Alma Cabocla

Alma Cabocla Paulo Setúbal

Resenhas - Alma Cabocla

z..... 16/02/2020

EBOOK editado pela UNAMA (Universidade da Amazônia)
A obra foi originalmente publicada em 1920, com lembranças, homenagens e saudades da terra natal, interior paulista, em registro bucólico de beleza tocante.

Alguns a assemelham às obras parnasianas, o que revelou-se contrário em minha leitura, onde o rebuscamento percebido não foi além de palavras hoje em desuso (como louçã, umbroso e campônia).

Vemos beleza simples, carregada de afetividade e emotividade, de leitura prazerosa e revigorante de gostosa nostalgia. Os versos são objetivos, claros em sua proposta, assemelhando-se aos cordéis, com a poesia contando histórias.

A sensação é de reencontro, onde a simplicidade sobrepõem o conceito de complexidade no valor e percepção de vida. O poeta adentra o cenário rural como Bacharel de Direito, de terno e, ao longo de seus textos, é como se entrasse em êxtase pelas coisas que o fizeram e ainda fazem feliz. É resgate da alma cabocla...

Tem quatro partes, explicitando-se principalmente na primeira (Minha Terra) o reencontro e êxtase saudosista. Uma das passagens mais bonitas do livro.

Em "Moita de Rosas" e "Floco de Espumas" encontramos também belas poesias, de inspirações saudosas e bucólicas. Está implícito também o lamento pela perda de um amor. Fiquei com essa sensação...

"Sertanejas" fecha o livro e fiquei impactado com textos sobre a vila, as árvores, o sertão.
Quero deixar em destaque a poesia "A queimada". Se tivesse descoberto antes, teria amplamente divulgado no ano passado (2019) quando o assunto teve repercussão mundial sobre o que acontecia na Amazônia. Texto maravilhoso, no sentido de percepção e sensibilização ao fato. Professores, procurem conhecer...

Gostei muito do livro e a única coisa que lamento foi o fato de ter lido numa versão quebra-galho meia-boca (apesar de ter dado a oportunidade de conhecer o livro, no que parabenizo e agradeço a UNAMA). Mas, ao final, queria ter lido numa pomposa publicação, com notas editoriais, biografia, texto de apresentação e comentários, se possível.

Minha alma cabocla gostou muito de "Alma Cabocla".