Fifty Shades of Grey

Resenhas - Fifty Shades of Grey

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

marypaixao 30/08/2012

Resenha do Muito Pouco Crítica - @blog_MPC
Anastasia Steele tem 21/22 anos, estuda literatura, é ingênua, virgem, se diz desastrada e tem inveja da melhor amiga e companheira de quarto porque ela “é bonita até resfriada”. Christian Grey tem 27 anos, é um bem sucedido empresário, bonito, inteligente, controlador e cheio de segredos. Os dois se conhecem por meio de uma entrevista que Anastasia faz com Christian, e de imediato eles se sentem atraídos um pelo outro. Ao começarem uma relação, Anastasia é apresentada a um dos segredos de Christian: sua preferência pelo sadomasoquismo.

Divisor de opiniões, Fifty Shades of Grey - Cinquenta Tons de Cinza, na versão brasileira que será lançada pela Intrínseca – começou como uma fanfic de Crepúsculo e se tornou um dos maiores sucessos literários do momento. A única razão que vejo pra isso é o tremendo marketing que veio de Crepúsculo. E, provavelmente, o grande estigma de curiosidade sobre sexo. Não tenho nada contra Crepúsculo e muito menos contra sexo; o grande problema desse livro é que a autora não conseguiu aprimorar sua escrita de fanfic para o nível de romance e também não conseguiu se decidir entre um público: nem serve como livro young adult nem serve como livro adulto.

Anastasia é a personagem mais irritantemente ingênua que eu já conheci. E nonsense ingênua, ainda mais. Primeiro, ela é uma garota ingenuamente virgem aos 21 anos de idade. Ela não é apenas virgem, ela é ingênua sobre isso. Ela nunca se masturbou. Ela só teve um namorado (ou dois, não lembro). Ela não tem nenhuma experiência sexual de qualquer tipo. Segundo, ela é uma garota ingenuamente virgem que é apresentada ao sadomasoquismo e se submete a isso só por causa do Christian. Ok, rola curiosidade, ela até tenta ficar confusa, mas a única confusão que ela tem realmente é que ela se apaixona por ele em menos de uma semana e aceita tudo dele por causa disso, mas não consegue entender que, bem, não é assim que as coisas acontecem. Ela fala e age ingenua e infantilmente todas as vezes, e o que ela pensa é ainda pior. Ela não se vê submissa (mas entra com tudo numa relação sadomasoquista), não consegue lidar realmente com a personalidade e as preferências de Christian e tem uma inner goddess (algo como deusa interna), uma “consciência esperta” e extremamente chata. Todo o “drama” se resume às altas e infantis expectativas dela.

Como a narrativa é da Anastasia (e sua chata inner goddess), não dá pra realmente conhecer o Christian. Principalmente porque a maioria da perspectiva da Anastasia sobre ele é puramente física. Mas também porque ele faz o tipo misterioso, cheio de segredos. O problema é que ele é bem exagerado nesse aspecto. Assim como não dá pra saber porque diabos ele se interessa pela Anastasia, também não dá pra perceber porque ela se interessa por ele (além do fato de ele ser incrivelmente lindo). São pouquíssimas as vezes em que algo mais sobre ele aparece, e a visão infantilizada da Anastasia não ajuda. Algumas partes sobre ele fazem o livro ser quase bom (não chega a tanto). São pequenos vislumbres do quanto a história seria melhor se fosse um livro mais adulto, mais desenvolvido.

As partes de sexo não são exatamente boas, mas não são ruins. Acho que o que mais influencia (negativamente) nelas é o fato de ser uma relação sadomasoquista entre um cara superexperiente e uma garota que nem conhece o próprio corpo. Isso também influencia o direcionamento do livro: está sendo vendido como literatura erótica, mas quantas adolescentes – virgens e ingênuas como a Anastasia – leram e lerão o livro pensando “ah, era uma fanfic de Crepúsculo, deve ser lindo!” e acharam e acharão o relacionamento e o comportamento dos personagens algo normal? Não digo isso por causa do sadomasoquismo (já que isso vai das escolhas de cada um), mas sim por causa do envolvimento “romântico” entre eles, do fato da Anastasia se submeter a ele de forma tão profunda e rápida, e ele não apresentar nenhum motivo concreto pra isso, a não ser o quê?, atração física, personalidade enigmática (isso atrai alguém?), arrogância extrema (oi?).
Beatriz 08/12/2012minha estante
dá vontade de queimar o livro toda vez q a inner goddess é citada, realmente uma perda de tempo e dinheiro

juliamenezes 19/02/2013minha estante
Mari, você acertou em cheio com essa crítica e eu também não suporto essa de "deusa interior"!!! Eu acho triste que, ao longo da história, as mulheres tenham lutado tanto por independência e hoje continuam a serem tratadas numa perspectiva reducionista e estereotipada, mas há quem goste disso quando exalta Grey como o homem perfeito, tanto que se submetem a ele. E quando falo nisso, não me refiro às práticas de sadomasoquismo não, me refiro ao que a relação dos dois representa, ele o homem rico e dominador e ela a moça ingênua, que aceita seus presentes e toda e qualquer ordem que ele dê como sendo a única opção segura que ela tem. Além do mais, a escrita da autora é ruim, o enredo é pobre em vários aspectos e esse livro não me deu motivos nem para seguir até o final. É uma leitura insuportável para a minha deusa interior! hahahahaha

Daniloxhp 03/02/2017

Fraco, mas não ruim
Achei Christian Grey bem razoável, e Anastasia Steele não tão insegura como a crítica diz.

O drama me interessou bastante, a história não é de todo ruim, apesar de fraca e clichê. O sexo descritivo TODA HORA foi o que menos gostei, atrapalhava o fluxo da história.

Sobre a Ana, no final das contas, ela foi bem segura de que realmente o amava e que não poderia confortavelmente oferecer o relacionamento dominador-submissa com a intensidade ele queria.

Achei o sr. Grey respeitoso com as vontades de Ana durante todas as relações.

Rafa 16/02/2023

Quase desisti
Socorro, o livro é muito mal escrito, muito repetitivo e cansativo! tudo bem, eu sei que saiu de uma fanfic e não dá pra esperar muito, MAS PELO AMOR DE DEUS! isso foi uma atrocidade. não recomendaria nem pro meu pior inimigo KKKKKK

Milla 17/06/2012

Plot interessante...
Olha, o que eu vi de gente falando mal desse livro não dá para contar. Acabei ficando curiosa pra saber a razão do ódio para com o livro e talvez por isso eu não tenha achado tão ruim assim.

Eu não acho que tenha sido uma cópia de Twilight como muitos afirmaram. Ana é desastrada e morde os lábios? Sim. Ela é até um tanto quanto "inexpressiva" como a Bella, mas a comparação acaba por aqui. Mr. Grey tem algumas características do Edward como lindo (o que a personagem principal não cansa de falar), rico, com os seus demônios do passado, entretanto não é como uma cópia do vampiro.

Pra mim, o ponto ruim do livro é a escrita. Há muitas repetições de termos como que poderiam ser facilmente substituídos. Não sei se a autora não quis se importar muito com essa parte, mas enfim... De qualquer forma a leitura é rápida, tem uns trechos engraçados e a história de Christian Grey é interessante (bem como o personagem em si).

E talvez se a Anastasia não fosse tão... como eu posso descrever? Ela tem 21 anos (se eu não me engano) e às vezes pensa como se tivesse 13. Ela tem umas falas meio idiotas e o jeito como a personagem se refere e insere sua consciência e sua parte íntima no contexto é no mínimo engraçado (e por vezes ridículo).

O ponto é que quando Anastasia está longe de Christian Grey a estória fica bem morna, às vezes até chata. Você apenas fica rezando para ele aparecer logo.

Acho que cada um vai reagir de um jeito com o livro, assim como acontece com todos os outros. Já coisas piores.

Quanto as partes envolvendo bondage e afins, bom eu não tenho como avaliar a coerência da autora, não tinha nenhum conhecimento sobre antes de começar a ler o livro. Alguns trechos são bem peculiares, digamos assim, e não tão legais de ler, mas não vi nada de muito escandaloso.

Comecei a ler o "50 Shades Darker" e por enquanto ele está se saindo melhor que essa primeira parte. Só fico aqui pensando como eles vão transformar isso em filme sem parecer um pornô...
KeylaPontes 20/06/2012minha estante
Na verdade não é que seja uma cópia de Twilight. Mas sim que o livro "Fifity Shades of Grey" é na verdade a fanfic "Master of the universe" que era postado pela E. L. James como "Snowqueensicedragon" e aí ela conseguiu vender a história e mudou o nome e dividiu em três livros. Isso é fato, ela mesmo disse quando postou o ultimo capítulo que iria apagar a fanfic pois havia assinado com uma editora e a história ia virar livro. :)

nicemello 04/01/2023

Uma experiência?
De cara da pra ver como esse livro é uma fanfic de crepúsculo, no bom sentido mas também no mal. É uma experiência ler um livro assim então tá valendo mas a história em si é meio muito absurda.

@daafcampioto 03/01/2022

Mais um que posso indicar fielmente, eu amo o romance que ela desenvolveu entre a Ana e o Christian, o jeito que ela desenvolveu o BDSM também foi incrível.

Marcela 09/07/2022

Muito sexo e pouca história
Talvez o que mais me irrite nesse livro é a quantidade absurda e longa de cenas de sexo. Fora os diálogos vazios e as coisas repetidas: ?morder o lábio? ?revirar os olhos? e blah blah. A parte da história dele é até legal, da vontade de entender, mas para chegar até lá é uma enrolação sem tamanho

Gabi Kalk 26/12/2017

Lindo.
Anastasia é uma garota tímida , que nunca se apaixonou por homem algum, porém, quando ela entrevista o poderoso empresário Christian Grey, ela percebe que algo mudou, mas esconde estes sentimentos para não sofrer. Mas, com as poucas investidas do Sr. Grey, faz com que a moça se entregue ao mundo fora do comum de Christian. O que ela não contava, era que esse relacionamento não tem nada de flores e corações, e sim dor e prazer. Porém, ela se entrega, mesmo sabendo que pode dar errado, o que de fato acontece.

O livro tem uma pegada bem erótica e sádica. Possui continuações, que são Cinquenta tons mais escuros e cinquenta tons de liberdade. Ele conta com uma adaptação literária estreada no ano de 2015. Eu amo este livro sério, porém recomendo apenas ás pessoas que desejam realmente conhecer o trabalho da autora, ou que queira se aventurar em outro mundo, e que esteja de mente aberta.

Fogui 02/01/2013

Cinqüenta Tons 01.
Cinqüenta Tons de Cinza.
E. L. James.

Excelente, se o objetivo era entreter, consegui com louvor. Fácil, claro e direto. É obvio que não vai se tornar um clássico, mas pode entrar para a história como o mais bem sucedido Romance Erótico.

Agora, ficaria imensamente feliz se este romance abrisse as portas das editoras brasileiras para outros romances e contos do mesmo estilo. Tô me iludindo? Espero que não.

Vamos ao que realmente interessa... ao enigmático e cativante Christian Grey. É impossível não se apaixonar pelo bendito neurótico e controlador.

Mesmo não sendo perfeito como a maioria dos heróis românticos Grey é viciante, ao ponto absurdo de desejarmos que Anastásia tenha seu traseiro espancado arduamente, e que depois ela se sinta gratificada pela surra. É um absurdo, mas é a mais pura verdade.

Neste tocante se deve agradecer a autora que conseguiu, através de infinitas referencias a outros livros conhecidos e outros nem tanto, deixar o leitor tão à vontade e seguro, diante de assuntos que são no mínimo polêmicos.

Mas tudo isto parece pequeno em sem importância, perante a personalidade envolvente de Christian, até mesmo suas incoerências são extremamente bem vindas e atraentes. Como isso é possível? Já tentei entender, mas desisti.

Sem duvida alguma Grey é o Dom mais diferente que já li. Consegue quebrar todas as regras impostas por si mesmo e as regras que os praticantes de BDSM dão tanto valor. No mínimo dever haver muitos Dom e Sub queimando os livros em seus clubes privados.

Sou totalmente solidária a Ana, compreendo sua incapacidade de pensar coerentemente na presença de Christian. E um dos pontos fortes do livro são as distâncias físicas que permitem que ela consiga expor seus sentimentos pra ele. Talvez por isso vários leitores acreditem que o personagem da Anastásia pareça estar perdido ou se torna repetitivo no desenrolar da estória.

Também, não tem como ser diferente, pois Christian brilha tanto que acoitada da Ana só poderia aparecer apagadinha perante aos nossos olhos, ele consome toda nossa atenção. Chega a ser frustrante e maravilhoso ao mesmo tempo. É uma loucura!!!

ADORO!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!

Naty 23/09/2012

Fraco
Bem mal escrito, personagens bastante superficiais e estereotipados. O universo BDSM é tratado de forma caricata e até preconceituosa.
Quanto à escrita, alguns termos são tão repetidos que cansam, chegando a estragar as próprias cenas de sexo.
O começo do livro, pra mim, fluiu rapidamente, apesar de não ter gostado muito da protagonista, mas depois o livro tornou-se cansativo.
Algumas coisas na história me incomodaram, como a forma com que Grey praticamente força Ana a fazer coisas que ela claramente não se sentia confortável em fazer.

Rafa 30/01/2014

A história de Fifty Shades of Grey gira em torno de Anastasia Steele, uma jovem universitária de 21 anos, e Christian Grey, um bilionário empresário de 27 anos.

Após ter que entrevistar o lindo empresário para o jornal da universidade no lugar de sua amiga que estava doente e não pode comparecer, Ana não consegue esquecer dos lindos olhos acinzentados e a maneira controladora de Mr. Grey - mesmo convencida de que o encontro deles tinha sido péssimo, por isso ela tenta tirar ele dos seus pensamentos.

Mas parece que o 'destino' tem outras ideias, e Christian aparece na loja onde ela trabalha. Não acreditando a irritantemente inocente e ingênua Ana fica chocada ao perceber que pela primeira vez quer alguém. (Gente, é humanamente impossível que alguém não queira ninguém em 21 anos, certo?)

Ela não é 'irritantemente inocente e ingênua' por ser virgem ou por nunca ter desejado ninguém (tudo bem, por isso ela é um pouco), mas sim por não saber nada sobre sexo!!!

Mr. Grey é incapaz de resistir Ana. Ele a quer. Mas em seus termos. Um contrato (Sim, ele faz um contrato para suas submissas, onde diz exatamente os deveres e limites tanto do dominante quanto da submissiva). E BDSM.

Ana, é claro, nunca havia experimentado nada nem parecido e logo se vê envolvida naquele jogo de sedução, simplesmente por curiosidade e pelo fato de estar apaixonada pelo Mr. Controlador. Ela está confusa, tem medo de se machucar física e psicologicamente, mas ao mesmo tempo sua Inner Goddess está exitada com a possibilidade de novas experiencias. Mas o fato é que essa confusão interior dela ajudou na reviravolta que acontece mais no final do livro.

A narração do livro acontece toda em primeira pessoa pela Anastasia por isso não temos muitas informações sobre Christian Grey, só sabemos que ele é bastante atormentado pelo seu passado. Que será revelado ao longo dos próximos livros.

O livro em geral é muito bom, mas senti faltas de algumas coisas, como destaques para os personagens secundários como Kate, a amiga que não pode ir na entrevista, José, que tem uma queda pela protagonista ou Elliot, o irmão do Christian. Outra coisa que eu fiquei intrigada é que ela não tem um computador. Quem, em pleno século XXI, não tem um computador? E não, ela não é pobre!

Outro fator é que a maior parte do livro é somente sexo ou eles conversando sobre, na verdade se você parar para analisar o livro se resume em: Uma garota que se apaixona por uma cara que adora BDSM e coisas do tipo!, não há nada de história no livro.

Eu pessoalmente gostei o livro e recomendo a leitura pra quem gosta deste estilo mais hot de literatura.

site: http://www.leitoragaucha.com/2012/07/fifty-shades-of-grey.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6