Meditations

Meditations Marcus Aurelius

Resenhas - The Meditations Of The Emperor Marcus Aurelius Antoninus

Schkoppe 20/11/2011

Meditações findadas
Então eu terminei as "Meditações" de Marco Aurélio traduzidas por Hutcheson e Moor... Devo confessar que sinto-me um tanto "orfão", em face de um livro tão bonito que apelou tanto a minha alma, e que me "curou" diversas vezes quando a realidade crua da humanidade e dos vícios a brutalizara. Os suaves tons de melancolia solitária desse livro emocionaram-me um tanto também, a solitude de um homem que acha-se só nos promontórios das mais puras virtudes, não, ele não tem um amigo com quem conversar, está completamente só nas altitudes de sua excelência pessoal, Marco Aurélio era um homem sozinho, o título original das "Meditações" prontamente denunciam isso, Τὰ εἰς ἑαυτόν, Ta eis heauton, literalmente "pensamentos/escritos para mim mesmo"... Nós apenas reconhecemos a grandeza de Antonino (nome pelo qual Marco Aurélio era conhecido antigamente) e todas suas virtudes e toda a bondade que o ser humano é capaz, quando justapomo-lo a seu sucessor imediato e filho, Commodus, viciado, incestuoso, sodomita, sanguinário, o que há de animalesco no homem consubstanciava-se em si... As palavras de Marco Aurélio permanecem uma lufada de ar fresco em nossas vidas de ilusão, batidas pelas paixões, medos, desejos, prazeres... Na fonte da sabedoria de Marco Aurélio alguém pode aliviar sua sede por conhecimento e filosofias verdadeiras, vindas do próprio coração, puras e sacras, na lógica estóica de Antonino alguém pode finalmente, buscar uma conduta, sóbria, benevolente, pacifica mas não menos viril, constante... e viver nobre e honestamente este curto espaço de tempo que nos é outorgado a passar nesta terra, e morrer sem arrependimento. Morrer alguém em paz com sua consciência, cumprido seu dever moral, sabendo que se não foi um deus, certamente jamais foi menos que um homem racional... sentirei falta deste livro, ou melhor, reler-lo-ei sempre e sempre.