O Santo que esteve no Inferno

O Santo que esteve no Inferno Ivo Montanhese

Resenhas - O Santo que esteve no Inferno

Vinícius 21/05/2023

Um mártir católico
Canonizado pelo papa São João Paulo II em 1982, São Maximiliano Kolbe teve uma vida cristã exemplar e se sofrimento foi extremo nos últimos dias de sua vida, em um campo de concentração nazista, onde foi levado a pedido, ao se identificar como sacerdote católico e pedir para ir no lugar de um soldado pai de família, que seria um dos levados ao campo da morte em Auschwitz. Com sua fé e resignação conseguiu levar alento e paz de espírito aos condenados prestes a sua última passagem, todos em condições subhumanas e humilhados pelos carrascos da SS. Um santo homem cuja missão foi reconhecida pela igreja.

Ruth167 02/10/2020

Vida de São Maximiliano Kolbe, o mártir da caridade.
Em quase sua totalidade, o livro faz um paralelo com a realidade narrada com os círculos do inferno da alegoria de Dante.
Não é uma bibliografia cronológica, mas conta toda a história de vida através de recordações. Se no momento da morte, a vida passa aos nossos olhos, aqueles que viviam com a constante sombra da morte nos campos de concentração, certamente fariam memória da sua.
Ele possui algumas repetições, mas as descrições são reais e pesadas, me causaram forte impacto na leitura, e nunca mais irei pensar no período da mesma forma.
A vida de São Maximiliano me tocou profundamente, não acredito que alguém possa ter contato com ela, e não se sinta diferente.

"Nosso mundo, não obstante as conquistas da ciência e da técnica, corre o risco de voltar a barbárie. É como um carro, com o motor cada vez mais possante, mas que perdeu a direção, e não consegue manter a estrada, correndo risco de ir ao encontro de um fim mais rápido e mais dramático. Expõe-se ao perigo de padecer por falta de significado, por falta de fraternidade, e por falta de respeito ao homem."

São Maximiliano Maria Kolbe, cavaleiro da Imaculada, Rogai por nós!