Leite derramado

Leite derramado Chico Buarque

Resenhas - Leite derramado

carbononh 19/10/2022

cada lembrança já é um arremedo de lembrança anterior
Leite Derramado é um livro fenomenal, que nos apresenta, aos poucos e de forma despretensiosa, a história do Brasil. Eulário, já aos 100 anos, nos conta a história de toda a sua família, desde seu tataravô ao seu tataraneto, ou ao menos o que acredita lembrar destes. A narração acomete figuras ilustres da história, que, em algum momento ou outro, teceram alguma relação com a família Assumpção, como a rainha Elizabeth e Getúlio Vargas.

Obviamente, como é de se esperar, alguns episódios e personagens aparecem e somem mais que outros, uma vez que o Chico é muito verossímil na narração feita por uma pessoa idosa. Não é à toa que os relatos sobre Matilde, sua esposa, e o ciúme inexplicável que Eulálio sente é um dos pontos centrais da trama. "Mas se com a idade a gente dá para repetir certas histórias, não é por demência senil, é porque certas histórias não param de acontecer em nós até o fim da vida".

A escrita de Buarque é, sem exageros, genial. E utilizando de toda sua genialidade, Chico consegue escrachar ainda o nepotismo, o racismo e diversos problemas na estrutura política brasileira ao longo da história. Por se tratar de memórias e não haver uma ordem cronológica explícita dos fatos, talvez seja um pouco confuso para alguns leitores de início. Mas acredito que vale a pena se esforçar e continuar a leitura. Recomendo demais este livro!!!!!

10/10

Iago 16/08/2022

Decadência e orgulho.
Um personagem idoso relembra sua vida enquanto definha em seu leito de morte. Algo que poderia carecer de originalidade, mas a forma que Chico Buarque nos oferece essa narrativa, direta dos lábios e de uma memória moribundos, sentimos mais pelos sofrimentos de nosso narrador. De uma família tradicionalíssima, segundo ele mesmo, se vê diante da ruína de sua família e de seu nome, o qual não mais abre portas. Tocante.

beatrizmoritz 27/07/2022

é muito doido pensar que é exatamente assim que a cabeça de uma pessoa idosa funciona. para alguns a leitura pode parecer confusa, no início também me senti assim. talvez realmente tenha sido a intenção do Chico, e por isso a cada capítulo eu era mais e mais cativada pela narração de Eulálio e me via completamente absorta. o livro é cheio de preconceitos esculachados mas que, para uma pessoa com a idade e origem do personagem, apesar de incômodos, são compreensíveis. amei muito essa experiência, muito fora da minha zona de conforto.
aos que já viram e gostaram do filme The Father, protagonizado por Anthony Hopkins, recomendo essa leitura.
Fer Kaczynski 09/08/2022minha estante
Também gostei da leitura, penso exatamente como vc, e obrigada pela dica de filme, quero assistir!

Cris @cristinadaitx 10/07/2022

Meu primeiro contato com a escrita do autor, a qual traz um personagem que revive as memórias de sua vida enquanto está no hospital vivendo seus últimos dias de vida. A sensibilidade da escrita me surpreendeu e, com certeza, vou querer conhecer mais de sua escrita.

Gabriel.Tadeu 10/06/2022

Me lembrou cem anos de solidão
Em um monólogo cabisbaixo, Chico Buarque conta a história de Eulálio, que nos seus mais de 100 anos viveu diversos momentos da história do Brasil.

Mari Lopes 07/06/2022

Sensível e íntimo
Estou apaixonada pela escrita do Chico Buarque! Que livro poético e sensível. Aqui, vamos conhecer a história da família Assumpção - e não Assunção - pela única voz do Eulálio, um ancião que tem por volta de 100 anos de idade. Eulálio se perde em suas memórias indo e voltando no passado, na medida em que voltamos à sua realidade, um senhor que vive em um hospital. Acompanhamos a história de uma família tradicional, sua influência e seu poder, mas que decai conforme passam-se as gerações. Leite Derramado é uma narrativa íntima, um retratado da sociedade brasileira dos séculos XIX e XX, com críticas sociais e morais implícita e explicitamente. Uma leitura leve e aconchegante.

pampamcviana 07/06/2022

Livro muito bem escrito. É como se eu tivesse conversando com meu avô, ou um senhor qualquer que realmente existe. Por diversas vezes me peguei viajando pelas lembranças do personagem, em alguns momentos as tomei como minhas. Mas, não sei se foi a grande expectativa que colocaram em mim, achei super estimado. É uma história boa, de leitura fácil, ótima para passar o tempo. Não acrescentará nada em sua vida. Como se realmente fosse uma conversa com alguém delirante. Porém é boa.

Indico.

Luli 03/06/2022

Mano, morrer deve ser uma viagem mt doida.
Simplesmente lindo. Um tapa na cara na classe média brasileira com todo o nosso "horgulho da ascendência europeia". O texto é lindo, principalmente quando fala sobre a esposa. Morrer deve ser foda, família.. vou me esforçar pra n acabar assim das ideia e pras minhas memórias serem mais leves quando me deitar pra lembrá-las antes de partir.
(Só n dei 5 pq queria q fosse maior, queria ter ouvido mais o véio)

Lara 27/05/2022

Chico buarque.
Chico buarque como compositor: 10/10
Chico buarque como cantor: 6/10
Chico Buarque como comentarista político: 5,5/10
Chico Buarque como escritor: 9/10.

Que livro... Matilde ficou pra sempre na minha memória.

rfalessandra 05/05/2022

Derramou-se
Não se deve abandonar Leite Derramado pela metade. Do meio para o fim é que nos acostumamos com as fragmentações e nos deliciamos com a graça-irônica do Chico.
A narrativa é bem humorada e elegante, da saga da família Assumpção desde a chegada da corte portuguesa no Brasil. Contada por Eulálio D' Assumpção, um senhor de 100 anos em um leito de hospital que brada suas memórias a quem quiser ouvir, seu amor e seu ciúme obsessivo por sua esposa Matilde, e os tortuosos negócios da influente família, as ligações com integrantes do governo, intelectuais, rainhas e chupins de baixo calão.
O livro não segue ordem cronológica, o reflexo das confusas memórias de Eulálio dão um bom toque de humor, o livro é dividido por breves capítulos tornando assim a leitura gostosa e ótima para quem lê em breves espaços de tempo, na loucura do dia-à-dia.

Amanda 22/04/2022

Muito bom!
Aquele tipo de livro com uma história cheia de significados e uma leitura leve, gostosa. Personagens cativantes!

Mumartins 16/04/2022

Um convite a reflexão sobre o Brasil moderno
O romance de Chico Buarque narra a saga dos Assumpção, uma família tradicional carioca, na qual sua origem remonta ao início da colonização brasileira. A história é contada por Eulálio Assumpção, um idoso em seu leito de morte. A forma como o personagem conta a saga de sua família, passando desde a colonização até o Brasil moderno, conta com alguns devaneios e inconstâncias narrativas, as quais o autor fez com o intuito de simular os pensamentos desordenados e a memória de alguém que se encontra em seu leito de morte.
Simultaneamente a saga familiar, podemos encontrar tecendo o pano de fundo do romance uma sociedade em decadência, sendo tomada pela criminalidade que já estava em ascensão na capital carioca do final do século XX e início do XXI. Também podemos perceber, muito próximo ao final do romance, a favelização da cidade do Rio de Janeiro.
A leitura de Leite Derramado nos convida a uma reflexão a nível sociológico sobre a sociedade do Brasil moderno e sobre como esses conflitos contam com sua origem histórica.

Lara 30/03/2022

Eu gostei. Quando você passa o olho na versão física, o livro tem tudo pra desanimar a leitura: não tem parágrafos, é um monólogo de um velho metido a antigo rico de Copacabana. Mas a leitura surpreende.

Na verdade, o Chico mostra como a maestria do domínio da língua portuguesa pode fazer milagres num enredo de história. Eu cansei de me deparar com best sellers de literatura contemporânea brasileira que não chegam aos pés da escrita do Chico nesse livro (que é o primeiro que leio do compositor).

Então é isso, eu gostei do livro. Entendo quem não tenha gostado, eu mesma se tivesse lido em formato digital teria abandonado porque acharia a ausência de parágrafos algo abominável. Mas como li a versão física, só me resta recomendar para quem gosta de ler coisas bem escritas.