Ao pé da escada

Ao pé da escada Lorrie Moore

Resenhas - Ao pé da escada

Evellyn.Souza 26/02/2022

Nao consegui gostar, demorei horrores pra terminar pois não conseguia ler, muito digrido, não sei, talvez outras leituras.

@biaentreleituras 01/04/2016

Tassie Keltijin é uma jovem universitária de 20 anos, sempre viveu em sua fazenda, isolada do mundo. Muito ingênua para a sua idade mas cheia de grandes ideias, é apaixonada por literatura, filosofia e música. A jovem precisa de emprego e após enviar muitos currículos é chamada para uma entrevista como babá. Ao chegar no local, surpreende-se quando Sarah (sua futura patroa) lhe diz que ainda não tem um bebê mas que está adotando e por isso já quer deixar tudo pronto para a chegada do novo integrante da família.

Sarah gostou da jovem e decidiu contratá-la, ainda no mesmo dia ligou pedindo que na manhã seguinte Tassie fosse com ela e com o marido, em uma entrevista de adoção, precisava causar boa impressão e levar a babá daria um ar de confiança e de que seriam pais responsáveis. Na entrevista, uma representante de uma agência intermediaria a reunião entre a mãe biológica e a pretendente para a adoção. Tassie presenciou duas reuniões, com mães diferentes, até que eles pudessem assinar os papéis para adoção de uma linda menininha negra. No entanto, Sarah e Edward (marido dela) eram brancos e a decisão de adotar uma criança negra, não seriam bem vista ou bem interpretada por todos.

Após uma grande burocracia, o casal leva a pequena Mary-Emma para casa como pais adotivos provisórios, ainda precisariam ficar um período em experiência até que fossem a família adotiva definitiva. Sarah é dona de um restaurante e passa a maior parte do tempo no trabalho, Edward é um advogado que pouco fica em casa. A relação entre o casal não é das melhores e é nítido que existe algo de errado entre eles.

Tassie é quem passa a maior parte do tempo com Mary-Emma e elas acabam se apegando demais. A babá logo passa a cuidar da pequena como se fosse sua própria filha, ensinando e criando da maneira como achava melhor. Por ser uma criança negra em um bairro de gente branca, Mary-Emma sofre muitos insultos e é vítima constante de racismo, mesmo que ainda não entenda.

Enquanto se divide entre os estudos e os cuidados com Mary-Emma, Tassie começa um relacionamento com um jovem que se diz brasileiro e a ensina português (que está mais para portunhol) e bebê que está na fase de começar a falar, também aprende algumas palavras.

Quando tudo parecia bem, algo que nos corta o coração acontece. Um segredo chocante e obscuro de seus patrões é jogado em cima de Tassie e, paralelamente, uma grande mudança chega causando um sofrimento sem fim.

Leia a resenha completa no blog> http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/03/resenha-ao-pe-da-escada.html

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

André Carvalho 26/07/2023

Coming of age desconstruído
Que surpresa imensa esse livro. Aqui a escritora transforma a vida simples de uma garota indo pra faculdade e conseguindo emprego de babá em uma viagem épica na mente humana. A história é bem simples e cotidiana, mas o que é incrível são as descrições e análises de pequenas coisas da vida da Tassie. O livro é escrito com um tom de ironia e cinismo muito grande, me peguei rindo o tempo inteiro. É um livro muito criativo e único sobre a passagem dessa garota para o início da vida adulta. Foi indicação daquela lista 1001 livros para ler antes de morrer, e amei esse estilo inesperado e criativo de Lorrie Moore. Agora eu que lide com uma ressaca após esse livro.

Bruna 26/06/2023

Não leiam
Péssimo
Perca de tempo
Não vale o tempo perdido
Não sei pq não abandonei
Foi uma tortura
Da sono
Enfadonho.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/01/2024

O prazer da leitura de mais este livro de Lorrie Moore uma das grandes narradoras comtemporâneas não advém apenas do painel complexo , denso e crítico que ela traça dos EUA, mas também da maneira inteligente como o faz a cada frase , nas suas metáforas e entrelinhas cravadas de um humor a um só tempo sutil e caustico

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501090270