Casa de pensão

Casa de pensão Aluísio Azevedo




Resenhas - Casa de pensão


188 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


maria12825 14/03/2021

No momento não leria se não fosse a escola...
É um bom exemplo do naturalismo que estava rodeando a literatura da época, mas eu não gostei do amancio( personagem principal) o que fez o livro ser bem demorado de ler.
O jeito que o autor descreve a cena, exagera nos detalhes parece legal mas em alguns momentos é desinteressante.
comentários(0)comente



Janara 08/03/2021

Casa de Pensão
A história retrata a trajetória de um menino que saiu do Maranhão para estudar na Corte, demonstrando as motivos, decisões e até aspectos psicológicos que o levaram até ali.
O narrador coloca diversos pontos de vista no enredo, o que nos deixa ciente da armadilha para qual Amâncio caminha, envolvendo o leitor na história e fazendo com que seja impossível largar o livro.
Na minha opinião, a história pode ser comparada com Quincas Borba de Machado de Assis, já que também tem como uma das tramas a ingenuidade de um indivíduo do ?interior? que resolve fazer a vida na Corte.
No entanto, a escrita de Aluísio Azevedo é mais concisa e com referências mais práticas que a de Machado, tornando, na minha visão, a leitura mais fácil e mais fluída.
Por fim, gostaria de parabenizar a edição da Editora Principis, que trouxe notas de rodapé úteis e práticas, e, principalmente, em todos os momentos necessários.
comentários(0)comente



rayssagurjao 02/03/2021

Literatura brasileira e...
O livro A Casa de Pensão de Aluísio Azevedo é descritivo e tem muito da época em que foi escrito, é angustiante e possui um final doloroso tratando em grande parte da sociedade e de até onde se vai para conquistar algo, assim como que o jogo vira fácil em relação a dinheiro ou defesas, uma vez que as pessoas esquecem rápido das coisas que acontecem e se voltam pra algo mais vantajoso.

A narrativa nos faz pensar e questionar sobre a sociedade, a hipocrisia e também sobre nossas posturas e o que realmente vale a pena, ou seja até que ponto ir por um objetivo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
@PinkLemonade 21/02/2021minha estante
Caio revoltz. Hahaha. Sobre a ausência de descrição de paisagens "bonitas", não é essa exatamente o propósito da escola da época? Mostrar um local que "espelhe" a própria bestialidade do homem?


caio.lobo. 21/02/2021minha estante
Achei a construção artificial por conta de parágrafos inteiros descrevendo garrafas quebradas, vômitos pisados, gente caída, paredes descascando. Acho que o autor erra querer mostrar a parte não civilizada do ser humano com objetos que são característicos da civilização decadente, faltou as descrições sensuais, e mesmo sexualizada, ainda assim bela como em O Cortiço. No geral ficou feia a descrição, meio ao estilo Lovecraft, sendo que Shakespeare mostrou o mais animalesco do ser humano de forma surpreendentemente fascinante de uma cena de canibalismo em Titus andronicus.


@PinkLemonade 22/02/2021minha estante
Hmm..
Entendi




Gah Hy 16/02/2021

Chato e cansativo
Li por obrigação, o que não necessariamente significava ser ruim, mas foi. Um livro chato, maçante, não acontece nada e o Amâncio é um insuportável trouxa no último. Além do fato que a história não te prende, não te cativa ( muito menos os personagens ) e de forma alguma te faz ter outro sentimento além de tédio.
comentários(0)comente



Lu 02/02/2021

Boa
Não é um dos meus favoritos, mas continuei por curiosidade em saber o final
comentários(0)comente



Monique 27/01/2021

Segunda vez que leio e agora me decepcionei. História detalha demais, até 90% do livro tudo acontece se arrastando, e no final tudo é corrido. Edição TERRÍVEL, precisei ler abrindo muito pouco o livro senão ia amassar a capa. Letras minúsculas e folha branca péssima. Só não dou nota zero porque tenho dó.
comentários(0)comente



Bruno.Vargas 13/01/2021

Casa de Pensão do naturalista Aluísio Azevedo.
Há tempos querendo ler uma literatura clássica Brasileira, dessas ainda do século XIX. E comparar ao tempo que lia para o vestibular há 10 anos. Nessa aventura, a sensação latente de como é mais gostosa a leitura quando ela não é sucedida de um processo seletivo. Hahaa

Sem mais delongas, um livro que me deixou boquiaberto e que tenha talvez um dos finais mais amargos com que me deparei. Apesar de altamente descritivo, com uma linguagem fluida que prende a atenção. Palavras mais dificeis..digamos assim em desuso, dum português mais antigo, fácil e rapidamente resolvidas com o dicionário do próprio Kindle...então muitos aprendizados!!??

Tomando devido cuidados com spoilers a partir de agora, mas...

Um livro que mexe inteiramente com suas emoções e opiniões a cerca dos personagens nos pondo o questionamento: até que ponto confiar no outro, quando a sede pelo dinheiro abastado é a diretriz de uma história?

Parece que não tem personagem que se salva a não ser o seio familiar da protagonista / antagonista, mas aquele seio, que em sua infância, também guarda sua culpa pelo filho que se resultou de uma criação dura vinda do pai, mas super acarinhada pela figura materna - o símbolo mais lindo e verdadeiro da história, mas um porto seguro que chega a fragilizar a personagem.

O autor tece características mil sobre as personagens, que por hora pode ser cansativo, mas são descrições fundamentais para familiarizarmos com seu caráter, e os porquês do mesmo. O leitor se apropria de vários sentimentos provocados durante a leitura.

E aí, já leu? O que achou? Adoraria um papo pra aprofundar mais na leitura! :D
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rocier 20/12/2020

É bom
É um bom exemplar do realismo-naturalismo o autor sabe fazer isso muito bem no livro. Eu gostei apesar de algumas coisas serem meio desconexas, contudo é uma leitura que vale muito a pena, ainda mais se quiser saber sobre o estilo literário que estava começando na época.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria3427 19/11/2020

Um excelente retrato de costumes
Casa de pensão narra a história de Amâncio. Jovem que saiu do Maranhão para a corte a fim de estudar medicina. É um romance de tipos, em que encontramos diversas caricaturas da sociedade urbana no século XVIII. Todos os personagens são muito bem trabalhados e desenvolvidos, inclusive muitas das situações que ocorriam antes continuam se perpetuando hoje em dia, de diferentes formas.
Eu amei a história, apesar do ranço pelo personagem principal. E me vi dando boas gargalhadas com a narrativa, justamente em momentos que podemos perceber a verossimilhança com fatos do nosso próprio cotidiano.
Dei 4 estrelas apenas pelo final, achei abrupto e mal desenvolvido. No entanto, toda a construção do enredo nos garante uma excelente experiência de leitura. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Ricardo José 18/11/2020

Casa de pensão
Livro clássico do naturalismo, contém mais palavras desconhecidas que a quantidade de ciladas que o personagem principal entra.
comentários(0)comente



188 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR