São Bernardo

São Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Lucas.Sampaio 10/08/2021

"Sou um homem arrasado. Doença? Não. Gozo perfeita saúde. Quando o Costa Brito, por causa de duzentos mil-réis que me queria abafar, vomitou os dois artigos, chamou-me doente, aludindo a crimes que me imputam. O Brito da Gazeta era uma besta. Até hoje, graças a Deus, nunca um médico me entrou em casa. Não tenho doença nenhuma.
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Como um porco! Levantar- se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?"

luizaslike 29/07/2021

Um bálsamo... tocante!
-Quatro anos depois da primeira leitura do autor (vidas secas) e me reencontro com a escrita do graciliano. Aqui Paulo Honório me despertou um misto de sentimentos, sobretudo raiva. Pela brevidade da narrativa, tem uma explosão de assuntos interessantes. Desde a escolha da linguagem até a mensagem sobre revolução, luta de classes, autoritarismo, educação, imprensa etc. É mercado pela dualidade e o desenvolvimento dos personagens é tocante. Pausa pra falar da madalena: a frente do seu tempo. forte e humana. boa e sensível à realidade social... o oposto de Paulo. não deixa de ser bonito a forma como gradativamente o PP se reconhece e se questiona percebendo a inutilidade do utilitarismo que marcou sua existência. E as coisas terminam tão ruins como começaram...

Tonha 24/07/2021

Edificante, realista
Muitos não se atraem pela escrita de Graciliano Ramos, e concordo que de início ela possa parecer estranha e até incômoda. Mas eu já estava familiarizada com ela por ter lido Vidas Secas. Ele tem uma escrita crua, simples, só diz o necessário. A história é confusa no começo, mas conforme o desenrolar dos fatos conseguimos nos situar. É um livro edificante, não tanto quanto Vidas Secas, na minha opinião, mas ainda sim nos traz uma boa visão da vida no sertão, dos pensamentos de um homem bruto, que é o Paulo Honório. Gostei.

leonardson 23/07/2021

EU VI ESTRELAS
Comecei a ler por pdf > cheguei com ódio na página 40 > estava odiando > comprei o físico > continuei > amei.

Durante a leitura eu fiz diversas comparações com Dom Casmurro (livro que eu amei), e gostaria de dizer que a experiência de ler esse foi mil vezes melhor que a de ler o outro. Quando cheguei no capítulo 31 (que é o ápice do livro) não acreditei que já estava no final. Realmente, foi uma história que me prendeu.

nathaliart 16/07/2021

Incrível!
Esse foi o meu primeiro "contato consciente" com Graciliano Ramos; consciente pois já havia lido partes de "Vidas Secas" no ensino médio, mas me lembro pouco ou quase nada da história. Será difícil falar de "São Bernardo", já que é um livro repleto de inúmeros aspectos importantíssimos e que valem a sua leitura.

Mas antes, deixo o aviso: se você resolver ler esse livro, leia com bastante calma, saboreando cada capítulo. É uma narrativa que precisa de atenção, uma vez que seu caráter apressado e objetivo nos leva a uma leitura muito veloz. Os capítulos são bastante curtos, e isso não só faz parte do estilo do autor, mas também do narrador, que é uma figura que pauta tudo em sua vida com base na objetividade, praticidade e impaciência.

O narrador, naturalmente, é o coração desse livro. É um homem de origem humilde e desconhecida, e é a partir dele que se constrói absolutamente tudo dentro da narrativa: São Bernardo é Paulo Honório e Paulo Honório é São Bernardo. Os personagens, a fazenda e o destino de tudo e todos estão diretamente subordinados a Paulo Honório. Determinado, autoritário e incansável, ele não mede esforços para conquistar tudo aquilo que deseja, ainda que, para isso, precise passar por cima das pessoas usando de métodos imorais.

Seu relacionamento com Madalena, sua esposa, é repleto de divergências, que nos revela como o caráter do personagem-narrador é extremamente complexo e problemático. No entanto, a meu ver, as passagens mais interessantes são aquelas relativas ao estilo de contar do narrador: as sutilezas, a omissão em admitir determinadas ações, deixando em suspenso que ele as tenha praticado, foi o que mais me surpreendeu nesse livro.

Enfim, deixo aqui a minha indicação dessa leitura maravilhosa, que me abriu as portas para esse autor sensacional. A cada vez que reflito mais sobre a história, mas enriquecedora ela se revela, e mais incrível. Recomendo a leitura e releitura!

Marcos 13/07/2021

Enérgico e impactante
São Bernardo nos conduz por uma história dura e forte, que contada por Paulo Honorio é um relato de um homem que sofreu e fez muitas pessoas sofrerem. Seu fim é de uma melancolia que condiz com a forma como levou sua vida. Um ótimo livro, recomendo!

bardo 11/07/2021

Esse é um livro que provavelmente será lido de forma diversa a depender do repertório do leitor, é muito difícil não se recordar de outros protagonistas que tem comportamentos ou características semelhantes. Algo que chama a atenção é a crueza com que o protagonista fala de si mesmo, sendo um narrador em primeira pessoa ao contrário de outras obras temos um narrador que é extremamente duro consigo. Aparentemente o narrador "deseja" ser odiado pelo leitor ao mesmo tempo que em diversos momentos nos mostra um lado humano que inspira alguma compaixão apesar de tudo. É difícil não pensar na famosa frase de Paulo Freire ao ler esse livro. Outro ponto a ser considerado é que a despeito da monstruosidade do narrador, é um livro que captura o leitor, tanto que seu fim é abrupto, perde-se a noção do tempo de tão fluída que é a narrativa.
Fabius 12/07/2021minha estante
Um dos livros preferidos de Antonio Candido, provavelmente o que mais vezes leu, segundo suas próprias palavras, e isso já diz muito sobre a obra.

bardo 12/07/2021minha estante
Fabius, está aí um ponto que esqueci de mencionar esse é um livro que exige releituras, ele parece simples mas tem diversas camadas e nuances.

Cleto_48 09/07/2021

Confesso que no início eu estava um pouco desanimado. Do nada, Graciliano escreve uns 10 nomes de uma vez só sem desenvolver nenhum personagem. Porém, à medida que a leitura foi se desenvolvendo, percebi que o foco estava apenas no protagonista e na relação que ele mantinha para com as pessoas ao seu redor.

Tiago 09/07/2021

Um clássico
Ótimo livro, ótima crítica. Retrata bem o que vivemos hoje, pessoas matando e morrendo por dinheiro para, no final, perceberem que na verdade estão sozinhas e toda essa ganância não valeu de muita coisa.

VANESSA 07/07/2021

S. Bernardo
S. Bernardo lembra bastante dom casmurro em alguns aspectos, é narrado em 1° pessoa, pois quem narra é Paulo Honório o personagem principal, a história conta a trajetória de vida de Paulo antes e depois de conquistar a terra de S. Bernardo, a história é fragmentada e por isso é bom ficar atento pra não se perder.

13marcioricardo 03/07/2021

Paulo Honório conta sua história.
Paulo Honório resolve sentar e escrever a sua história. Homem do campo, Paulo subiu na vida a pulso.

Um dia Paulo conhece a fazenda São Bernardo e decide que haverá de ser sua. Para isso, se aproveita das fragilidades do seu proprietário e, quando a oportunidade chega, consegue a almejada herdade num negócio proveitoso para a sua pessoa.

A vida vai bem, os negócios prosperam, mas Paulo pensa em um herdeiro, alguém a quem deixar seu legado. Está na hora de encontrar uma esposa. Não tarda a se deparar com Madalena, uma mulher muito mais jovem, da cidade..

Encantado pelos atributos da jovem, Paulo quer saber mais e começa sua busca. Logo os dois se reencontram, começam a privar e marcam o casamento.

A vida em São Bernardo se torna diferente com a chegada da bela moça. Madalena é generosa, educada, cheia de ideias, gentil e isso contrasta com a aspereza, dureza, avareza e o desprezo pela cultura de Paulo. Os problemas começam cedo e só aumentam. O ciúme chega..

Letícia 03/07/2021

Publicado em 1934, S. Bernardo é o segundo romance de Graciliano Ramos e possui uma grande intertextualidade com A Dócil, de Dostoiévski, já resenhada por aqui. Graciliano era um ávido leitor da literatura russa do século XIX e Doistoévski foi uma de suas maiores influências. Por coincidência, li ambos na mesma semana, o que enriqueceu muito minha leitura de S. Bernardo.

Neste livro, também temos o monólogo de um narrador-personagem: Paulo Honório. Órfão e de origem humilde, Paulo Honório galga posições e ascende socialmente por meio de muito trabalho, empréstimos e conluios com figuras importantes da sociedade local. Usurário, adquire a fazenda de S. Bernardo, onde trabalhara no passado, como saldo de uma dívida. A partir de então, transforma-se em um poderoso latifundiário do sertão alagoano e assume uma faceta coronelista.

O romance, que leva o título de seu bem mais querido, reúne suas recordações e tem como foco, além da administração da terra, seu casamento com a jovem professora Madalena. Paulo Honório decide escrever para entender melhor o relacionamento com a esposa, marcado pela falta de diálogo, pelo ciúme e pela desconfiança, inclusive a respeito de sua paternidade; o que me remeteu imediatamente a Dom Casmurro. A ruptura com o tempo linear, típica de memórias, o ambiente árido, e o diálogo interior com pessoas que já partiram de S. Bernardo há anos também me transportou de volta à Comala de Pedro Páramo.

Expressão da literatura regionalista da segunda fase do modernismo brasileiro, S. Bernardo é, ainda, um retrato da atmosfera política da época. O temor das elites agrárias com levantes sociais inspirados na experiência soviética permeia toda a trama e há menções diretas às Revoluções de 1930 e de 1932. Tudo isso é amarrado por uma narrativa que, catalisada pelo pio de uma coruja (talvez uma alusão ao corvo de Poe?), faz Paulo Honório refletir sobre as atrocidades que cometeu e encarar sua contradições internas.

Tão psicológico e preocupado com a realidade social quanto Doistoiévski, Graciliano Ramos foi uma das minhas grandes descobertas literárias deste ano.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/
Alê | @alexandrejjr 23/09/2021minha estante
Pela leitura que fizestes, esse livro possui uma intertextualidade riquíssima!

Renato375 03/07/2021

Que marretada!
O livro é revolucionário e dramático! Permite várias leituras, e todas elas serão impressionantes.

Graciliano Ramos escreve com com uma brutalidade tão sensível que me deixou desnorteado.

Encadernação: 5/5
Fonte: 5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 34,90

Babi 30/06/2021

Gostei muito da forma que o livro foi escrito e a história é realmente muito interessante. Achava que não ia gostar, pois meus amigos falaram que o livro não era muito bom. Acho que as baixas expectativas fizeram eu aproveitar mais a leitura e ficar mais impressionada por estar gostando da leitura.
Em geral, recomendaria esse livro pra quem quer ler mais livros da literatura brasileira.

Duda 27/06/2021

Em grande parte do livro fiquei com muita raiva de Paulo, mas no fim consegui entender sua angústia. Consegui sentir a angústia de Paulo, sua dor. Não sei como explicar o que senti lendo esse livro.
Fiquei com muita pena da Madalena, ela merecia um final bem melhor, ela era muito forte e acho que merecia MUITO mais.