Mulheres Singulares e Plurais

Mulheres Singulares e Plurais Marilda Corrêa Ciribelli

Resenhas - Mulheres Singulares e Plurais

Alannys 03/09/2019

Ótima leitura, mas não nego que faltou algo.
A obra de Marilda Corrêa Ciribelli consiste em reunir as histórias de oito mulheres que fizeram marco na arte e na ciência, sendo elas: Camille Claude, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Frida Kahlo, Marie Curie, Nise da Silveira, Nísia Floresta e Simone de Beauvoir. Todas as mulheres citadas tiveram uma trajetória sofrida e difícil, mas transformaram sua dor em conquistas, assim contribuindo para melhorar a sociedade e para a ascensão da mulher na mesma.

O livro é rápido de ser lido. Os capítulos foram montados baseados em diversas pesquisas feitas por Marilda e sua equipe - assim tentando ser o mais fiel possível ao narrar os fatos. Algo que me incomodou no livro foi a falta de representatividade. Todas as personalidades apresentadas no livro são de mulheres brancas. E eu, como uma mulher negra, não nego que me decepcionei. Não deixei de pensar em como seria lindo ler Maya Angelou naquelas páginas. Confesso também que uma das personalidades citadas não me instigou simpatia, já as outras me encantaram grandemente.

Enfim, não descredito a leitura de modo algum. Para mim foi um livro fantástico. Foi um mergulho na vida dessas mulheres incríveis, que já em outros séculos ajudaram a compor o feminismo. Eu aprendi muito - até mesmo sobre as personalidades que eu já conhecia. Vale cada página, para muitas reflexões. Este livro é um reforço, para lembrar que a história também é escrita por mulheres! (3,5 estrelas)