Casa de pensão

Casa de pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Girassor 16/10/2020

Uma verdadeira crítica à sociedade!
É incrível que mesmo sabendo do desfecho da história, a leitura é muito cativante, apesar de complexa.
Uma crítica à sociedade muito bem feita, sobre diferentes perspectivas. Durante a leitura, fui me apegando e desapegando dos personagens, mas a personagem que mais que emocionou foi D. Ângela, mãe de Amancio, que sofre por todas as consequências do filho.
É triste saber que apesar da ficção criada no livro, a história é real, e ainda, infelizmente, continua a representar a nossa realidade.

Yuririn 15/10/2020

E quem esperava por esse final?! A história, mesmo sendo baseada em fatos reais, é contada de tal maneira que nao deixa de apresentar críticas às mentes influenciáveis por relatos duvidosos, as quais ora estao a favor ora contra alguém. As descriçoes da convivência na casa de pensao e de certas caracteristicas das personagens fazem-nas serem vívidas para o leitor (principalmente em relacao ao doente hospedado na pensao °-°)e a descricao da criaçao de Amâncio tambem contribui para que o leitor nao perca o interesse na história e se veja conduzido a chegar em tal final surpreendente.

pam.ggs 10/10/2020

Obrigação escolar que me proporcionou uma experiência maravilhosa
Talvez meu gosto pela psicologia tenha influenciado minha opinião sobre a obra. Aluísio, como um exímio representante do naturalismo, nos trás eventos do cotidiano por dentro da cabeça de alguém talvez não tão moral como esperaríamos de um protagonista. Com críticas sobre a sociedade daquele período - onde muitas ainda se encaixam atualmente -, apresentando a evolução do psicólogos dos personagens nos mostrando até onde a mentalidade humana chega.

Angie 07/10/2020

Uma leitura agradável porém um pouco arrastada e pedante em alguns pontos, uma característica da época em que foi escrito. Como sempre muito bem escrito, Aluízio tem um dom com as palavras.

Isabela 03/10/2020

Interessante mas cansativo
Ao ler esse livro achei interessante a dinâmica do jogo de interesses, mostrando que ninguém é santo. Achei o final surpreendente e entendi um pouco das raízes da cultura do estupro no Brasil. Porém, a experiência de leitura foi muito ruim porque não me prendia na história e, como fui obrigada a ler, ficou mil vezes pior.

Mp28Rangel 09/08/2020

Excelente obra clássica!!!
Gostei muito deste livro! Acho que me identifiquei mais, principalmente, porque passo por determinados lugares onde o autor narra a história. Isso me faz imaginar aquelas ruas e casas que passo em frente, como se estivessem naquele mesmo tempo da narrativa do livro. :)
É uma obra incrível e muito bem escrita.
Clássico da literatura nacional.
Super indico!!! :o)

Neto 12/07/2020

amei demais, amo livros do naturalismo, o aluísio constrói muito bem os personagens

Tainara 28/06/2020

O livro é razoável, não teria lido ele se a escola não tivesse pedido, mta parte desnecessária e enrolada. O final salva um pouco ja que é mt inesperado e chocante.

JuliaIorio 19/06/2020

O livro tem leitura bastante cansativa e eu não exagero ao dizer isso. Contudo, ao longo da extensa história você se torna mais próxima do personagem principal, sente pena, sente vontade de esganar, ri de suas atitudes... Um carrosel de emoções. Agora, falando do final desse livro UAU, o Aluísio Azevedo criou o plot twist! Por mais que eu tenha pessoalmente me desafiado a terminar o livro, posso dizer que valeu a pena. Muitos podem pensar quejá era previsível, mas eu achei ótimo.

Eric.Farias 29/05/2020

Livro UFPR 2020/2019
Livro da fase literária Realismo Naturalismo. Ideal para pessoas que gostam de um livro bem detalhado, característico dessa fase. Gostei bastante do livro, só não gostei mais pois já sabia a história, na qual tem uma trama cheia de emoções, do ódio ao amor. Livro de 1884 retrata bem as coisas vividas naquela época, por ricos e por pobres, grande presença de escravidão .Livro com linguagem um pouco rebuscada que as vezes necessita de um dicionário, recomendável não ficar alguns dias sem ler pq é possivel abandonar o livro kkk

Paizinha 13/04/2020

Aluízio Azevedo descreve nessa obra realista-naturalista a vida numa casa de pensão "familiar", onde se hospeda o protagonista, vindo do Maranhão estudar no Rio de Janeiro.

Naquela vida comunitária, histórias se encontram e se desencontram, carregadas por tipos caricaturais hipócritas, interesseiros, desonestos...

Adicione a isso um protagonista provinciano que, imbuído do pensamento burguês da época, não buscava uma profissão, posto ser rico; queria, por vaidade e status, um anel de doutor no dedo.

Lannah 26/03/2020

Não esperava muito de uma leitura obrigatória mas até que foi razoável. Entretanto, fiquei um pouco irritada com muitas atitudes dos personagens durante o livro.

Toni Siqueira 31/12/2019

Casa de Pensão
Aluízio de Azevedo repete nesta obra o mesmo enredo de o Cortiço, narra acontecimentos da Rio de Janeiro de fins do século XIX no ponto de vista determinasta.