Onze

Onze Mark Watson

Resenhas - Onze

Carolina165 02/11/2020

Gostei muuuuito!
Xavier Ireland é um locutor de rádio que conforta os ouvintes insones nas madrugadas de Londres.
Certo dia Xavier Ireland vê um garoto sendo agredido por um grupo de rapazes. Ele até tenta intervir mas sem sucesso. O fato de não ter conseguido salvar o garoto vai desencadear uma série de consequências para pessoas que Xavier nem conhece, numa reação em cadeia sem que Xavier tenha consciência disso. Achei muito legal essa reflexão de como as atitudes que tomamos ou não tomamos, por mais banais que possam parecer, repercutem na vida de outras pessoas sem que tenhamos conhecimento disso.
Algumas passagens me trouxeram uma sensação de aconchego e nostalgia pela noção de várias vidas acontecendo ao mesmo tempo em Londres.
Porém achei que algumas coisas não foram substanciais o bastante. Senti que parte da mensagem que o autor quis passar não foi inteiramente absorvida por mim, gerando uma sensação de incompletude. Por isso ainda estou pensando se vou favoritar.
Mas:
Recomendo a leitura, com toda certeza!
Bryan.Caratti 03/11/2020minha estante
Capinha bonita essa. Bem noturna!

Carolina165 03/11/2020minha estante
Tbm achei Bryan, e a história tbm é muito boa, gostei muitíssimo! ?

Bryan.Caratti 04/11/2020minha estante
Vou add a minha lista. Deu vontade de ler. Mds! Deu até um frio no estômago ???

Carolina165 04/11/2020minha estante
Eba! E depois vamos conversar a respeito, eu quero muito conversar com alguém sobre o final, rs

Bryan.Caratti 04/11/2020minha estante
Vamos sim! Mando mensagem quando terminar ?

sentilivros 02/04/2012

resenha de Onze
Pedi esse livro a editora Rai, devido a frase de divulgação na capa: " Se você adorou Um Dia, de David Nichols, este livro é para você" - Cosmopolitan.
Eu adorei o livro, mas não entendi o que tem a ver com "Um Dia". Na minha humilde opinião, eles são totalmente diferentes.
Onze se baseia na teoria de que todos estamos ligados a outras e que nossas escolhas se refletem na vida delas, independente se a conhecemos ou não.
Vocês já assistiram a série Seis graus de Separação? Eu vi apenas o 1º episódio e não acho o restante :(. Mas eu ia lendo o livro e pensando na chamada da série que me lembro, pois estava doida para assitir e não sei por que cargas d'água não vi.
A história foca no personagem de Xavier Ireland, um radialista na dele, que possui pouquíssimos amigos. na verdade, ele não se esforça para conhecer ninguém. Ele tem um drama antigo que vamos descobrir somente mais no final do livro e realmente é de doer...Compreendemos sua dor e medo. Para terem uma ideia, ele trabalha como locutor na madrugada, ficando assim numa rotina diferente...
Um dia seu produtor de rádio, Murray, o convida para ir ao " Encontro às escuras" e tentar conhecer alguém. Mais para agradar Murray do que a si mesmo, ele topa. É aí que ele conhece uma moça que é faxineira e ele a contrata...rsrsrs...Isso mesmo, ao invés de arrumar uma namorada, ele arranja uma faxineira. E, a cada escolha que ele vai fazendo, vai se mostrando as consequências em relação a alguém.
Um livro simples, uma história "normal", mas que pelo "novo" olhar sobre a teoria dos seis graus de separação, torna-se maravilhosa.
Realmente faz-nos pensar em nossas escolhas e o que elas podem refletir em outrem...
" - Eu acho que as pessoas subestimam isso. Você pode afetar a vida de alguém sem nem saber disso." pg 120
"...'Sério, você não pode ser responsável pelos sentimentos de ninguém', pensa Edith, aprovando o próprio rosto no espelho. 'Você não pode ser responsável pelo que acontece com outras pessoas. Cada um tem que viver a sua vida'." pg.220
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/04/onze-mark-watson.html
pascalevm 08/12/2018minha estante
Lendo seu comentário deu vontade de ler o livro.

Ystefhani 13/01/2021minha estante
Deu até vontade de ler! Resenha maravilhosa! ??

sentilivros 13/01/2021minha estante
Obrigada ?

Mari 02/11/2012

Confesso que fui influenciada pela frase da Cosmopolitan que dizia que quem adorou Um Dia do David Nichols, "este livro é para você". (UM Dia é infinitamente melhor, mas falemos de Onze)

Ao começar a ler, não pude parar de pensar no efeito borboleta da teoria do caos, onde "o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo", porque o livro fala basicamente sobre como uma simples ação (ou a falta dela, no caso) pode afetar a vida das outras sem que nos demos conta e como tudo está entrelaçado.

A história é boa e o final é até bonito, embora previsível, mas achei que o livro seria mais interessante se fosse dividido em vários capítulos curtinhos e cada um fosse narrado por um dos personagens, porque num parágrafo ele fala de um personagem, no outro ele já muda, e no outro ele está relembrando o passado, e isso deixa a narrativa um pouco confusa. Acho que essa divisão ajudaria a explorar mais o personagens que são interessantes, mas cujas descrições ficaram um pouco superficiais.

O bacana é que por mais que a história não nos apresente nenhuma novidade, fala de 'causa e efeito', nos faz pensar mesmo assim.

Enfim, uma leitura agradável.

paulla.costa.779 16/10/2020

Onze pessoas são afetadas por um acontecimento misterioso que surge inesperadamente.

gabi :) 24/10/2021

Resenha número ONZE! :)
Achei legal a ideia do livro de abordar a história de 11 pessoas sendo atingidas por uma má decisão de Xavier e o seu medo de agir. Ficou super claro pra mim a importância de nossas ações (e não-ações) na nossa vida e na vida de outras pessoas - nesse caso, desconhecidos - .

Xavier é um bom personagem, ele tem boas intenções. É o típico “Se eu errei, foi tentando acertar”, só que um pouco modificado. Ele carrega traumas de um acidente que cometeu, e por isso tem tanto medo de ter impacto na vida de outras pessoas. Assim, ele se fechou para o mundo, deixando de viver. E é muito claro pro leitor como isso não vem de sua personalidade, quando o seu maior prazer é ajudar pessoas na sua rádio. Mas em anonimato, como se fosse um escudo.

Minha cabeça cristã fez toda uma analogia a isso e ao perdão. Pois todas essas coisas na história aconteceram, pq Xavier não conseguia se auto perdoar. Ele mostra que está VERDADEIRAMENTE arrependido, mas não consegue seguir em frente. Querendo se livrar do acontecido, acabou transformando seu “pecado” em sua identidade. Era só um pouquinho de 2Coríntios 5:17 na sua vida, Xavierrrrrrrrrr

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Às vezes me sentia desconfortável com a necessidade do narrador de ridicularizar o Murray e o Julius!!

Sim, vc pode perceber que eu gostei do livro, mas as estrelinhas foram só pq o sotaque da Pippa é igual o Louis Tomlinson, passar bem.

Xxxxxxxx1 25/07/2012

Que descoberta!
Uma das mais agradáveis surpresas que já tive.Comprei esse livro por achar que seria uma leitura despretensiosa, mas é tão, mas tão envolvente que não consegui me desgrudar do livro.Mais do que recomendo.

thirtywishes 03/06/2012

"Julius Brown perdeu seu emprego de meio período porque Andrew Ryan se embebedou e perdeu o controle, porque Jacqueline Carstairs escreveu uma crítica cruel do restaurante porque o filho dela foi espancado num dia de neve algumas semanas atrás, porque Xavier fracassou em sua tentativa de interferir e ajudar. Mas como Julius ou qualquer outro sabe, ele só foi despedido por deixar um prato cair no chão."

Sabe aquela história de que a vida é um ciclo infinito de ações e reações? Este livro não é sobre isso.

Leia o resto da resenha no nosso novo site:

Whermeson 23/05/2020

Livro 29 em 2018 - Onze – Mark Watson
“Ele sabe que ele mesmo é o culpado dessa incompletude: mantém-se reservado e recusa-se a estar completamente presente. Essa é a mesma linha de ação que ele vem adotando nos outros aspectos da vida. Sabe que a causa disso é uma reverência pelos tempos passados em Melbourne, uma recusa subconsciente em admitir que tudo aquilo realmente acabou, e sabe também que cinco anos é muito tempo para se manter obstinadamente desengajado da própria vida. Se estiver aconselhando um ouvinte no programa de rádio, sem dúvida falaria sobre ‘seguir em frente’, ‘viver o agora’, ‘preferir o presente ao passado’, e um bom número de pessoas em toda a cidade ouviria sua voz saindo do rádio e assentiriam com a cabeça.
Porém, é bem mais fácil saber essas coisas do que agir de acordo, e quando dorme, Xavier se vê preso na memória mais revisitada de seu passado.”

site: http://pausaparaconversa.blogspot.com/2015/07/minha-estante-onze-mark-watson.html

Dalvanir 25/06/2023

"É muito fácil achar que é tudo culpa sua."
A vida de onze pessoas se cruzam de alguma forma por causa da decisão que elas tomam. Depois que li esse livro fiquei realmente pensando em como minhas ações e escolhas podem de fato afetar de algum modo, mesmo que pequeno, a vida de alguém próximo a mim, ou até mesmo alguém que nem conheço. Precisamos ser gentis com as pessoas, precisamos ser gentis com nós mesmos. Lembrar que além de nós, existe mais bilhões de pessoas no mundo, e cada uma delas está lidando com uma consequência diferente de alguma coisa...

perosebastian 23/12/2023

Não sei se afetado pelo momento em que passava quando li encontrei me com esse livro, mas embora a história central sobre como nossas atitudes e não atitudes impactam direta ou indiretamente a vida de outras pessoas que conhecemos e que não conhecemos, seja uma grande venda tirada dos olhos. Lembro me que o desfecho, que me remeteu a mesma sensações que senti ao ver pessoas fazendo uma surpresa no dia de aniversário, inesperado mas ainda assim bonito, desde a leitura desse livro continuo me avaliando e sempre buscando resolver as pendências que podem me acompanhar uma vida inteira e até afetar minhas tomadas de decisões.

Thais 28/11/2011

Interessante
Classifico este livro como interessante.
Não é um dos melhores, mas com certeza abriu um pouco a minha cabeça.
Saber que as nossas atitudes, tanto positivas, quanto negativas e a até omissões causam impacto não só na nossa vida, mas na vida das pessoas que estão ao nosso redor. Conhecendo ou não esta pessoa... valeu como aprendizado!

House of Chick 06/05/2012

Em “Onze”, conhecemos a história de Xavier Ireland (que na verdade se chamava Chris Cotswold, mas modificou seu nome quando se mudou da Austrália para Londres por causa de seu passado), que trabalha em um programa noturno em uma rádio e, entre as músicas que são tocadas, dá conselhos aos seus ouvintes. Um dia, ele presencia uma cena, tenta fazer algo para ajudar, mas no último segundo desiste. E é esse acontecimento que vai afetar a vida de onze pessoas futuramente.

Esse livro é interessante. Mas não é nada que eu tenha pensado: Oh, que livro sensacional, maravilhoso, amei! Os personagens, infelizmente, não me cativaram e tinha a sensação de que queria terminar logo o livro. Foi uma leitura até meio arrastada, mas, preciso admitir, bem desenvolvida.

A narrativa é em terceira pessoa, e conhecemos a vida de Xavier, e junto com sua vida, a de vários outros personagens. Muitos deles só têm uma pequena participação, mas o narrador nos conta algum fato do futuro, como por exemplo, daqui a quantos anos que ele vai morrer, ou se vai descobrir a cura de alguma doença. Achei essa parte meio sem graça, já que mistura presente e futuro de uma forma bem corriqueira e no meio da narrativa. Poderia ter sido legal em outro contexto, mas não gostei.

O final também não foi lá essas coisas. Deixou o que iria acontecer no ar, para nós imaginarmos o que poderia vir após a última cena, mas não daquela forma legal e emocionante. Pelo menos não para mim, achei frustrante.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/03/onze-mark-watson.html

Sil 30/08/2016

Onze pessoas, onze caminhos, onze consequências
Oláaaaaaaa,

lendo esse título, até parece uma coisa meio assombrosa ne? Mas se pensarmos bem, a vida é assim mesmo: suas escolhas mudam a direção da sua vida, o simples fato de você pegar um caminho diferente em determinado dia, já muda o rumo de tudo.

Ahh, pára, você está exagerando! (pensamento do leitor incrédulo)

Será mesmo? Vou exemplificar citando exemplos reais da minha vida.

1- Trabalhei vários anos em uma multi nacional, e por não estar 100% realizada, resolvi mudar de emprego. Em setembro do ano passado, fui demitida desse emprego. Como estava muito triste, ganhei um cachorrinho de presente do meu namorado, esse cachorrinho é a alegria das nossas vidas. Agora, algumas pessoas me perguntam: você se arrepende de ter saído da multi nacional? Não, se tivesse ficado lá, provavelmente não teria ganhado a conta, e provavelmente não teria ganhado o cachorrinho…Ou será que ele viria para as nossas vidas por outros caminhos?

Ainda não convenceu?

2- Em abril desse ano, meu namorado e eu, estávamos decidindo entre ir para um encontro de motos, ou passar o dia na praia. Optamos por ir para o encontro de motos. No caminho para lá, furou o pneu da moto, consertamos e resolvemos voltar, foi quando pegamos um buraco e eu cai da moto, nada grave, graças a Deus. Se tivéssemos ido pra praia? O que poderia ter acontecido? Talvez nada, talvez tudo.

O livro Onze do autor britânico Mark Watson, trata exatamente disso: escolhas que fazemos, caminhos que escolhemos, que nos levam a determinadas pessoas, a determinados lugares, e com determinadas consequências. Somos apresentados a Xavier Ireland, um locutor de rádio, que tem um certo nível de fama, e que de madrugada conforta os ouvintes com frases e conselhos. A escrita é fluída, e existem momentos em que se sente o quanto a vida pode ser pequena e medíocre, não somo nada, mas juntos fazemos o todo.

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/onze-pessoas-onze-caminhos-onze-consequencias/