Percurso de Lacan

Percurso de Lacan Jacques-Alain Miller

Resenhas - Percurso de Lacan

Luiz.Barbieri 08/02/2024

A primeira parte é ótima, principalmente as duas primeiras conferências: "Percurso de Lacan" e "Psicanálise e linguagem", sendo a primeira provavelmente, de tudo que já li no momento, o primeiro material que eu passaria para quem está começando a estudar Lacan (embora não sirva somente a esses), seja psicanalista ou alguém com formação em outras áreas, seja um aluno de primeiro semestre de graduação. A segunda parte é mais autoral do Miller, embora também sirva como comentário a Lacan por a referência a ele ser constante, e mais específica: a fantasia (fantasma) e sua travessia, e a diferença dela para com o sintoma ao longo de uma análise.

Mariah 05/08/2022

A PSICOGENESE DESSE LIVROOOOO PARECIA QUE TINHA ALGUEM FALANDO UM PROFESSOR DIDATICAMENTE DO MEU LADO ME EXPLICANDO, enfim absorvi tudo muito r;apido, um dos livros mais rapidos que li em toda a vida, um dos favoritos nesse sentido

Vah 15/11/2012

Um início
Sempre tive a impressão de que, na América Latina, o Brasil foi um dos países com tradição psicanalítica que mais demorou para ter uma abertura aos escritos em relação à psicanálise Lacaniana. Saber que este livro é uma tradução de conferências que aconteceram na Venezuela e Buenos Aires pareceu, mais uma vez, uma prova disso.

De qualquer maneira, é um ótimo livro para quem está no início de um percurso longo e árduo dentro desta abordagem (como eu estou). Aqui, Miller, de forma muito interessante, costura um pouco o que é a teoria lacaniana. Ele passa por conceitos básicos e nos guia por excelentes pontos clínicos e do ensino lacaniano. Transferência, pulsão, repetição, inconsciente. E, não menos importantes: gozo, fantasia, cadeia significante e libido. Tudo isso é abordado.

O problema é a falta do livro aqui no Brasil. Foi muito difícil encontrá-lo e, quando encontrava, era um valor absurdamente caro. Uma cópia um pouco mais precária foi encontrada bem longe de mim, em um sebo online. O jeito é sair caçando. E vale a pena!
Mawkitas 31/07/2017minha estante
Atualmente está fácil de achar para comprar, ele foi reeditado. A dificuldade para encontrar vários títulos essenciais em Psicanálise continua, infelizmente, sendo uma constante.