Farda Fardão Camisola de Dormir

Farda Fardão Camisola de Dormir Jorge Amado




Resenhas - Farda Fardão Camisola de Dormir


25 encontrados | exibindo 16 a 25
1 | 2


Gabrielle.Ecks 15/01/2021

Humor político
Esse livro definitivamente não é pra mim. É uma eterna briga de direita e esquerda, puxassaquismo e jantares. O livro é bem escrito, mas precisa levar em conta o contexto sócio-histórico em que foi escrito para que faça mais sentido. Tem humor, mas não é pra todo mundo. Eu mesma tive dificuldades de compreender o humor, que como disse, muito político e histórico. A moral da história para mim poderia ser: cuidem dos corações para não morrerem na hora errada.
comentários(0)comente



Antonio Maluco 03/07/2019

Política
O livro mostra a política brasileira mas pode ver a política mundial
comentários(0)comente



Daniel.Simoes 16/01/2019

Um romance de Jorge Amado sobre uma disputa eleitoral na Academia Brasileira de Letras em 1940. Aborda a questão do militarismo, da ditadura, da aproximação do Brasil com o Eixo num momento em que o nazismo dominava a Europa. Mas também fala de paixões, sonhos, poesias, através das amantes do Imortal morto. Mais um romance excelente de Jorge Amado. Devorei em apenas três dias.
comentários(0)comente



Nélio 27/07/2017

É o terceiro livro do autor que leio. E novamente uma ótima leitura. Uma trama ambientada no drama do Estado Novo e na escolha de um novo Imortal para a ABL. Aquele arzinho de conspiração, de rebeldia, de mistério e de muito mais! Senti-me lendo um livro ao melhor estilo do Dan Brawn... Não comparo os autores e nem os livros, mas aquele desejo de saber sempre o que vem à frente. “Vou ler só mais um capítulo...” Adoro!
O bom do estilo de narrativa do autor é que ele não é cansativo. Há ação, emoção, mesmo quando ele entremeia algo da repressão do Estado Novo ou da Segunda Grande Guerra. Para mim, é um autor que cria personagens que são “gente como gente” : há verossimilhança. E para quem gosta de ler, é fácil chegar a esse nível de exigência. Se não há coerência, possibilidade de ocorrer, não leio.
Jorge Amado explora muita coisa do universo humano nesse livro. Agir segundo nossos interesses, por exemplo. E no meio da escolha de um membro para a ABL. Nada de valores literários sendo a principal razão de um voto de imortalidade...
Há um subtítulo da obra que mostra o lado satírico que o autor deixou para nós: “fábula para acender a esperança”. Já que não vou contar detalhes da narrativa, fica a curiosidade do que ele quis dizer com isso. Só digo que ele criticou muito bem a hipocrisia de uma elite...
O livro é de 1979, mas retrata os anos 40. Fiquei pensando se sua (talvez) velada crítica ao militarismo chegou a causar algum tipo de problema para ele...
Amor, família, morte, traição, tramas e dramas... Tudo lá.
comentários(0)comente



Jorge Luís Stocker Jr. 01/03/2017

Um romance bastante atípico dentro da bibliografia do autor. Leve para leitura, porém contundente na sua crítica.
comentários(0)comente



Vivi 30/03/2016

O livro descreve a política dentro da Academia Brasileira de Letras. A campanha para eleger um imortal e depois a campanha para não eleger o mesmo candidato.
comentários(0)comente



z..... 18/11/2015

A obra foge do estilo mais conhecido do autor, marcado pela exaltação da cultura nordestina, principalmente a baiana. A ambientação divide-se entre cidades do Sudeste e Paris, em um romance politizado, como um retrato do contexto da década de quarenta, vendo-se a vida boêmia, o formalismo na vida matrimonial e as disputas políticas crescentes com o desenrolar da guerra, estimulando partidários e opositores. Esse último aspecto se insere em uma inusitada disputa na Academia Brasileira de Letras, numa crítica irônica de valores e propósitos. O autor enriquece esse retrato com sutil referências a fatos e personalidades históricas. Virtudes do romance e seu valor.
Em minha relação com a obra, a leitura não se desenrolou com prazer e achei muito chato o livro. Lembrou a mesma impressão que tive com "O sol também se levanta", do Hemingway. Estava na expectativa de uma história com muito escracho e acidez, talvez pela familiaridade e apego com o estilo consagrado do autor. Pode-se dizer que encontramos nas entrelinhas, mas não tive empatia. Sisudo demais! Monótono. A exposição da época e sua mensagem centralizam tudo, com as personagens identificando e confirmando isso, nada mais a meu ver. Enfim, não gostei, isso só interessa a mim e ponto final.
comentários(0)comente



amoragamora 16/04/2023

Incrível!
Muito interessante o livro! Vale a pena a leitura. Jorge Amado mais uma vez fez uma obra interessantíssima.
comentários(0)comente



George Facundo 14/11/2011

Gostei muito do livro. Ao contrário da densidade dos personagens de outras obras do autor, esta na verdade é uma divertida obra que tem por principal foco a Academia Brasileira de Letras. Tipo, eu realmente gosto do estilo clássico do Jorge Amado. Mas de fato, toda obra desse autor é indispensável. Então, vc certamente vai gostar desta obra. Enfim, não vou entrar em detalhes desse livro pq faz muito tempo que eu li ele. E eu poderia dar uma de entendido aqui, pesquisar rapidamente na wikpédia (coisa que vc pode fazer tranquilamente) e encher linguiça aqui. Mas uma coisa eu digo, lembro da sensação quando eu li ele, e lembro de ter gostado bastante. Enfim, se vc já conhece a obra do Jorge Amado com certeza vai gostar. Agora, se vc ainda não conhece, começe por outros livros como Gabriela, Tieta, Capitães de Areia, etc...
comentários(0)comente



nel 08/12/2009

Atual, apesar do tempo...
Acabei de reler. Deve ser a 3ª leitura. Não é dos mais famosos de Jorge Amado, mas este livro consegue recriar os meandros de uma eleição para a Academia Brasileira de Letras. Temos o direito de trocar a ABL por Senado Federal, Câmara de Deputados, Câmara de Vereadores... As mesuras do general e coronel, as bajulações, as falsas intenções de todos os envolvidos na eleição criam um clima de sarcasmo inigualável. Só um autor como Jorge Amado para construir detalhes tão precisos e que tanto prendem a atenção do leitor.
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 16 a 25
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR