Um Sábado Qualquer ...

Um Sábado Qualquer ... Carlos Ruas

Resenhas - Um Sábado Qualquer ...

Heidi Gisele Borges 20/11/2011

Esta é a minha primeira HQ resenhada, como não sei como fazê-lo exatamente, então mesclarei um pouco da ideia geral com algumas tirinhas, tentando apresentar assim, o que o autor provavelmente quis passar... A verdade é que sairá como as resenhas de livros, mas ao invés de citar frases, serão as tirinhas que darão uma ideia geral do proposto aos leitores.

Quem acompanha as tirinhas de Carlos Ruas (1987) sobre Deus, a criação e frustrações de ambos, através do divertido site Um Sábado Qualquer (http://umsabadoqualquer.com/) criado em 2009, agora poderá ler uma seleção bacana por meio do livro lançado pela Editora Devir (2011, 127 páginas R$35).

A liberdade para brincar com Deus, um tema bastante polêmico – que muito não aceitam por acreditar ser desrespeito –, Ruas faz com qualidade e conhecimento sobre o que escreve e desenha. Não vejo falta de respeito, mas ironia sobre como o ser humano trata o mundo, a questão do autoconhecimento e a visão de Deus, muitas vezes tido como um tirano que não tem senso de humor. Como é sempre mostrado, o Criador adora uma piada, afinal, criou o ornitorrinco.

A brincadeira saudável apresentada em cada tirinha, mostra que as pessoas realmente não precisam temer – caso acreditem em Deus –, que irão a algum lugar ruim por rir e ficar feliz.

Os desenhos têm traços simples, algumas cores e muitas expressões. Apresentando vários “convidados” especiais para completar o bom humor, como Einstein, Nietzsche, Sigmund Freud que tenta entender a revolta de Deus, e outros.

Com a presença quase constante do boneco palito Adão, Deus tem de livrá-lo, ajudá-lo a aguentar Eva, os dois aprontam e riem da criação naquele planeta tão maltratado... A criação é um problema, se mostra mal educada com o planeta, destruindo, sujando. Ruas mostra o desrespeito com que as pessoas tratam o mundo, tendo Deus sido ou não o criador de tudo e todos.

Também há o Luciraldo – mais conhecido como Lúcifer –, e sua feição desanimada, mas que apronta das suas, há uma tirinha com a explicação interessante de como ele foi parar no Inferno, e não é muito bom para a reputação de Deus que ele espalhe por aí...

No final do livro há o especial sobre A Arca de Noé, em que Deus pede que seja feita a barca e que contenha um casal de cada espécie de animal e ficará à deriva por 40 dias e 40 noites... A história clássica. Mas Noé sofrerá muito com tantos seres convivendo. Terá muito, muito trabalho para mantê-los vivos, longe um do outro.

Um Sábado Qualquer... proporciona algumas horas de muita diversão.

*****
A resenha está completa, mas como aqui não permite colocar imagens, caso queira ver algumas das tirinhas citadas no post original no Mundo de Fantas, visite:

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Bruno 10/12/2012

Utilizar o Deus cristão como protagonista de histórias em quadrinhos é uma ideia com toda chance de suscitar polêmica. Talvez seja por isso que os autores de humor tenham investido mais nessa premissa, pois o humor permite uma abordagem mais divertida, e mesmo a sátira às religiões tem um sabor maior de entretenimento do que um quadrinho "sério" - o que, sem dúvida, auxilia a aceitação deste tipo de obra junto ao público. Alguns dos maiores cartunistas do Brasil utilizaram a divindade cristã como personagem: Laerte é autor da tira Deus, Allan Sieber tem Deus como personagem recorrente da tira Bifaland e o jovem Carlos Ruas criou, em 2009, o blog de quadrinhos Um Sábado Qualquer, do qual a Devir editou uma compilação. Aqui, o Criador é retratado como um ser simpático e bonachão, embora falho e repleto de dúvidas a respeito de seu "trabalho" - criar o mundo, os seres vivos e tentar guiá-los no caminho do bem.

Indo direto ao ponto: a tira é muito engraçada. O humor varia do inocente - quando Deus cria um mundo achatado, o navio cai na beira e Ele diz: "Isso será mais complicado do que pensei!" - até umas coisas mais vulgares, mas o traço "fofo" de Carlos Ruas garante um verniz mais leve à todas as tiras do álbum. Alguns passagens bíblicas são satirizadas: a criação do mundo, o Pecado Original, a história de Jó, o dilúvio - no fim do álbum há uma versão hilária da aventura de Noé numa HQ mais longa. As características mais humanas dos personagens bíblicos ganham destaque: Caim é um bebê psicopata homicida, Adão gosta de trocar partes de seu corpo (as outras costelas, fígado, apêndice...) com Deus para ganhar presentes, e o verdadeiro motivo de Deus ter expulsado Lúcifer é... bem... como diria o próprio diabo, é melhor deixar pra lá!

É muito bacana ver a participação especial de alguns mortos famosos nas tiras, e todos eles tiveram alguma relação - seja harmônica ou tumultuada - com a religião cristã: Nietzche, Einstein, Darwin, Freud, e até Oscar Niemeyer - que dá dicas de como melhorar o projeto da Criação! Mas, é sempre bom lembrar, tudo de uma maneira bem despojada, divertida, que só ofenderia o mais insano dos fundamentalistas.

Ao ver o trabalho de Carlos Ruas, é impossível não pensar "Mas como é que eu não conhecia o trabalho deste cara?". Pois não perca tempo, leia esse livro e acesse o blog.
Recomendado!

Publicado originalmente em: http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=27612&tipo=&ANALISE:+UM+SABADO+QUALQUER...

Ronan.Azarias 23/06/2013

Muito Divertido
Quem conhece o blog sabe do que estou falando.

A maioria dos quadrinhos está no blog do autor, mas tem uma história bônus para quem se interessar em ter.

Pra mim um livro impresso é uma ótima pedida!

Só preciso do autógrafo do autor!