, o autor é um divulgador científico, então, em suas obras é presumível que tem um ''tanto'' de conhecimento que se absorvidos, podem ser usados como conhecimento prévio (nesta obra, as estrelas).

Carla.Floores 18/06/2023

Que conto extraordinário!
É uma mistura de Google, IA, Upload, Deus.
Soou estranho né?! Peraí...
Começa com uma aposta entre dois técnicos de um supercomputador ou computador automático (tipo inteligência artificial) de qual resposta o AC(automatic computer) daria a eles sobre uma pergunta específica: como reverter a entropia?
O desenvolvimento da história é surpreendente. O AC era gigantesco, combustíveis fósseis, superpopulação, viagens ao hiperespaço, colonização de outras galáxias, imortalidade e...
"AINDA HÁ DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA."
Você, vai ler o conto!

Rafael467 04/03/2023

Inacreditável
Eu fiquei embasbacado, chocado, atônito, completamente derrubado.

Que final foda, crise existencial pro resto da vida

Nina 26/04/2021

Até o fim dos tempos ...
... a busca da resposta que mudaria tudo, inclusive o destino da espécie humana.

Leandro423 19/02/2023

Um conto curtinho que dá para ler em uma hora.
Ele conta como seria o futuro com um computador que responderia a todas as perguntas até chegar a última e derradeiro pergunta.
Tbm fica claro que com o avanço da história todas as coisas vão se modificando inclusive os nomes que ganham uma nova escrita.

bieussauro 01/08/2021

Um conto para causar crises existenciais
Neste conto é mostrado como a pergunta "qual o significado da vida?" é irrelevante e nunca terá uma resposta correta. Cada um deve buscar a resposta a sua própria maneira, o importante é aproveitar cada momento que a vida te proporciona.

Alice 01/03/2020

Qual a pergunta?
Um conto que me fez entender um pouco de onde pode ter vindo a inspiração da famosa série o guia do mochileiro das galáxias, e sua tão icônica resposta 42. Um conto pequeno incrível e que poderia ainda durar muitas outras páginas

vischoepping 26/09/2022

Uma carta de amor à entropia
Cara esse contioé foda em tantos níveis que não tenho nem como descrever, e o plot twist final é pfto nunca li algo com uma reviravolta tão simples e tão boa. Considero esse livro uma carta de amor para quem estuda o conceito da entropia, e compreender a metafísica por trás de tudo isso

Eros stark 24/06/2020

A genialidade de Isaac Asimov surpreende nesse conto. Bem escrito e com um final surpreendente, juntando filosofia, ciência e religião.

Leitura obrigatória.

1 | 2 | 3 | 4 | 5