Médico de Homens e de Almas

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell
Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens de Almas - A História de São Lucas

Jess 17/03/2024

O livro mais incrível que poderia ler na minha existência.
Um belo dia vi esse livro na livraria do Shopping e não acreditei no que estava vendo... Como assim um livro sobre meu amado São Lucas? Eu fiquei em êxtase. Não podia comprar no momento e salvei aqui no Skoob para ler futuramente. Porém, meu namorado estava junto e prontamente viu meu encantamento... No Natal lá estava esse presente lindo!

Já no Prefácio a autora vem com a seguinte frase, que tal como resume a ela, resume a mim: "Desde a minha primeira infância, Lucano, ou Lucas, o grande apóstolo, obcecou minha mente."

Eu sempre tive uma conexão inexplicável com São Lucas e o Evangelho de São Lucas é o que mais me prende e mais me encanta, principalmente pela sua intensa relação com Maria e o foco em detalhes e em diversos milagres de Jesus que não aparecem em outros Evangelhos.

Esse livro só serviu para aumentar ainda mais essa conexão e eu não sei explicar e nem escrever, palavras não são suficientes, o quanto eu estou maravilhada. Jamais vou esquecer. Jamais algum livro vai significar tanto para mim.

Maria.Barreto 09/02/2024

Médico de homens e de almas
Um livro magnífico!
Nos traz reflexões sobre saúde (principalmente mental),perdão, amor e muita fé.

Silvia Schiefler 08/02/2024

Uma história maravilhosa...
Um livro que levou 46 anos para ser escrito... A autora, Taylor Caldwell, com muita pesquisa história foi relatando a história de um dos mais importantes apóstolos de Cristo... Lucas, ou Lucano, o médico... o homem que foi aos poucos se rendendo ao amor de Deus... depois de muitas provas e tragédias em sua vida! Lucano foi o único apóstolo que não viu Jesus, entretanto, lhe dedicou todo amor que podia sentir... Confesso que não conhecia a fundo a história de Lucano... Arrebatadora é a minha palavra para essa história. Um livro impactante, onde Taylor nos remete a uma verdadeira imersão dos acontecimentos antes e depois da crucificação de Jesus Cristo.

Tati 16/01/2024

Gigante
Um livro gigante em dois sentidos: pela quantidade de páginas e pelo conteúdo de qualidade. História bonita, cativante e inspiradora.

Maria Evelyn Ramos 15/01/2024

Um buscador?
Começo essa resenha deixando claro que concluir esse livro se tornou desafiador, sua densidade para mim foi o primeiro dos desafios, não por seu número de páginas, mas devido a sua linguagem romantizada, a demasiada riqueza de detalhes em alguns momentos foram pessoalmente interpretadas como desnecessárias e, além disso, compreender a profundidade da escrita de Taylor Caldwell me deixou um tanto reflexiva, não por seu significado, a linguagem é clara, mas em entender sua profundidade diante da vida de Lucano, inclusive de seus próprios pensamentos, fazendo, portanto, o caminho até o fim desse little calhamaço ser mergulhado em persistência. Contudo, ler sobre Lucano, sua história familiar e fraternal, seus caminhos, seus ensinamentos e práticas na medicina, seu olhar aos paciente que o encontraram e, principalmente, sua trajetória até o reconhecimento do Superior sempre mantiveram vivos um grande carinho pelo livro e em conhecer mais sua história. Mesmo diante da riqueza de palavras, as vezes particularmente não consideradas tão importantes, houveram momentos de grande beleza, como sua contemplação à Estrela surgida aos céus, seu encontro com os Reis Magos, suas vivências como médico em Alexandria e em diversos outros lugares por onde passou, e indubitavelmente, seu encontro com a Sabedoria Divina, seu reconhecimento a Jesus com Sua misericórdia e justiça o fazendo se apaziguar das mazelas que vivenciou entre familiares e amigos. No decorrer do livro, iniciou seu Evangelho, tornando-se um buscador da Palavra e dos acontecimentos vivenciados por Jesus e Seus discípulos, sendo o momento de maior emoção o encontro com Maria, a Divina Mãe, que com a tamanha simplicidade descrita, foi para mim o de maior beleza e emoção. Assim, deixo essa resenha como símbolo de conclusão dessa leitura que, por mais que tenha sido desafiadora, as belezas lidas e emoções despertadas, somente com seu cumprimento seriam possíveis de serem vivenciadas e valeu a pena conhecer um pouco da história desse médico que tornou-se tomado de devoção ao Cristo o conhecendo apenas em seu coração.
Carolina 15/01/2024minha estante
Comecei a ler e já tô amando ?

Julio.Jose 24/11/2023

Mudanças históricas que comprometem
Confesso que esperava mais do livro que apesar de ser um romance de ficção, a mudança drástica em fatos históricos quando se compara aos atos dos apóstolos e outras fontes (Paulo e Estevão - Chico Xavier/Emmanuel) me incomodou um pouco, principalmente a exclusão de Paulo que pode ser considerado mentor de Lucas e que o conclamou á feitura do evangelho e a conversar com Maria de Nazaré, pois Paulo estava preso e não conseguiria completar a tarefa.

Mas de todo modo em alguns momentos a narrativa emociona com um destaque para o final do livro.

Junior 20/11/2023

Um calhamaço digno
Que livro fantástico, ele tem cenários bons, ele tem personagens incríveis que aliás fizeram-me chorar, pelo amor de Deus, que escrita linda, suave, não é tão religioso assim, ainda bem, o final é aberto pq obviamente a autora se cansou e deu um fim pra história assim...
Não superei o que fizeram com o amigão do Lucas gente, o pessoal cascou o pau encima dele, eu chorei... é, eu chorei.
Livro excelente, vale a pena a leitura.

Marcely24 14/09/2023

Eu não sou particularmente religiosa. Não costumo ler livros sobre religiões já que não me identifico com uma em específico. Porém , decidi tentar mudar um pouco meu nicho de leitura e li esse por indicação.
Esse livro é ricamente detalhado (em alguns momentos , o achei maçante) a linguagem em que foi escrito é muito antiga porém, de forma geral , é um bom livro para se ler se você gosta das histórias dos Apóstolos da Bíblia Cristã.
É interessante notar que a vida de Lucano (o apóstolo e personagem principal da história) tem sua vida contada desde os princípios realmente.Você o acompanha durante cada uma das fases de sua vida , desde a mais ingênua a menos ingênua, o que considerei o verdadeiro ponto chave dessa história. Seu amadurecimento a medida que crescia (e como foi descrito pelo autor) fez com que eu me sentisse acompanhar a evolução de um homem que antes Cético (com motivos explicados ao longo do enredo) , pôde encontrar em Deus sua verdadeira fé e amor.

Jenner Azevedo 12/06/2023

Uma jornada emocionante e cativante
?Médico de Homens e de Almas? é um livro magnífico que me envolveu desde as primeiras páginas. A narrativa envolvente e profunda da autora Taylor Caldwell transportou-me para um cenário fascinante e repleto de emoções. É impossível não se encantar com a habilidade de Caldwell de criar personagens cativantes e de explorar temas profundos com tanta sensibilidade.

A história gira em torno de Lucano, aquele que depois passou a ser conhecido como São Lucas, um médico brilhante, cujo compromisso com a profissão vai além do diagnóstico e do tratamento de doenças físicas. Ele se dedica a entender as almas de seus pacientes, buscando oferecer cuidados holísticos e acolhimento em tempos difíceis. Ao longo da história ele vai obtendo informações sobre o nascimento de Jesus, e de vez em quando surge alguma informação do que vem acontecendo na sua vida. E vai mudando suas opiniões ao longo do tempo até se tornar um dos primeiros cristãos. A maneira como Caldwell retrata as lutas internas e as jornadas de transformação dos personagens é surpreendente, criando uma conexão profunda entre o leitor e a história.

Uma das coisas que mais me impressionou em ?Médico de Homens e de Almas? foi a semelhança com a escrita de Eduardo Spohr, um autor renomado que também se destaca por suas narrativas envolventes e personagens complexos. Ambos os escritores têm a capacidade única de combinar elementos históricos e fantásticos com temas humanos universais, resultando em histórias que nos fazem refletir sobre nossa própria existência e os desafios que enfrentamos.

Além da escrita envolvente, a pesquisa meticulosa de Caldwell é evidente em cada página. A forma como ela retrata a época e os eventos históricos é rica em detalhes, proporcionando uma imersão completa no período em que a história se passa. Essa atenção aos detalhes contribui para a autenticidade da trama e enriquece ainda mais a experiência de leitura.

Recomendo ?Médico de Homens e de Almas? a todos que apreciam uma boa história, com personagens complexos e uma narrativa envolvente. Se você é fã de Eduardo Spohr ou está em busca de uma leitura que o transporte para diferentes épocas e lugares, este livro certamente irá satisfazer sua sede por aventura literária.

Em resumo, ?Médico de Homens e de Almas? é uma obra-prima da literatura que mescla habilmente elementos históricos, humanos e fantásticos. A escrita de Caldwell, semelhante à de Eduardo Spohr, conquistou meu coração, e a história permanecerá comigo por muito tempo. Uma leitura altamente recomendada para todos os amantes da literatura que desejam ser tocados por uma jornada emocionante e cativante.

Sylvia 23/04/2023

Não sou religiosa, nunca li a Bíblia, mas esse livro me emocionou bastante!

Até que ponto tudo é real, até que ponto vai a fé do ser humano. Isso não vem a questão?um livro maravilhoso que deve ser lido por todos!!

Sel 19/04/2023

O início da leitura foi desafiador. A primeira parte da história não foi cativante, porém foi indispensável para entender o resto da história. A evolução da fé de Lucas é um testemunho maravilhoso. Recomendo a leitura.

gi 24/01/2023

eu não sou religiosa, mas pra ler esse livro nem precisa ser. é encantador, a história de São Lucas é uma das mais bonitas e cativantes que eu ja li. recomendo pra qualquer um, não importa a religião.

Rubens.Memari 31/12/2022

Apóstolo da vitória
A vida de Lucas, ou Lucano, é a base da história do livro. Cercado de fatos reais, a ficção toma forma e passa a ser deliciosamente apreciada pelo leitor que busca conhecer melhor esse evangelista.
Lucas não conheceu Jesus, mas fez o mais difícil. Formado médico em Antioquia (embora outros acreditam que foi em Tarso), ouviu falar do Messias e foi pessoalmente conversar com as pessoas que conviveram com Ele. Uma história cheia de idas e vindas, Lucas não reconhecia seu poder de cura, mas aos poucos foi entendendo que isso fazia parte dos planos de Deus.
Linda história, não sei por que não li esse livro antes.

Gabi 17/09/2022

Tive acesso a este livro ano passado (2021) e o deixei como última meta de leitura deste ano (2022), pois por alguma razão, eu sabia que precisava ser apenas agora. Faz tempo que a minha fé em Deus e, principalmente, na humanidade, encontra-se abalada. Depois de tudo que foi enfrentado na pandemia, depois de ser obrigada a conviver em um país com uma quantidade considerável de pessoas que apoiam a pior gestão da história, que simplesmente prestam reverência a um governo odioso, hipócrita e sem Deus no coração, passei a me retirar espiritualmente de tudo, simplesmente vivi racionalmente todos esses meses, acordando todos os dias com foco nas metas semanais, razão e ciência acima de tudo. Durante a leitura deste livro, me encontrei refletindo sobre muitos pontos expostos na obra, como os motivos pelos quais Deus no dá a oportunidade de nascer, mas ao mesmo tempo, não nos dá o controle sobre como e quando morrer. Também pensei sobre o porque, muitas vezes, pessoas boas, dignas e honestas, falecem de doenças terríveis e, até mesmo, as razões pelas quais indivíduos vis, corruptos e violentos são vistos com respeito e angariam cargos importantes. Durante o percurso de "Médicos de Homens e de Almas" é possível obter algumas respostas e, automaticamente, algo acontece e nos muda, nos faz enxergar além do nosso dia a dia, dos nossos problemas e confusões. Espero que este livro alcance o máximo de pessoas possíveis e que um dia, quem sabe, possamos viver plenamente em um mundo melhor.

Luan 11/08/2022

Uma jornada inesquecível!
Quando eu estava no 1° ano do Ensino Médio, com 15 anos, meu colega perguntou à professora de Gramática: "Qual seu livro preferido?". Com um olhar e uma fala apaixonados, ela respondeu: "Médico de Homens e de Almas!". Pronto! Naquele momento esse livro entraria na minha vida. Fiquei encantado com o nome, então, na mesma semana, fui à biblioteca e o peguei. Apesar da minha euforia, eu não estrava pronto para lê-lo e parei após a leitura da primeira parte, devolvendo à biblioteca sem renovar.
Dois anos depois, no meio de 2021, uma amiga citou o livro e disse que o possuía, podendo me emprestar se eu quisesse. Como eu não tinha terminado da primeira vez, e estava com tempo de sobra na rotina, recomecei a leitura do zero e novamente não consegui pegar o ritmo para terminar. Logo, parei lendo menos de 50 páginas.
Em 2022, ano em que escrevo essa resenha, voltei a lê-lo em março e parei na página 160, e me deparei somente com livros da faculdade, enquanto a obra ficava em cima da minha escrivaninha e eu podia vê-la sempre que eu passava por perto (o tempo todo). Após, ler mais de 3000 páginas, entre artigos científicos de Direito e histórias de Collen Hoover, eu disse a mim mesmo: "Está na hora de eu acabar com isso".
Foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida, sem dúvidas.
Esse livro demorou 40 anos para ser feito, logo, quem tiver o privilégio de folheá-lo e mergulhar em sua muito bem arquitetada história, vai perceber que há detalhes em cada cena narrada, em cada fala, em cada personagem, em cada descrição.
Dessa forma, depois de finalizar a leitura percebo que foi bom eu ter amadurecido tempo o suficiente para absorver tudo que ela tinha pra me fornecer. Comecei a ler como adolescente, enquanto o protagonista era adolescente, e terminei de ler como adulto, após o protagonista passar para a fase adulta.
Aliás, é impossível deixar de falar sobre esse protagonista. Antes de ler essa biografia autêntica, conhecia quase nada a respeito de Lucano (ou Lucas, seu "apelido"), o qual foi médico, poliglota, pintor, e escritor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos. Nascendo na Síria e passando por Roma, Grécia, Israel e Egito, o personagem teve uma vida muito nômade, e a obra mostra cada costume e paisagem dessas regiões, sendo uma verdadeira viagem no tempo.
Nessa perspectiva, esse livro é tão denso, com um vocabulário tão vasto, que é realmente difícil de se apegar no início. Porém, com o decorrer da leitura, o enredo torna-se muito dinâmico, prendendo o leitor em cada experiência vivida pelo personagem principal com uma narração e encaixe perfeitos, não permitindo com clareza que se saiba o que aconteceu de verdade e o que foi criado ou romanceado pela autora.
Olhando pelo meu lado religioso, como cristão católico, uma parte de mim ficou com esse livro e uma parte desse livro ficará para sempre na minha vida. Além disso, minha crença em Deus e a maneira como interpreto a minha fé perante às questões do mundo evoluíram muito conforme Lucano entendia a sua vocação.
Assim, "Médico de Homens e de Almas" tem um dos melhores desenvolvimentos de personagem que eu já li, fazendo com que o leitor se desenvolva junto com Lucano, o qual, além de médico e apóstolo, foi um dos maiores humanitários que a História já conheceu. Portanto, se um dia você se deparar com esse livro, mergulhe nessa jornada inesquecível!