Gripe

Gripe Gina B. Kolata

Resenhas - Gripe

Carol 16/07/2015

Tentando entender a Gripe Espanhola
Não querendo ser mórbida, mas já sendo: adoro ler sobre pandemias! Sempre me fascinaram as narrativas acerca da Peste Negra, dos surtos de cólera e de gripes.
Na pandemia da gripe de 1918, minha bisavó perdeu suas 3 irmãs mais velhas. As estimativas da época afirmam que entre 40 a 100 milhões de pessoas morreram em todo o planeta. Apenas a Ilha de Marajó, no Brasil, provavelmente por seu isolamento, não registrou caso da doença.
Sempre quis ler mais sobre este assunto e tive a oportunidade ao encontrar na biblioteca este livro de Gina Kolata. A autora descreve os estudos de vários cientistas, ao longo do século XX, para identificar o vírus causador da pandemia e o porquê dele ter sido tão mortal e contagioso. E, dúvida das dúvidas, como ele desapareceu sem deixar rastros.
Gostei do livro, no entanto, esperava um pouco mais de foco em história, em descrições da pandemia em si, de como as pessoas reagiram à doença. O livro é bem técnico. Para quem esteja estudando patologia, virologia, alguma área afim, é bem interessante.
Ramon M. Santos 01/01/2016minha estante
Olá, tudo bem? Qual livro sobre a Peste Negra vc leu e gostou? Já leu A Grande Mortandade? Abração e obrigado pela resenha.

Carol 12/02/2016minha estante
Oi, Ramon. Li sim, em 2014, antes de ler este livro sobre a Gripe Espanhola. Por comparação mesmo, gostei mais do estilo do A Grande Mortandade, mais focado na descrição da doença em si, nos impactos na população. Recomendo!