Os Estabelecidos e os Outsiders

Os Estabelecidos e os Outsiders Norbert Elias

Resenhas - Os Estabelecidos e os Outsiders

deia 06/04/2024

Estudo de facul, mores
Eu esperava que talvez o livro fosse ser interessante mas conseguiu superar minhas expectativas.
Todo o estudo sobre como que a diferença de status social não envolve só dinheiro, mas também as crenças e valores que a sociedade mais antiga já possui, o pertencimento entre os diferentes núcleos sociais, a falta de apoio e estabilidade que os grupos sociais sofrem dependendo dessa ausência de pertencimento, como os indivíduos que vem antes influenciam no modo de vida dos que chegarão depois, como os julgamentos que uma classe cria da outra interfere no futuro das mesmas, como os julgamentos criados sobre cada grupo é passado de geração em geração e consegue perpetuar a segregação dos grupos, e como a sociedade mais organizada e mais bem estruturada de seus valores e padrões consegue permanecer erguida, enquanto a outra não tem nenhum tipo de controle pela falta de união social.
Achei muito interessante entender que a diferença entre núcleos de indivíduos vai muito além de uma só diferença salarial ou diferença de localidade. Tem muito mais a ver com a pressão coletiva e como essa pressão foi estabelecida através de vários outros conceitos pré-estabelecidos.

Danilo.Milev 25/12/2022

Sou apaixonado nesse livro do Norbert Elias, e acho ele muito atual e que explica muito das relações entre nacionais e imigrantes quando estudamos sobre imigração, vale muito a pena.

Adriana 14/09/2021

"Não se pode aplicar à valoração das maiorias como sociologicamente mais mais significativas do que as minorias"