Médico de Homens e de Almas

Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens de Almas - A História de São Lucas

Jamile.Almeida 09/04/2022

Meu resgate com Deus
Meu filho se chama Lucas? e quando engravidei, mesmo na época sendo ateia, dei seu nome por causa de São Lucas.
Bem, coisas difíceis aconteceram? e meu filho é meu milagre e meu resgate com a religião. Hoje, enquanto escrevo essa resenha, ele esta ha mais de 40 dias na uti? e nos seus 7 meses, ele tem me ensinado coisas que em 36 anos não cheguei nem perto de aprender.
Ja tinha começado a ler esse livro antes e parei devido ao meu ceticismo, quando Lucas nasceu, não pude fugir! O livro me chamou!
Que grata surpresa! A autora mistura ficção com fatos reais da vida de Lucano! São Lucas!
É um livro de um homem que se nomeou inimigo de Deus, por desconhecimento, por dores que passou, decepção com a humanidade? e finaliza sendo seu servo eterno!
Para mim o ponto alto foi a visão de Lucano sobre a mulher? ele amou algumas, mas por sua face de fragilidade, de impotência e serviencia? quando chegou em Roma e viu mulheres altivas e imponentes, colocou a culpa na decadência de Roma nelas! Até que ele conheceu a maior de todas! Maria! E ele descobre a graça infinita da bem aventurada e da escolhida por Deus!
Fiquei muito curiosa em ir atrás do que era fato histórico do que era ficção, porque a historia ficou tão boa que é impossível achar que exista algo inverossímil!
Mas, tive que tirar meia estrela! Se a pesquisa da Taylor foi tão boa, ela saberia que a etnia de Jesus e Maria não é de loiros, brancos e olhos azuis (diferente de Sao Lucas que era assim e até comparado ao próprio Deus Apolo da Grécia), mas ela insistia em destacar esses traços eurocentricos. Esses eram os momentos que me decepcionavam um pouco. Mas de resto, fantástico! Um dos favoritos da vida por questões de literatura e pessoais!
almeidalewis 10/04/2022minha estante
Ótimo Jamile,????. Obg por compartilhar sua experiência de vida. Desejo melhoras para seu filho ??. Tenho uma filha que hj já se encontra com 10 anos ??.
Trabalho em uma UTI neonatal com assistência de enfermagem ( Técnico ). Amo ??? trabalhar na UTI. ( Durante essa jornada já trabalhei por diversas clínicas, mas a Neo é maravilhosa ???? ? ).
Outrora já fui muito crítico com relação a Deus/Jesus/vida e um dos escritores que encontrei que me desafiou foi C.S.Lewis....
Tenha um ótimo Final de semana com sua família ??.

almeidalewis 10/04/2022minha estante
Não mencione, mas devo : seu relato me emocionou.

Jamile.Almeida 10/04/2022minha estante
??????

Roberta 11/04/2022minha estante
Que depoimento lindo!

Daniel 23/09/2023minha estante
Nossa parabéns, que experiência fantástica, obrigado por compartilhar. QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ TODA E TODA SUA FAMÍLIA. UM GRANDE ABRAÇO PARA SEU FILHINHO LUCAS, O SENHOR ESTÁ COM ELE... E olha, meu filho se chama Lucas, está no 6° período da faculdade de Medicina, eu não conhecia a história de São Lucas quando lhe dei o nome.... Já pensou que fantástico.... Forte abraço.

Jamile.Almeida 23/09/2023minha estante
Demais, Daniel!

Rubens.Memari 31/12/2022

Apóstolo da vitória
A vida de Lucas, ou Lucano, é a base da história do livro. Cercado de fatos reais, a ficção toma forma e passa a ser deliciosamente apreciada pelo leitor que busca conhecer melhor esse evangelista.
Lucas não conheceu Jesus, mas fez o mais difícil. Formado médico em Antioquia (embora outros acreditam que foi em Tarso), ouviu falar do Messias e foi pessoalmente conversar com as pessoas que conviveram com Ele. Uma história cheia de idas e vindas, Lucas não reconhecia seu poder de cura, mas aos poucos foi entendendo que isso fazia parte dos planos de Deus.
Linda história, não sei por que não li esse livro antes.

Lucas.Batista 23/09/2020

Há tempos um livro não me emocionava tanto.
É até difícil encontrar as palavras certas para começar essa resenha.
Que livro arrebatador!
Acabei de finalizá-lo e posso afirmar sem sombra de dúvidas: É um livro para a vida.
Daqueles que irei reler sempre, e recomendar para todos aqueles que amo.
O ritmo lento é carregado de um lirismo poético raro, algo dificílimo de encontrar mesmo entre os grandes autores e autoras. O desenvolvimento dos personagens e toda a ambientação são conduzidos com maestria, provando o quanto a autora tem domínio sobre a narrativa.
Mas espere! ainda não fiz a sinopse básica! Vamos à ela: Trata-se da história do Apóstolo Lucano, ou, sob a rege de minha fé, São Lucas (diminutivo carinhoso de Lucano, nome de origem grega). O único apóstolo que não era judeu e, junto a Paulo, que não conheceu Jesus antes de sua crucificação.
O livro, enquanto literatura, tem uma estrutura formidável, nos apresentando a um Lucas humano e absolutamente crível. Lucas era, acima de tudo, um grande médico, tendo estudado em Alexandria. Contudo, o livro funcionará para qualquer leitor, desde aquele que busca apenas um vislumbre histórico da época e seus grandes homens, até os cristãos que queiram o conforto de testemunhar por intermédio de uma grande obra literária, a vida desse que é, sob a visão católica da autora (e minha), um homem santo, escolhido por Deus para pregar o evangelho.
Recomendo muito.
anoca 24/09/2020minha estante
há muito que tenho esse livro para ler e essa resenha me fez perceber que talvez o momento esteja próximo

Lucas.Batista 24/09/2020minha estante
Não irá se arrepender!

anoca 24/09/2020minha estante
disso já estou segura hahaha

Isley.Vicente 16/10/2020minha estante
Ganhei esse livro do meu marido e já comecei a ler e estou amando...

Gomor 09/01/2021minha estante
Relendo porque de fato é fascinante e encantador.

Vanda.Tito 11/03/2021minha estante
Recomendo: Eu Judas do mesmo escritor, e mude seu conceito a respeito desse apóstolo...

Luan 11/08/2022

Uma jornada inesquecível!
Quando eu estava no 1° ano do Ensino Médio, com 15 anos, meu colega perguntou à professora de Gramática: "Qual seu livro preferido?". Com um olhar e uma fala apaixonados, ela respondeu: "Médico de Homens e de Almas!". Pronto! Naquele momento esse livro entraria na minha vida. Fiquei encantado com o nome, então, na mesma semana, fui à biblioteca e o peguei. Apesar da minha euforia, eu não estrava pronto para lê-lo e parei após a leitura da primeira parte, devolvendo à biblioteca sem renovar.
Dois anos depois, no meio de 2021, uma amiga citou o livro e disse que o possuía, podendo me emprestar se eu quisesse. Como eu não tinha terminado da primeira vez, e estava com tempo de sobra na rotina, recomecei a leitura do zero e novamente não consegui pegar o ritmo para terminar. Logo, parei lendo menos de 50 páginas.
Em 2022, ano em que escrevo essa resenha, voltei a lê-lo em março e parei na página 160, e me deparei somente com livros da faculdade, enquanto a obra ficava em cima da minha escrivaninha e eu podia vê-la sempre que eu passava por perto (o tempo todo). Após, ler mais de 3000 páginas, entre artigos científicos de Direito e histórias de Collen Hoover, eu disse a mim mesmo: "Está na hora de eu acabar com isso".
Foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida, sem dúvidas.
Esse livro demorou 40 anos para ser feito, logo, quem tiver o privilégio de folheá-lo e mergulhar em sua muito bem arquitetada história, vai perceber que há detalhes em cada cena narrada, em cada fala, em cada personagem, em cada descrição.
Dessa forma, depois de finalizar a leitura percebo que foi bom eu ter amadurecido tempo o suficiente para absorver tudo que ela tinha pra me fornecer. Comecei a ler como adolescente, enquanto o protagonista era adolescente, e terminei de ler como adulto, após o protagonista passar para a fase adulta.
Aliás, é impossível deixar de falar sobre esse protagonista. Antes de ler essa biografia autêntica, conhecia quase nada a respeito de Lucano (ou Lucas, seu "apelido"), o qual foi médico, poliglota, pintor, e escritor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos. Nascendo na Síria e passando por Roma, Grécia, Israel e Egito, o personagem teve uma vida muito nômade, e a obra mostra cada costume e paisagem dessas regiões, sendo uma verdadeira viagem no tempo.
Nessa perspectiva, esse livro é tão denso, com um vocabulário tão vasto, que é realmente difícil de se apegar no início. Porém, com o decorrer da leitura, o enredo torna-se muito dinâmico, prendendo o leitor em cada experiência vivida pelo personagem principal com uma narração e encaixe perfeitos, não permitindo com clareza que se saiba o que aconteceu de verdade e o que foi criado ou romanceado pela autora.
Olhando pelo meu lado religioso, como cristão católico, uma parte de mim ficou com esse livro e uma parte desse livro ficará para sempre na minha vida. Além disso, minha crença em Deus e a maneira como interpreto a minha fé perante às questões do mundo evoluíram muito conforme Lucano entendia a sua vocação.
Assim, "Médico de Homens e de Almas" tem um dos melhores desenvolvimentos de personagem que eu já li, fazendo com que o leitor se desenvolva junto com Lucano, o qual, além de médico e apóstolo, foi um dos maiores humanitários que a História já conheceu. Portanto, se um dia você se deparar com esse livro, mergulhe nessa jornada inesquecível!

Silvia Schiefler 08/02/2024

Uma história maravilhosa...
Um livro que levou 46 anos para ser escrito... A autora, Taylor Caldwell, com muita pesquisa história foi relatando a história de um dos mais importantes apóstolos de Cristo... Lucas, ou Lucano, o médico... o homem que foi aos poucos se rendendo ao amor de Deus... depois de muitas provas e tragédias em sua vida! Lucano foi o único apóstolo que não viu Jesus, entretanto, lhe dedicou todo amor que podia sentir... Confesso que não conhecia a fundo a história de Lucano... Arrebatadora é a minha palavra para essa história. Um livro impactante, onde Taylor nos remete a uma verdadeira imersão dos acontecimentos antes e depois da crucificação de Jesus Cristo.

Gomor 14/01/2021

Médico de homens e almas.
O livro narra a história de São Lucas, apóstolo que se tornou seguidor de Jesus após sua morte. Homem de luz e caráter, antes mesmo de se saber cristão. A história é linda ainda que por vezes um tanto massante por tantas descrições. Mas tá valendo! Sopro de fé no coração.

KatiaMaba 14/09/2011

Será inevitável a companhia da sensação de quero mais......
Em 13/09/2011 concluí a leitura da obra Medico de Homens de Almas – A História de São Lucas da autora Taylor Caldwell. Recomendo esta obra por tratar-se de um material denso, o qual proporciona ao leitor muitas informações históricas de um determinado período da vida de um dos apóstolos de Cristo.

Ao longo das quase 700 páginas você encontrará muitos motivos para apressar a conclusão da leitura, exemplos: contrariedade da morte física da pessoa amada; amadurecimento moral diante das etapas da vida; pensamentos de revolta contra as ações atribuídas a Deus; medo e ignorância; ausência de reflexão mais amorosa de si mesmo; conceder ou ceder diante de algumas reações da vida provenientes de dons, escolhas, etc..., mas, será inevitável a companhia da sensação de quero mais, na esperança de um volume II.

Abraços,
Kátia Regina Maba
Blumenau (SC).
zelitojornalist 14/09/2011minha estante
gostei imenso de ler...

Mariela Duarte 10/05/2013minha estante
Oi Kátia, vi esse livro na livraria hoje, fiquei apaixonada, mas seria um presente para minha avó que é uma católica beeeem fervorosa, fiquei com medo de dar esse livro e nele conter algumas coisas mais pesadas, tipo alguma coisa sobre sexo ou violencia... essas coisas polemicas para pessoas idosas, vc recomendaria esse livro para uma senhora de 90 anos que gosta muito de ler?
Obrigada!

Sel 19/04/2023

O início da leitura foi desafiador. A primeira parte da história não foi cativante, porém foi indispensável para entender o resto da história. A evolução da fé de Lucas é um testemunho maravilhoso. Recomendo a leitura.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 06/12/2020

Lucas ou Lucano, era filho de ex escravos e desde novo já mostrou q tinha o dom da medicina. Ajudado por Diodoro, patrão de seus pais, se transformou em um médico envolvido em curas inexplicáveis e milagres e se dedicou a cuidar dos pobres, escravos e oprimidos q não teriam condições de se tratar.
Após tantas perdas pessoais e tanto horror q viu em doenças, Lucano acreditava q Deus era o próprio carrasco e q a cada vida q curaria ele tiraria o prazer de Deus de seifar mais uma vida.
Porém tudo começa a mudar quando começa ouvir histórias de um Messias q pregava a bondade e a salvação e mesmo sem nunca ter visto Jesus, Lucano começa uma peregrinação para encontrar seus discípulos, apóstolos e sua Mãe e escrever a sua história, se transformando no único apóstolo q não era judeu e não conheceu Jesus, mas q defendeu a fé cristã fervorosamente.

"O homem é o seu próprio carrasco; pendura-se pessoalmente em sua própria cruz. É sua própria doença, seu próprio fado; sua própria morte. Suas civilizações são as suas expressões. Mas nosso jovem médico não se preocupa com as civilizações. Pensa apenas nos oprimidos, desprezados, rejeitados, que assim se acham porque suas nações apodrecem e porque eles trabalharam para que assim seja. Apesar disso, está mais agarrado ao seu estreito ponto de vista do que mosca ao âmbar. Os homens sofrem pelos homens, disse-lhe eu, mas ele responde que algo amorfo como a sociedade é o torturador do homem. Só Deus, é o que ele pensa, e os poderosos que Ele criou são os opressores."Pág.339.

A autora Taylor Caldwell levou 46 anos entre pesquisa p/ escrever essa história quase toda fiel e autêntica sobre a vida de São Lucas, uma história de dor, fé, amor e dedicação.
A leitura é emocionante e a forma em como Lucano se vê transformado pela fé é maravilhosa!! Cheio de reflexões, essa foi uma das melhores leituras do ano e eu já quero ler outros livros da autora.

Geógrafo da Alma (Poeta) 30/08/2013

Uma leitura extremamente agradável
Um relato fantástico e instigador. Trata-se de uma daquelas obras em que o leitor delicia-se e tem dificuldade em parar de ler. Uma história muito bem relatada e que demonstra o grande valor que a figura de Lucano "São Lucas" para comunidade católica apresenta em sua jornada médica entre os homens do seu contexto.

Carol 17/12/2014

História de São Lucas, baseada em intensa pesquisa. Conta de sua trajetória como médico, suas curas, suas dúvidas, suas dores. Riquíssima narrativa. História muito instigante. Difícil parar de ler.

Sylvia 23/04/2023

Não sou religiosa, nunca li a Bíblia, mas esse livro me emocionou bastante!

Até que ponto tudo é real, até que ponto vai a fé do ser humano. Isso não vem a questão?um livro maravilhoso que deve ser lido por todos!!

Ivan Leite 06/08/2020

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell
A trajetória de um homem especial.
A história de Lucano é a história da peregrinação de todos os homens através do desespero e das trevas da vida, do sofrimento e da angústia, da dúvida é do cinismo, da rebelião e da desesperança até a compreensão de Deus.

Boa viagem... boa leitura...
@biblioteca.giratoria