Cânticos

Cecília Meireles

Resenhas - Cânticos

Valtean1 18/09/2021

Cecília é a maioral!
São 26 poemas que eu faria (e farei) a leitura todos os dias de tão bom.
Aqui Cecília nos entrega um livro curto, mas muito marcante. São poemas sublimes e de alto conhecimento de si, de nós, da vida.
Cecília é Cecília e isto basta, a mulher é gigante.

TalesVR 21/02/2024

Sê a árvore que floresce, que frutifica
Não faças de ti
Um sonho a realizar.
Vai.

Sem caminho marcado.
Tu és o de todos os caminhos.
Sê apenas uma presença.
Invisível presença silenciosa.

Todas as coisas esperam a luz.
Sem dizerem que a esperam,
Sem saberem que existe.

Todas as coisas esperarão por ti,
Sem te falarem.
Sem lhes falares.

Dalvinha 04/01/2010

É o que de mais lindo e sublime eu já li, são versos que falaram direto com a minha alma e a fizeram entender o que é a liberdade.

Alexandre 12/11/2022

Cecília
Os poemas e ou poesias são grandes canais para a reflexão sobre a criatividade, reflexão e transcendência das coisas comuns.

Luciano Rosa 25/05/2021

Obra magnífica
Cânticos fáceis de ler e compreender. Uma resposta para muitas dúvidas que temos em nossas vidas.

Claudia.Lessa 07/11/2020

Sabedoria em poesia
Muito muito bom. Perfeito e para a vida toda! Cada vez que se lê, uma nova descoberta.

Marcos Jr 27/04/2021

A poesia é a mais sublime e discreta das artes, Cecília combina filosofia e arte em escritos magestosos, mas quantas escolas no Brasil levam seu nome?

Maiiviss 08/05/2022

O peso de cada palavra é ideal
Lendo esse livro de poemas me senti descobrindo a Cecília e me descobrindo junto... Cada poema com a sua reflexão, algo muito pessoal e incrível. Uma leitura de enriquecer a alma.

MARCELA PANDA 19/02/2020

Simplesmente maravilhoso...?
Primeiro livro que li da Cecília e simplesmente amei...Além dos livros da Paula Pimenta,eu simplesmente me indentifiquei muito com esses poemas da Cecília....
São lindos e sensíveis ao mesmo tempo,nunca pensei q fosse encontrar uma autora no qual me identificaria tanto;essa literatura sutil dela me fez voltar na época em que eu era aquela garotinha "apaixonadinha" pelo crush...Ai ai...Hoje eu tenho 18 anos e sou apaixonada pelo meu namorado q está comigo ja faz 2 anos e 4 meses...?
É claro que não tanto pq hoje digamos que eu me amo mais,passei a me aceitar de uma forma que eu nunca pensei q fosse...Obrigado por né fazerem relembrar coisas tão importantes q vive durante minha adolescência,Cecília Meireles...
Luis.Henrique 19/02/2020minha estante
Eu também te amo mon amour... Cecília Meireles, ela escrevia com a aura e com o coração, sempre fui apaixonado pelos livros dela... convido a ti a sensibilidade profunda dos olhos pois aquele que vê, vê com os olhos de Cecília Meireles...

Gab 27/06/2023

Não faças de ti
Um sonho a realizar.
Vai.
Sem caminho marcado.
Tu és o de todos os caminhos.
Sê apenas uma presença.
Invisível presença silenciosa.
Todas as coisas esperam a luz,
Sem dizerem que a esperam.
Sem saberes que existe.
Todas as coisas esperarão por ti.
Sem te falarem.
Sem lhe falarem.

vai na fé que teu caminho tá trilhado já ;)

Clara 05/06/2023

Avassaladoramente, Cecília Meireles
Eu lembro perfeitamente, quando criança, de sempre entrar em um pequeno depósito na minha casa, onde vários livros eram guardados. Tenho uma irmã mais nova que, na época, possuía um fascínio mórbido em riscar qualquer livro que encontra-se. Na verdade, ela era proibida de entrar lá justamente por isso, mas novos livros continuavam aparecendo riscados.

Provavelmente, pelo capricho de uma garotinha de sete anos em não ficar com os livros que sua irmã já tinha vandalizado, me agarrei ao livro de Cânticos da Cecília, eu não entendia nada. Mas sempre que eu voltava era ele que me chamava. Com o tempo deixou de ser pura extravagância e curiosidade com o fato de minha irmã, possivelmente, não ter gostado da capa do livro e tê-lo poupado. As palavras dele, mesmo em minha completa ignorância, me fascinaram; houve uma mudança, algo como escreveu Clarice: "era uma mulher com seu amante.".

Ainda me sinto assim com esse livro. Hoje, ele me é, ao mesmo tempo, tão esclarecedor quanto também uma incógnita e eu percebo nas minhas muitas divagações, que aquela criança, a parte imortal e eterna dela, já entedia que aquelas linhas estavam sussurrando as verdades que tanto tempo depois sua alma ansiariam em deslumbrar. Aquela criança, que já entendia que estava cercada por prisões de pedra que a sufocavam, e também foi aquela criança que teve os primeiros vislumbres de algo cantando dentre si, mas o seu corpo tão mortal e sensível necessitava externar - do contrário de apenas vivenciar. E por ser mortal e sensível não conseguia.

A angústia e necessidade de fazer o outro entender que há um entendimento mútuo, que suas dores e histórias foram passadas e interceptadas corretamente. Hoje penso que é disso que a Cecília falava, sobre como nosso corpo precisa se fazer entender, de se ligar ao outro. Mas como Cecília também escreve tão lindamente: " é a tua eternidade... É a eternidade. És tu.". Somos todos parte do mesmo infinito.

Sempre acabo voltando para esse livro, tanto quanto aquela menina em busca de amparo para seu fascínio. Mas agora no rastro de calmaria depois de ler textos avassaladores, ou quando meia hora é gasta encarando a mesma pintura com o peito apertado, ou quando lágrimas escorrem pelo rosto ao ouvir uma música ou no silêncio de um quarto sem motivo aparente. Nesses momentos, eu me calo completamente e não mexo um músculo, porque eu quero, quero tentar escutar a música - ou silêncio!? - que jaz dentro deste ser.

Penso que todo mundo deveria ler Cecília Meireles.

Nicole.Coelho 26/11/2021

cânticos
li e reli e reli de novo, mas mesmo assim eu sei que não compreendi plenamente. A sensação de ler foi única, cada poema se conectou de uma maneira diferente comigo. Me senti abraçada.

bella 30/04/2021

Um olhar sobre: a poesia de Cecília Meireles
insta: @atocadaraposa

Seguindo meu projeto #LeiaPoesia, esta semana li Cecília! Cecília Meireles escreveu à mão sua última obra poética "Cânticos", a qual foi publicada postumamente. A edição que tenho da editora Moderna, contém as ilustrações, o manuscrito da autora quando escreveu tais poesias. ​

​A autora faleceu em 1964 e recebeu, post mortem, o Prêmio Machado de Assis da Acadêmia Brasileira de Letras, pela sua extensa obra em poesia e prosa.

Novamente, afirmo aqui que não pretendo fazer nenhuma avaliação sobre a obra de Cecília, apenas dar meu "olhar" sobre o que li. Após ler tudo, me entristeci por ter começado a lê-la pela sua última obra escrita, prefereria ter começado por outra, para conhecer melhor a autora. De qualquer forma, gostei de "Cânticos", são poesias curtas mas com muitas possíveis interpretações, pelo que interpretei parece que a autora gira bastante em torno dos temas: vida, morte, fé e Deus.

Gostei de algumas de suas poesias em especial, admito que nenhuma se tornou uma das minhas preferidas da vida mas, pretendo ler muito mais Cecília.

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

Usagi a coelha 14/07/2022

Sei lá.
So li porque ganhei. Não sou apreciadora de poemas e confesso que a sua grande maioria eu não entendi nada.