A Marcha para o Oeste

Orlando Villas-Bôas

Resenhas - A Marcha para o Oeste

Alison 09/09/2016

Magnífico!!!
Todos os brasileiros deveriam conhecer essa obra, principalmente os do Centro-Oeste, narra a marcha para o nosso Brasil Central, desconhecido nos anos 40 do século XX e desbravado pela Expedição Roncador Xingu comandada pelos irmãos Villas Boas, encontrando com várias tribos indígenas que viviam isoladas, como Xavantes, Kuikuros, Kalapalos, Kamaiurás, Suyás, Txucarramãe, anos mais tarde eles reuniriam todas essas tribos em um lugar e criariam o Parque Nacional do Xingu, o livro é cheio de histórias curiosas como o dia em que um eclipse aconteceu e o dia escureceu de repente, então as mulheres indígenas começaram a vomitar e os índios botavam fogo na ponta da flecha e atiravam em direção ao sol pra ver se conseguiam acendê-lo novamente e perguntavam aos brancos se o sol iria morrer.

Uma obra dessa importância deveria ter um preço mais acessível e a televisão deveria fazer uma minissérie, pois o filme que foi produzido (Xingu) não chega nem aos pés do livro, as escolas deveriam falar um pouco mais sobre os Villas-Boas, pois são pouco os que conhecem sua história, principalmente entre os jovens que preferem caçar pokémon do que conhecer o passado do seu próprio país...

Isotilia 23/02/2014

Uma leitura necessária!
Sempre escutei muita coisa sobre a epopeia dos irmãos Villas Bôas. E fui ao cinema assistir ao filme Xingu. Eu já achava que eles eram heróis. Depois de ler o livro, e ver que ele é muito mais duro, mais forte que o filme, os irmãos Villas Bôas são muito mais heróis. Só tendo muita coragem para deixar tudo para trás e ir desbravar a mata, norteado pelo respeito aos índios. Eu quero ter 10% dessa coragem. Esse não é um livro fácil de ler, mas como diz meu pai:"É uma leitura necessária!" para aqueles que se interessam pelo assunto e por entender formação da sociedade brasileira.

ÃLINHO 17/12/2013

Meu gênero preferido de leitura, é aventura e este livro é o máximo no assunto. Fiquei maravilhado com a coragem dos irmãos Villas Boas e acho que se vivesse na mesma época, teria tido o prazer em participar da marcha para o oeste. Vc. vai conhecer como foi desbravado nosso território. Leia.
Acabo de ver no cinema, Xingu, que é o livro em filme. Nunca que um filme vai conseguir a riqueza de detalhes que tem no livro, mas mesmo assim vale a pena ver. Além do mais, esta marcha foi idealizada pelo presidente Getúlio Vargas, que via o Brasil ainda na época colonial e precisava incluir a região norte no contexto do país, pois o Brasil existia de Minas para baixo, o resto era somente mato, sem estradas e desconhecido.