Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Olivia 02/01/2011

O realismo é fascinante mesmo!

Hildeberto 07/10/2010

Um menino em busca de amadurecimento
Mais um dos livros indicados para o vestibular 2011 da UFPB, e mais um livro maravilhoso. Casa de pensão é um romance brasileiro por exelencia e qualidade. Em qualquer lista de grandes livros de nossa literatura, Casa de Pensão merece estar presente.

O livro, realista/naturalista em sua essência, aborda a história de Amancio, um jovem maranhese que vai estudar na corte do Rio, em busca de aventuras, e acaba tendo experiencias que vão o moldando. Baseado em fatos reais, o ponto forte do livro é a narrativa: fluída e clara, lembra muito as atuais telenovelas, pois em cada capítulo uma tensão é criada para que no próximo ela seja resolvida. É impossivel não comparar a obra com os atuais folhetins, pois se ve no começo a caracterização dos personagens, no meio os planos e intrigas, e no final o ápice, o climax.

Além de todas as qualidades técnicas de escrita, o livro de Aluísio Azevedo também é magnífico no tema da história. O autor aborda no seu escrito a familia, o interesse, personalidade, influência do ambiente nas pessoas, comportamento, colegas, etc.

Mas o que me marcou no livro foi o enredo. Pois em muitas situações, eu que também estudo fora de casa, me vi em Amancio. O comportamento dos personagens secudários é de uma sabedoria, você pode encontrar um Dr. Tavares ou Larbentosa em cada esquina. Os desejos carnaisjuvenis, a relação com os estudos, as saudades da mãe, expectativas da vida de estudante, por tudo isso o livro me fascinou e se tornou um dos meus favoritos.

É um livro indicado para todos acima de quinze anos (e com certa maturidade, pois sua leitura só será aproveitada por uma pessoa mais ou menos madura) que busquem uma boa narrativa e que retrate bem a nossa realidade brasileira. Mas principalmete para adolescentes homens que estejam em busca de amadurencimento, porque para estes últimos há importates lições a se tirá com o livro. Quem me derá te-lo lido com os meus 15/ 16 anos.

Matheus 12/07/2010

Crítica a sociedade
Acho que, se não fosse pela escola, não leria esse livro. Após ler, acabei me surpreendendo. A história é boa e gostei da forma que Aluísio Azevedo narrou a narrou, pois nunca tinha lido um livro dele até o momento.

Com uma história simples e com várias críticas a sociedade em que vivemos, ao caráter das pessoas, o livro narra uma teia de mentiras e trapaças que o ser humano é capaz de fazer para conseguir aquilo que mais deseja, passando até por cima de outras.

É um livro que recomendo aos fãs da literatura brasileira, e até para aqueles que não gostam ou nunca tiveram a oportunidade de ler. Vale a pena.
Mayra Dias 30/09/2010minha estante
Ah, vou incluí-lo em minha lista de leituras.
^^

Roseli Camargo 24/11/2010minha estante
Achei legal a resenha, mas se é tão legal e vale a pena, pq duas estrelas ?( regular )

Maleno Maia 27/11/2017minha estante
O livro é bom sim, mas por que só duas estrelas?

Allan Rodrigues Lima 11/12/2017minha estante
Só duas estrelas?

José Laerton 21/07/2009

Obra prima de Aluiso Azevedo, com uma história envolvente, o livro faz uma crítica aos valores morais da sociedade.

Sudan 11/07/2009

Casa de pensão
Casa de Pensão, escrito em 1884, juntamente com O Cortiço são consideradas sua obras - primas. Ambas descrevem a vida nas pensões chamadas familiares, onde se hospedavam jovens que vinham do interior para estudar na capital. Aluísio Azevedo foi fundador da Academia Brasileira de Letras.

cleitonlima 11/06/2009

Uma das melhores tramas
Casa de Pensão é uma das melhores tramas de Aluísio Azevedo. Cheia de emoção e de verdade. Excelente.