O Destino de Adhara

O Destino de Adhara Licia Troisi

Resenhas - O Destino de Adhara

Clio0 07/02/2021

O que inicialmente me chamou a atenção é o fato de que se trata de literatura fantástica italiana, depois o entusiasmo aumentou quando a Netflix começou negociações com a autora, e arrefeceu ao ler o livro.

Esse lugar, pra fazer apenas um breve comentário, é uma mistura dos mais variados arquétipos do gênero, o que por si não é problema... o que estraga a leitura é que embora vários conflitos sejam mencionados, eles são mal utilizados, servem pouco mais do que para engrossar alguns parágrafos.

O próprio romance é estranho... Adhara parece ser uma jovem em uma missão, mas também é apaixonada por Amhal de uma forma que chega a ser caricata. Isso não diminuiu o valor da personagem, mas também não ajudou em nada.

Acho que o problema é que se tratam de quinhentas páginas de prólogo e eastereggs.

Marlos 31/08/2021

O livro se passa duas gerações após os acontecimentos de "As Guerras do Mundo Emerso", e começa com Adhara despertando após uma perda de memoria. Durante sua jornada para tentar entender quem é e o que aconteceu, encontra Amral e juntos empreendem uma jornada pelo Mundo Emerso a fim de desvendar o mistério que envolve uma nova doença que assola os humanos.

Neste livro, há uma participação mais presente e ativa dos elfos, até então explorados somente como referência histórica na trama.

A autora aborda o sentimento dos personagens em situações de escolhas, consequências, responsabilidade afetiva e acerca da mudança da personalidade das pessoas com o passar do tempo.

O romance entre personagens principais é algo presente nos livros da autora, mas neste livro, confesso que achei um pouco forçado até o momento, mas não é nada que atrapalhe a diversão da leitura.

Achei muito interessante a abordagem de uma pandemia no Mundo Emerso, apesar da escrita não ser contemporânea, é possível identificar situações semelhantes às atuais, o que gera uma ambientação bem efetiva.

Lorraine 29/06/2012

Chega de drama!
Sinceramente, o Destino de Adhara foi uma decepção.

Depois de ler as outras duas trilogias da autora, Licia Troisi, eu esperava mais do 1º volume de "Lendas do Mundo Emerso". Tudo bem que no início de "Guerras do Mundo Emerso" o livro também incomodou um pouco com todo aquele drama sem fim da personagem principal, no entanto os outros volumes salvaram a trilogia.
Mas em Lendas, eu quase tive um treco. Não suportava mais as crises de amor não correspondido de Adhara, a personagem mais mosca morta de Licia. Praticamente não acontece NADA no livro todo. O início é lerdo, vagaroso, começa com um romancezinho entre as personagens principais... E QUE NÃO TEM FIM!!!!!!!! o livro TODO é um choro só, um romance não realizado, não correspondido, MEU DEUS! Deu no saco. Chega no final do livro, e a autora corre com a história toda e enche de acontecimentos chocantes e estrondosos... que continua no volume 2.
Já falei como eu odeio livros que se utilizam dessa tática? Enrolam até o final, fazem um acontecimento gigantesco e revelador (só no final), e meus parabéns... agora compre o próximo livro.

Dependendo da personagem principal, Adhara, eu daria 1 estrela para o livro. Só não o faço pois Licia possui uma característica que eu gosto muito em seus livros: Aparições de personagens de trilogias passadas com o destino que muitas vezes não esperávamos ou imaginávamos. Pelo menos nesse ponto, seus personagens parecem mais reais. Não ficam sempre presos naquele conceito de que são imortais e viverão eternamente felizes.

Espero que os próximos volumes salvem a trilogia...
Gleei 31/05/2013minha estante
Comecei pelo segundo livro, tipo qndo fui ver como era a história do primeiro, fiquei impressionada por só contar sobre Adhara que não conhecia seu passado e Amhal , pensei que contava algo a mais, vejo que não perdi muita coisa, o segundo livro está mt mais interessante ao meu ver.

MWeirich 30/12/2022

Grandes reviravoltas!
O livro é muito bom e provavelmente será o último deste ano de tantos dias lidos e não lidos.

O Destino de Adhara foi um surpresa muito boa, o encontrei em um sebo e fiquei curioso com sua história.

Posso dizer que o primeiro volume é cheio de reviravoltas, suspenses e muitas questões morais. Mas o melhor é que o livro se encerra com mais suspenses e reviravoltas!

Simplesmente muito bom!

Gi 03/09/2020

E que recomece a luta...
"Aparecerá um mestiço, como os outros, mas não surgirá da nossa estirpe. O seu sangue virará água, e a sua chegada transformará as águas do mundo em sangue."

Uma jovem acorda em um gramado completamente sem memória. Sem saber nem ao menos o seu próprio nome ela vaga sem direção e acaba por ser salva de um ataque por Amhal, um aprendiz de cavaleiro de dragão. Ele lhe dá, então, o nome de Adhara e promete ajudá-la a recuperar suas lembranças. Mas acontecimentos funestos ameaçam a paz do Mundo Emerso, uma doença começa a dizimar a população e uma sombra paira sobre a família real. E no meio disso tudo Adhara descobre que seu destino está diretamente ligado a esses acontecimentos.

Lendas do Mundo Emerso é a terceira trilogia de uma das minhas sagas favoritas que é composta pelas outras trilogias Crônicas do Mundo Emerso e Guerras do Mundo Emerso. Já fazia um tempo que eu queria ler esse livro e ele não me decepcionou.

Com muitas referências dos livros anteriores, O Destino de Adhara nos apresenta um Mundo Emerso próspero e em paz, mas com um terror prestes a emergir.

A história é repleta de mistérios, o que prendeu minha atenção do início ao fim. A tensão é palpável, me envolvi em cada página.

Nada é o que parece, o que mantém o enredo dinâmico e muito atraente.

As personagens foram muito bem desenvolvidas, sendo Neor o meu favorito devido à sua inteligência, firmeza e sabedoria.

É um livro muito bem escrito e com elementos muito bem organizados, como num quebra-cabeça, algo que adoro.

Com certeza o recomendo aos fãs de fantasia, é uma ótima leitura!

Nicolly 16/12/2012

Uma grande decepção, infelizmente.
Uma garota acorda numa campina e não lembra quem é, de onde vem, onde está, enfim, absolutamente nada. A jovem caminha por muito tempo até chegar numa cidade onde conhece Amhal, um jovem aprendiz de Cavaleiro de Dragão perturbado, que tenta a todo custo ajudar a moça, que logo recebe dele o nome de Adhara, a descobrir seu passado, viajando em direção à corte em Makrat.
Já na corte Adhara é logo notada pelo único filho dos reis da Terra do Sol, Neor, que lhe dá emprego de dama de companhia de sua filha Amina, aí é o inicio de uma forte amizade entre as duas, um sentido na vida de Adhara.
Learco e sua esposa Dubhe se tornaram rei e rainha da Terra do Sol, foram eles que conseguiram estabelecer a paz por 50 anos no Mundo Emerso após a derrota de Aster, Yeshol e Dohor. Mas a volta de San, neto de Nihal e Senar, que desaparecera há 50 anos irá abalar a vida de muitos.
É notada desde o principio que San tem certo interesse no jovem Amhal e agora que Mira, seu antigo mestre, fora assassinado, ele quer distancia de tudo e decide trabalhar num local onde as pessoas lutam contra a peste que o Mundo Emerso inteiro sofre e que está ameaçando a vida de todos. Os dois são enviados para uma aldeia que está de quarentena, mas lá na corte Adhara não aguenta ficar longe do garoto que há alguns dias percebera estar amando.
Bem, não sei muito bem como começar minha critica, porque sou fã declarada da Licia, amo o Mundo Emerso como se eu realmente fosse de lá. Amei Nihal e Senar nas Crônicas, me apaixonei mais ainda pela Dubhe nas Guerras e agora eu finalmente adquiri o primeiro volume das Lendas e o devorei como se não houvesse o amanhã. O grande problema foi que esse livro é uma grande decepção.
O começo eu achei bacana, prometia uma bela história, mas o problema é que o livro inteiro é uma enrolação, sem contar esse amor não correspondido da Adhara pelo Amhal me irritou, varias partes do livro eu não parava de pensar: “Poxa, que chata, besta e moscona você, meu!”.
Outra coisa é que Licia conseguiu fazer definitivamente todos os personagens virarem umas antas, principalmente o Amhal que cheguei num certo ponto do livro que não estava mais aguentando a burrice extrema dele.
Depois daquela lengalenga toda, acontece algo extraordinário, nos 45 do segundo tempo, que definitivamente só quis dizer “Eba! Acabou de começar a história, compre o próximo livro!”. Eu fico indignada com esse tipo de livro. Mas enfim, tomara que os próximos da trilogia salvem essa vergonha.

Eve 26/06/2020

Preferia NUNCA ter lido.
Nem tinha chegado na metade e a vontade de abandonar era ENORME, infelizmente me forcei a ler até o final e conclui na base do ÓDIO.

Em certas ocasiões posso me considerar uma pessoa dramática e insistente, mas nunca, em nenhum momento, serei como a protagonista desse livro.

Soube que esse livro é a última trilogia de duas outras inseridas no mesmo universo e ler essa história me desmotivou a ler todas as outras da autora.

Temos aqui uma personagem que tenta ser uma heroína, tenta ser forte e tenta ter conteúdo, mas não consegue de jeito nenhum.

O personagem que acreditamos ser o mocinho bonzinho e salvador na verdade é um monstro, não por sua própria vontade, mas por uma força maior que ostenta sobre ele. Eu pensava que isso ia trazer uma certa diferença ao livro, mas só deu mais raiva e mais raiva.

A mocinha se tornou um chiclete que não sai da sola do sapato, insistente até eu não aguentar mais, ela tentava mostrar que existia algo de bom nele, tentava combater o fato de ele ser ruim com um simples argumento: "Você já me salvou, você me ajudou, você não é mal" e bla, bla, bla.

Li até o final, mas deveria ter parado muito antes disso, teria poupado meus neurônios, mas decidi bancar a insistente junto com a protagonista. FOI A PIOR DECISÃO DA MINHA VIDA.

Pan7 30/10/2020

Na MINHA opinião, melhor livro de todos os do Mundo Emerso.
Não sei explicar mais parece que a autora perdeu um pouco o medo de escrever... e com isso eu dei MUITAS risadas, pois ela usou várias frases comparativas em algumas ocasiões...

Não encontrei tantos erros de português...

E fui descobrindo a história junto com a personagem principal Adhara.

Com relação a Amhal... acho que nunca senti tanta raiva de um personagem.

Eduardo.Santos 21/10/2021

O Destino de Adhara | Sinopse
A nova lenda começa quando Adhara acorda sozinha no meio de um gramado. Sem lembranças de como chegou lá, ou de quem é, a jovem começa a vagar pelo Mundo Emerso, até encontrar Amhal, um jovem aprendiz dos Cavaleiros de Dragão. Juntos, eles tentam descobrir mais sobre o passado de Adhara enquanto viajam em direção à corte em Markrat.

Acolhida por Neor, filho de Learco e Dubhe, Adhara consegue um emprego junto a Amina, neta do rei. As jovens começam uma nova amizade que ajuda no crescimento das duas e começa a preencher a vida até então sem sentido de Adhara.

Mas a vida na corte começa a mudar quando San, neto de Senar e Nihal, protagonistas da primeira série de Licia Troisi, retorna ao Mundo Emerso. Demonstrando um interesse diferente em Amhal, San aparenta ter uma agenda própria e objetivos contrários ao bem estar de Markrat e do Mundo Emerso.

A chegada do lendário herói parece sincronizada com o surgimento de uma misteriosa praga que ameaça toda a vida do reino. E afasta Amhal de Adhara, levando o jovem Cavaleiro de Dragão a um caminho perigoso e o Mundo Emerso, mais uma vez, ao limite.

Mat 11/02/2013

O Destino de Adhara
Pra quem acompanha Licia Troisi desde as Cronicas, Lendas do Mundo Emerso pode ser uma mudança drástica no estilo da escritora. "O Destino de Adhara" tem foco principal no amor entre Adhara e Amhal, sendo 80% do livro contando como Adhara se recuperou e conheceu Amhal, seguindo sua vida e se apaixonando por ele. Uma estranha peste atacou o mundo emerso, e Theana busca uma cura para tal peste, e a estranha aparição de San empunhando a espada de sua Avó e fazendo amizade com Amhal é o grande mistério do livro.
Em Cronicas do Mundo Emerso, a autora focou no tema de guerras, já em Lendas, a autora assume uma escrita sombria e misteriosa, até mesmo aterrorizante. O tema principal da história, uma menina que não se lembra de nada, já é um grande mistério, pois queremos saber o passado da personagem.
Enfim, extremamente recomendado.

Duda 07/12/2020

Decepcionante
O universo em si é mto bom,mto bem feito e realmente interessante mas os personagens são insuportável e vc acaba não ligando pelo o que acontece com eles.
É o relacionamento dos protagonistas é bem tóxico

Galahad 29/06/2013

Cativo.
Não vou dizer que e muito bom, mas a historia e sedutora, pois ao mesmo tempo em que lhe apresenta velhos personagens também lhe apresenta novo. Cada qual com o seu aspecto para ser ter um interesse maior.
A nova personagem principal a achei parada, chata e sem muita participação nesse primeiro volume. O mais interessante ficou para o vilão já conhecido e seu parceiro. Juntamente com o príncipe Neor que para mim poderia ter durado mais.
De todo o modo e muito cativante o enredo deixando com vontade de ler cada pagina que estar por vir. Não da aquela euforia do principio como nas Crônicas, mas e bem interessante.

Juliana 23/01/2014

Intenso, dramático e excelente
A história do livro se passa no mesmo ambiente que as trilogias anteriores da autora: Guerras do Mundo Emerso e Crônicas do Mundo Emerso, porém em um tempo diferente, com 50 anos passados desde os eventos ocorridos no primeiro e 100 anos após o segundo (o primeiro e o segundo citados, não a primeira e segunda trilogia, Crônicas do Mundo Emerso vem antes). Sendo assim, o livro é uma espécie de continuação, com alguns personagens de outras trilogias, agora em idade avançada, aparecendo nesta nova série. Para os que ainda não leram, sugiro que comecem a leitura pelas Crônicas do Mundo Emerso, em seguida leiam as Guerras do Mundo Emerso, para só então ler as Lendas do Mundo Emerso. Faz tempo que li as séries anteriores, mas posso adiantar que gostei bastante de todos os livros.

Para quem não sabe, o Mundo Emerso é um mundo habitado por Humanos, Ninfas, Gnomos e Dragões, sendo o últimos, parte da famosa ordem dos Cavaleiros de Dragão, defensores da paz e da justiça. O Mundo é dividido em oito reinos: Terra do Vento, Terra da Água, Terra do Mar, Terra do Sol, Terra dos Dias, Terra da Noite, Terra dos Rochedos, Terra do Fogo e a Grande Terra, território neutro entre os reinos. Cada uma dessas Terras tem suas particularidades que são explicadas com mais detalhes na primeira trilogia.

Bem, passando essa breve introdução, vamos à história propriamente dita. O livro narra a história de Adhara, uma jovem que acorda sobre um gramado sem nenhuma memória sobre si, não conseguindo se lembrar nem mesmo de seu rosto ou de seu nome. Ela segue suas andanças, movida por seus instintos, enquanto busca descobrir quem ela é e como foi parar naquele lugar onde acordou. Em suas andanças ela conhece Amhal, um jovem Cavaleiro de Dragão que tenta ajudá-la em sua busca pelo passado.

Durante as viagens de Adhara e Amhal, percebe-se o aparecimento de uma nova e mortal doença, que ameaça se espalhar por todo o Mundo Emerso, preocupando regentes de todos os reinos, e levando a população a um estado de selvageria provocado pelo pânico.

Logo no início da narrativa, também somos apresentados a personagens um tanto obscuros, definidos como Kriss e O Homem de Preto. Pelo tom das conversas, pode-se adivinhar que esses personagens seriam os antagonistas da narrativa, mas muito pouco é revelado sobre eles. Também participam do livro personagens já conhecidos por quem já leu as outras obras da autora, como Dubhe, Learco, San e Theana.

O livro é bastante interessante, a história tem um ritmo bem rápido e faz com que o leitor não consiga parar de ler, em sua curiosidade de saber o que acontecerá em seguida. A narrativa segue bastante agradável até quase a metade, quando acompanhamos os personagens em suas descobertas. Porém, a partir dai, a trama começa a se complicar cada vez mais, deixando os leitores angustiados a medida que a situação do Mundo parece se complicar cada vez mais, com cada vez menos esperanças de melhoria.

Posso dizer que o livro me afetou sobremaneira, foi o primeiro livro que me fez molhar os olhos. Não cheguei a chorar, acho que nunca li um livro ou filme que tenha me feito chorar. Não falo isso com intenção de me gabar, apenas procuro ressaltar o quanto a história me afetou a ponto de me fazer chegar a esse estado. O motivo disso, além da decadência prolongada do mundo onde a história se passa, está em três fatores, que geralmente são as coisas que mais me provocam raiva em uma história, e nesse livro as três coisas ocorrem, de forma combinada, me levando a um estado de frustração que eu nunca havia sentido. Tive vontade, muitas vezes, de interferir na história, de pegar os personagens e sacudí-los até vê-los voltar à razão.

Apesar dos pesares eu gostei muito do livro, e recomendo àqueles que gostam de aventura, com presença de magias e objetos mágicos, uma boa dose de drama e uma pitada bem colocada de romance. Os personagens, assim como o Mundo onde a trama é ambientada, são bem desenvolvidos, com a dose certa de profundidade e complexidade. O livro é excelente, consegue envolver o leitor, fazendo-o rejubilar-se com as vitórias dos personagens e entristecer-se com suas perdas, que não são poucas.

site: http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

Paulatictic 10/03/2014

Não tem como não gostar da escrita da Licia Troisi...
Ela sabe como escrever de maneira envolvente, e mesmo quando deixamos o livro de lado, não conseguimos parar de pensar nele, a estória nos prende do começo ao fim.
Mas acho que esse foi diferente das outras sagas, primeiro por que ela vem de um histórico, desde Nihal e Senar, até Learco e Dubhe, como sempre tendo as heroínas em primeiro plano e o "vilão" não aparecia com tanta enfase... Bem, em segundo vem o fato de que o "vilão" nessa história não parecia tão vilão, e as coisas começam a tomar forma bem diante do nossos olhos, e eu me vi dizendo várias vezes "não, não faz isso" para os personagens, por que as coisas simplesmente aconteciam e mudou totalmente o rumo que eu imaginava que poderia ter.
De certa forma isso é bem importante né? afinal ler outra saga que seguisse o mesmo dos primeiros não seria empolgante não é mesmo?
Pois bem, o livro começa com uma jovem que acorda no meio de um gramado sem ter memoria nenhuma do seu passado, ela se levanta sozinha e começa a caminhar e caminhar, e nesse caminho que encontra um personagem essencial, o Amhal, um aprendiz de cavaleiro do dragão que a ajuda a tentar descobrir essa memória e até dá um nome para ela, ela passa a se chamar Adhara.
Para quem ficou com saudades das guerras do mundo emerso, pode matar a saudade do rei Learco, Dubhe, Theana, 50 anos após a guerra.
Dubhe e Learco tem até um filho chamado Neor, que ainda jovem caiu de um cavalo e ficou paraplegico, e seus netos...
Mas, se preparem para iniciar uma nova estória cheia de conflito, intrigas e de muita tensão, confrontos e rever personagens que deixaram saudade. Sinceramente ainda sinto falta da Nihal e do Senar, eles são os melhores...
Adorei esse livro, e sinceramente fiquei olhando a continuação e estava me coçando para lê-lo também, mas decidi ler outro, para poder dar mais saudade... rs...

site: http://paulatictic-dicasdelivros.blogspot.com.br/

20/08/2023

Tenso. Lícia sabe escrever e te deixar na expectativa. Adhara e Amhal, duas faces da mesma moeda? A curva onde a história se repete?
E o que aconteceu com San? Ele vai contra tudo que sua vó, Nihal, lutou.
Depois de 50 anos de paz, O Mundo Emerso se vê novamente às voltas contra uma nova ameaça. Pior que uma guerra, mas que também gera conflitos.
Esse foi só o primeiro livro da nova trilogia e muitas respostas ficaram em aberto. Vamos ver o que nos aguarda.