Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Mylenarg 10/04/2021

Muito bom!
Aah! Sou apaixonada pela escrita do Aluízio Azevedo, e como ele nos envolve em sua trama. A Casa de Pensão conta a história de um jovem maranhense, chamado Amancio que vai para o Rio de Janeiro para cursar medicina. Nesse livro, você rir, você fica com raiva, você fica triste.. mas é muito divertido!
Com um final bem surpreendente e nada previsível!
Super recomendo!

Marcos Nandi 19/04/2021

Trágico!
Amâncio vai de Maranhão para corte (RJ) estudar medicina, mas no fundo queria farrear. Odiava o pai, amava muito a mãe. Odiava o professor de sua infância. Fez seus estudos na marra. Até os 14 anos viveu igual um pândego.

Ao chegar no Rio de Janeiro, se hospeda na casa de um conhecido de sua família e conhece João Coqueiro que órfão de pai e mãe e pobre, refugia -se com sua irmã (Amélia) na casa de uma viúva francesa, que acaba se tornando sua esposa e juntos construíram uma casa de pensão. Lá, vai tentar seduzir Amâncio a casar com Amélia...mas os planos não saem como planejado.

Um livro sobre ambição, crescer na vida a todo custo e sobre aparências. Muito bom!.

nat 16/06/2021

casa de pensão
li por ser livro de vestibular mas gente que final é esse, que babado, recomendo só pelo plot twist

Corujinha_de_alga 02/06/2023

"Desconfia de todo aquele que se arreceia da verdade."
Por ser um livro com palavras mais formais, a leitura acaba por ser lenta e às vezes maçante, mas até que vale apena. O final do livro, gente que final foi esse? Fiquei com pena de Angela, perdeu as duas pessoas que amava de uma hora para outra.

Ana Morais 02/05/2022

Recomendo
Embora seja um livro clássico e com uma linguagem rebuscada, não achei ruim lê-lo. Me diverti algumas vezes, revirei os olhos noutra, porque os personagens são um pouco irritantes, mas foi muito prazeroso.

Casa de Pensão conta a história de um personagem - Amâncio - que teve uma educação rígida por parte do seu pai, no entanto muita proteção de sua mãe e avó. Ao ficar adulto vai para a cidade do Rio de Janeiro, para se libertar da tirania do pai e desfrutar da juventude e prazeres.

No decorrer de sua permanência acaba se deparando com bajuladores que tem interesses em sua fortuna, exceto aquele conhecido de seu pai que o hospedara em primeiro momento, o Campos.

Às vezes fiquei com pena de Amâncio, em outros achei o caráter dele bem duvidoso. Assim, como Amélia.

Nesta leitura também nos deparamos com os costumes da época, aquele conservadorismo e moralismo irritante, mas que no fundo meio que todos tem um desvio de caráter.

@dojogoaoslivros 08/08/2023

Um clássico para quem quer começar no gênero.
EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Casa de Pensão | Aluísio Azevedo | Clássico Brasileiro (Ficção) | Editora Principis | 320 páginas ?

? Inspirado na ?Questão Capistrano?, crime ocorrido em 1876 no Rio de Janeiro, Casa de Pensão foi originalmente publicado em 1884, sendo uma representação clássica do naturalismo no Brasil.

?? O livro retrata de forma simples a vida cotidiana de seus personagens, trazendo muitas características descritivas, sempre de forma muito firme, a realidade tal qual ela era, abordando questões de gênero e o papel da mulher na sociedade do século XIX, além das relações sociais, a hipocrisia, as injustiças e muitas críticas sociais.

? Nesse contexto, somos apresentados a personagens questionáveis, não sendo possível de forma muito linear definir se ama ou odeia. O Amâncio, por exemplo, é um playboyzinho ? como diríamos atualmente -, não está nem aí para nada, tem um nome de peso e boas relações sociais. O que lhe importa são festas, mulheres e aquilo.

? A respeito da narrativa, apesar de ser um livro clássico, sua leitura é muito tranquila. Claro que temos palavras desconhecidas e contextos que precisam de uma leitura um pouco mais atenta, mas de forma alguma isso faz com que se torne um livro chato ou sem sal. A minha edição, por exemplo, tinha vários rodapés que auxiliaram e muito na compreensão textual. E se querem saber, se desejam começar a ler os clássicos, recomendaria muito esse para dar início.

?? De toda forma, precisamos ponderar, que essa história não quer entregar tudo de uma vez. As coisas vão acontecendo aos poucos, nos tirando risadas e nos prendendo até o fim para saber o desfecho de tudo. Se puder citar algo que realmente me incomodou, foi que o protagonista que não aprendeu nada com sua experiência. Faltou desenvolvimento emocional!

?? E sim, eu gostei muito da leitura e pretendo ler mais livros do autor.

?AVALIAÇÃO FINAL: 4.5 Estrelas

Mariana 12/09/2021

Não gostei
É complicado criticar um clássico, mas realmente não gostei do livro. A leitura não foi nada fluída e a história não me prendeu.

Sandra 01/01/2022

Adorei!!!
A história em si não tem nada de extraordinário, porém me despertou certa curiosidade sobre a personalidade/moralidade dos personagens. No meio do livro fica meio massante, mas o final me surpreendeu, mas gostaria que tivesse um desfecho um pouco mais completo.

Gabriela Crisch 05/01/2022

Fogo no parquinho
Particularmente sou muito fã do Aluízio, lembro que quando li o mulato chorei ao fim porque a obra tras a tona as realidades e injustiças que ainda estão presentes em nossa sociedade, mas que a corroem demais. Assim o foi também com o cortiço, meu primeiro contato com Aluízio, e que marcou minha iniciação aos clássicos. Convenhamos a escrita do cara é muito boa também.
Entretanto, esperava o mesmo em casa de pensão, mas infelizmente não veio esse baque. Talvez estivesse para confrontar o romantismo e blablabla, porém não é uma leitura que eu tenha amado. Achei rápida demais, sei lá.
Enfim, há certo mérito até porque se não tivesse não seria um clássico né?
O personagem é um adolescente que é reprimido por todos durante sua infância e decide aos 18 anos cursar medicina, mesmo não gostando do curso e preferindo o direito. Ele quer o que a maioria dos jovens quer:farra, namoricos,etc. E por ser riquíssimo alguns querem se aproveitar dele e com base nisso e em seus romances a trama se desenvolve.
Nao sei se a edicao que peguei era resumida, senti falta demais de um barraco tipo uma das ex dele grávida, ele vindo a falência, implantando um órgão errado em um paciente e tendo sua reputação manchada com essas coisas, não sei.
Ficava a todo momento querendo correr para debaixo da saia da mãe, talvez essa seja a crítica do autor também.
É isso

Flavia.Ivette 30/12/2022

Só li porque era uma leitura obrigatória da escola, definitivamente n e o melhor livro que li neste ano mas não e o pior. Devido a que e um livro de época tem palavras diferenciadas por assim falar e por isso e que acho chato

Cassia Carina 10/01/2022

Interessante!
Sempre tive curiosidade de ler estes livros nacionais.
Casa de pensão relata o dia a dia de um rapaz sozinho, vindo do interior para estudar.
Tendo posses várias pessoas tentam tirar vantagem do pobre rapaz.
Estudioso. Se ilude facilmente, principalmente com as mulheres.

Fernanda.Kuzma 18/01/2022

Um clássico mais levinho de ler
O livro é bom no geral. Uma leitura leve e que flui bem por conta da forma em que foi escrita. É bem detalhado mas prende a atenção. Meu problema foi com o final mesmo ?

paulo.h.moura 08/02/2024

A história se inicia com a chegada do jovem Amâncio, um maranhense de família muito rica, ao Rio de Janeiro para estudar medicina. Entretanto, a única coisa que o atraia eram as mulheres, festas e badalações. Todos os seus "amigos" não passavam de pessoas interessadas em seu dinheiro. A obra deixa bem claro seu estilo naturalista, mostrando como o ambiente modifica o comportamento do indivíduo.

Valério 20/04/2017

A história que se repete
Casa de pensão, apesar de ter sido escrito no século XIX, conta uma história que se repete no tempo. Por isso permanece atual.
O rapagão, que só quer saber de rabo de saia, filho de família abastada. Mulher interesseira, que se envolve com o rapaz para fisgar sua fortuna e, enquanto se relaciona com ele, explora as benesses de sua conta corrente.
Mas o mote principal vem quando o rapaz percebe as intenções reais e resolve abandonar a rapariga.
Como também há casos atuais, a moça e sua família se fazem então de vítima e resolvem processar o desavisado.
Um parêntese: Há, sim, casos em que o homem abusa da confiança e ilude jovens mulheres desavisadas. Mas há também o caso em que essas moças de desavisadas e inocentes não tem nada. Este é o caso do livro (antes que seja apedrejado por machismo. Não fui eu que escrevi o livro. ;-) Então o eventual machismo existente seria do autor. E não meu)
Continuando: Então, a questão que surge é: quem é o verdadeiro vilão? Há justiça no rapaz ser processado e condenado? Preso?
A partir daí, há reviravoltas e um desfecho forte.
Mais que isso, seria spoiler.
Grande livro

Sandrinha 13/06/2017

Gostei muito do livro!Casa de Pensão, escrito em 1884, juntamente com O Cortiço são consideradas as obras-primas de Aluísio Azevedo. Ambas descrevem a vida nas pensões chamadas familiares, onde se hospedavam jovens que vinham do interior para estudar na capital.