São Bernardo

São Bernardo Graciliano Ramos




PDF - São Bernardo


Os que partem do Nordeste fustigado pela seca forneceram a Graciliano Ramos o material para sua obra mais populas: Vidas Secas. Os que ficam lhe permitiram construir o romance que o projetou como um dos maiores escritores brasileiros: São Bernardo.
Como a paisagem árida e impiedosa do sertão nordestino, a narrativa de Graciliano Ramos se vale apenas do essencial. Para ele, o mundo não libera encantos, as paisagens são apenas pontos de referência entre os quais os personagens se movem. Esta linguagem crua e despojada está presente em São Bernardo, romance que tem a força de uma tragédia rural brasileira. Adaptado para o cinema pelo diretor Leon Hirzsman, ele conta a história de Paulo Honório, um homem simples que, movido por uma ambição sem limites, acaba por se transformar num grande fazendeiro do sertão alagoano, e casa-se com Madalena para conseguir um herdeiro. Incapaz de entender a ótica humanitária pela qual a mulher vê o mundo, ele tenta anulá-la com seu autoritarismo. Com este personagem, Graciliano traça o perfil da vida e do caráter de um homem rude e egoísta, do jogo de poder, e do vazio que acompanha sua perigosa escalada, onde não há espaço nem para a amizade, nem para o amor. São Bernardo segue, dessa forma, como o mais contundente romance sobre a solidão escrito em nossa língua.





São Bernardo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos São Bernardo (4)

ver mais
LANC?AMENTOS DE LIVROS | FEVEREIRO 2024 | Ana Carolina Wagner

LANC?AMENTOS DE LIVROS | FEVEREIRO 2024 | Ana Caro

TEM QUE LER PRA UFRGS: SÃO BERNARDO

TEM QUE LER PRA UFRGS: SÃO BERNARDO

São Bernardo - Graciliano Ramos | LEITURA UFRGS 2021

São Bernardo - Graciliano Ramos | LEITURA UFRGS 20

São Bernardo (Graciliano Ramos)

São Bernardo (Graciliano Ramos)


Resenhas para São Bernardo (481)

ver mais
Seco. Contido. Poderoso.


Tivesse eu ainda entusiasmo, faria um vídeo disto. Não tendo mais, vai esta resenha que como sempre ficará aquém do livro. Li São Bernardo na juventude; Embora reconhecendo mérito ao autor, vi frieza e distância na forma de narrar. Passaram-se anos. Fiz as pazes com Graciliano através de "Angústia", que continua meu favorito. Porém reler depois de mais de vinte anos "São Bernardo" foi uma surpresa. Primeiro: no dia que comecei, havia tentado começar outros livros: tudo soando pret...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR