100 autores que mudaram a história do mundo

100 autores que mudaram a história do mundo Jacques Delors

Resenhas - 100 autores que mudaram a história do mundo

Romeu Felix 28/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"100 autores que mudaram a história do mundo", escrito por Jacques Delors e publicado em 2002, é um livro que apresenta uma seleção de 100 autores que tiveram um impacto significativo no curso da história mundial. Nesta obra, Delors destaca a importância e a influência desses autores em diversos campos, como a filosofia, a política, a ciência, a literatura, entre outros.

Resumo do conteúdo:
O livro está organizado em uma lista de 100 autores, cada um com um capítulo dedicado a sua vida, obras e contribuições para a história do mundo. A seleção abrange um amplo espectro de épocas e áreas de conhecimento, proporcionando uma visão abrangente das personalidades que moldaram a cultura e o pensamento humano.

Cada capítulo segue uma estrutura semelhante, abordando os seguintes aspectos:

Biografia e contexto histórico: Delors apresenta uma breve biografia do autor, fornecendo informações sobre sua vida, época em que viveu e contexto histórico em que suas obras foram produzidas.

Obras e contribuições: O autor explora as obras mais importantes e influentes do autor, destacando suas contribuições específicas para o campo em que atuou. São discutidos os principais conceitos, ideias e teorias desenvolvidos pelo autor.

Impacto e legado: Delors analisa o impacto das ideias do autor em seu tempo e posteriormente. Ele explora como essas ideias influenciaram outros pensadores, movimentos sociais, transformações políticas ou avanços científicos, contribuindo para mudanças significativas na história mundial.

Conclusão:
"100 autores que mudaram a história do mundo" de Jacques Delors, publicado em 2002, é um livro que apresenta uma seleção cuidadosa de 100 autores que tiveram um impacto duradouro na história mundial. Com 226 páginas e escrito em português, o autor nos conduz por uma viagem pela vida, obras e contribuições desses autores notáveis. Delors destaca como esses autores, por meio de suas ideias e trabalhos, moldaram o pensamento humano e influenciaram a cultura, a política, a ciência e a literatura. O livro oferece uma visão panorâmica da história intelectual e cultural, permitindo aos leitores compreender a importância desses autores e seu legado duradouro. Com uma abordagem acessível e informativa, "100 autores que mudaram a história do mundo" é uma leitura recomendada para aqueles interessados em explorar as figuras que tiveram um impacto significativo na formação do mundo em que vivemos.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Eduardo 23/01/2010

Mééé
Achei bem ruim, sabe? perfis básicos, com alguns dados biográficos: muitas datas, muitos nomes de obras, e nada muito além disso. Também senti a falta de alguns brasileiros que eu queria ver na lista. Também não gostei da parte final, que contém alguns autores contemporâneos bem mais-ou-menos, em detrimento de autores bem melhores. Eu sei, eu sei, essas obras com essa proposta - fazer uma lista - sempre geram e gerarão as polêmicas de quem falta ou quem sobra, além de inevitavelmente acabarem desatualizadas. Mas enfim, gostei não, nego.
Thara 23/01/2010minha estante
É, eu não espero muito de lista assim.

Marcelo 15/03/2009

CLÁSSICOS E BEST-SELLERS
O legado literário da raça humana é, sem dúvida, um dos maiores tesouros que possuímos. É impressionante como o olho treinado consegue enxergar no cotidiano situações vividas por personagens homéricos ou camonianos, talvez pelo fato de esses personagens serem a síntese dos conflitos humanos, que conseguem transpor as barreiras do tempo e do espaço.

Em seu livro 100 Autores que mudaram a História do Mundo, Christine Perkins apresenta um panorama da literatura mundial, desde a Grécia de Homero até a contemporaneidade de Stephen King, através de breves biografias daqueles que, segundo a autora, são considerados escritores e poetas que tiveram um grande significado na história da humanidade. Trata-se de uma rápida excursão pelos diversos movimentos literários ocidentais, embora haja alguns capítulos destinados a autores orientais, como o poeta chinês Li Po e o poeta e astrônomo persa Omar Khayyam.

Longe da pretensão de transformar seu livro em uma espécie de cânone, como fez Harold Bloom, Christine deixa claro, já na introdução, que, embora haja em sua lista nomes de peso como William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Fernando Pessoa, vários autores de igual valor dentro de seu período, não foram incluídos em sua coletânea. Entretanto, a autora lembra que o objetivo maior de seu livro é celebrar a riqueza e a diversidade do legado da literatura mundial: daí se ter autores clássicos lado a lado com aqueles que produzem literatura de mercado.

100 Autores que mudaram a História do Mundo pode ser visto por alguns leitores como um livro subjetivo e tendencioso, mas ele é certamente uma fonte rápida e séria de consulta e um ponto de partida para os que querem se aprofundar mais nos estudos literários.