Em Busca da Idade Média

Thalia Bastos 21/02/2015minha estante
Tem na UFC *---*

Heitor 06/01/2012

Uma esperança medieval
Jacques Le Goff, um dos mais respeitaveis historiadores e especialista no estudo medieval, nos convida aparti desse livro a entender e a degustar uma "sua" idade media diferente da visão hollywoodiana e mais clara e humana do que pensavam os renacentista e estudiosos séculos posteriores.
Le Goff nos apresenta de uma maneira muito facil e aberta que uma idade media viva e "colorida" e sua herança que permanece na cultura europeia, ele ainda acrecenta de maneira bem forte que existiu sim um humanismo medieval e que durante o decorre da Idade media, hoveram varios renacimentos e que esse renacimentos não foram o motivo da derrocada do pensamento medieval, que segundo o autor só ocorreu no século XVIII, o seculo das luzes.Na minha opinião esses "acumulos" de renacimentos e a evolução do comecio no século XII contribui de maneira desastrosa para o fim da idade media já no século XVI com a reforma luterana e a Revolução Gloriosa na Inglaterra diferente do que pensa o autor.

Mas "A busca da Idade Media" de Le Goff , por meio de suas incontaveis fontes , é uma leitura mais que recomendavel para que tem interrese, pois ele nos apesentada de maneira extraordinaria uma idade media ativa e viva, uma idade media que não tão obscura, uma idade media esperançosa.

Letícia 31/12/2010

Como prometido, o livro desfaz muitos preconceitos que temos em relação à Idade Média e Le Goff mostra como ela é feita de vários "pequenos renascimentos", não sendo um período de forma algum estático.