Bahia de todos-os-santos

Bahia de todos-os-santos Jorge Amado

Resenhas - Bahia de Todos os Santos

Mell 08/12/2023

Prosa e poesia
Que livro mais gostoso de se ler. Jorge Amado com seu jeito único de escrever nos encanta com todo seu amor declarado em cada palavra sobre a cidade da Bahia de todos-os-santos.
O que talvez incomode e acho importante deixar claro para quem quiser lê-lo, é que o autor gasta mais e mais páginas para falar sobre seus amigos, pessoas que considera importantes na cidade, pessoas com profissões úteis ao turista, e aos artistas baianos. O livro não é só sobre a cidade, mas principalmente sobre quem faz parte da cidade.

Hiamara.Hespanhol 08/04/2023

A História salta aos olhos!!
Tive oportunidade de ler esse livro em solo Baiano não só conheci a cidade como vive o dia a dia, e com o guia Jorge Amado.

A experiência não poderia ser melhor.
Cada canto e recando, ruas e ladeiras passaram a ter um nome, um rosto uma história.

Bem detalhista na explicação dos orixás, Santos e igrejas, bairros famosos e seus moradores ilustres, inclusive boa parte do livro é sobre a história de artistas e personalidades baianas, grande amigos do escritor, um gesto muito nobre mas que ao meu ver não me agradou muito, deixou a história muito arrastada.

Verá que uma cidade de muitos mistérios de um secretismo muito forte de um povo guerreiro e simpático que sempre lutou pra manter viva sua cultura e sua história.

Se não foi à Bahia
Então vá!!
Muita beleza irá encontrar ?????

Rodrigo 31/03/2023

Todos os encantos da Cidade da Bahia
A vontade de conhecer todos os lugares citados nessa obra é enorme. Vou precisar de férias maiores da próxima vez que visitar a Cidade da Bahia!

aline203 05/12/2022

delicioso como um acarajé com coca-cola numa tarde de sol
eu como entusiasta da cidade de salvador/ bahia, ainda estou sem acreditar que demorei tanto p saber que esse livro existia!

é um livro escrito por um apaixonado, e direcionado para leitores que se interessam pela cidade com dois lados: a cidade mística e a real.

li muito rápido, alguns trechos jorge amado se transforma naquele amigo fofoqueiro que te conta várias histórias locais de um e de outro.

é delicioso, não tem outra palavra
aline203 05/12/2022minha estante
"entre o espírito libertário e o espírito liberal vive a Bahia. Nunca fascista, se bem por vezes reacionária, saudosista, enamorada de fórmulas passadas. Por outro lado, revolucionária, afirmativa, progressista e até violenta"

Katia Rodrigues 05/12/2022minha estante
"Amigo fofoqueiro" kkkkkkk Amei. Ele tem essa vibe mesmo ?

aline203 05/12/2022minha estante
Ahhahahah

Deco 26/10/2022

Não foi bem o que imaginei.
O livro é uma verdadeira declaração de amor, do autor para a cidade de Salvador. Jorge Amado relata em suas páginas a cidade em que viveu e amou, congelando-a nesses anos em uma imagem perfeita da memória viva do autor.

Várias linhas são dedicadas a personalidades da época. A maioria não atingiu fama semelhante à do próprio autor, algo que realmente não me interessou muito, e que ocupou grande parte do texto.

Quando escolhi ler esta obra, imaginei que seriam contadas histórias desde a fundação da "cidade da bahia" até os dias de Jorge Amado, mas como já expliquei, vi apenas o retrato de algumas décadas, com apenas alguns relatos, histórias e pessoas caras ao autor.

Rodriguinho @literario.rojo 25/09/2022

"Há poucas cidades no mundo tão fascinantes, complexas e repletas de história quanto Salvador, cujos moradores chamaram carinhosamente durante séculos de "cidade da Bahia".
Nessa obra Jorge Amado nos apresenta um guia completo das ruas, igrejas, terreiros, ladeiras, mercados, mistérios da cidade.
Esse guia não esconde as mazelas da capital baiana e o autor nos mostra esse retrato fiel da cidade e da sua população.

Celaro 20/04/2022

Surpresas de Salvador de um outro tempo
Ao ler este livro temos de cuidar para não cair em anacronismo. Trata-se de uma Salvador descrita na década de 1940 passando por revisão duas décadas mais tarde. Mas é delicioso transitar por aquela (hoje) metrópole em tempos passados. Muito do descrito à época é válido até hoje como as fábricas de charuto do Recôncavo.

tita 18/04/2022

Bahia de todos os santos!
"Vais deixar minha cidade. Não quis te mostrar apenas a beleza, o mistério, o pitoresco, a poesia. Abri todas as portas para que passasses, as largas e as estreitas, mostrei o bom e o ruim, o limpo e o sujo, a flor e a chaga, nada escondi da curiosidade dos teus olhos para que assim teu coração possa amar a Bahia inteira."

O livro não é somente um guia pela antiga Bahia, mas também uma profunda viagem para ela, pelos olhos de Jorge Amado, mostra os personagens da cidade, as religiões, comidas típicas, lugares a visitar e quem procurar quando for visitá-la (pessoas que hoje em dia, provavelmente, não vamos encontrar...) dentre outros milhares de detalhes e histórias sobre essa linda cidade. Durante a leitura é palpável o amor que ele sente pela cidade e assim ele transborda desse guia.
É necessário um breve conhecimento sobre os principais pontos de Salvador, pois se não o leitor ficará perdido durante a leitura, já que o livro menciona várias vezes tais lugares, acredito que é preciso uma noção de onde eles ficam, ao menos.
Enfim, o guia só me fez sentir mais saudade de Salvador, da Bahia. Espero poder retornar a cidade e talvez tentar fazer os passeios mencionados no livro, e também sei que agora tenho outra visão da cidade, mais bela, mais saudosista e mais informada.

Victor Hugo 23/03/2022

Inegável que dá uma nostalgia danada de Salvador e que Jorge Amado conhecia bastante da cidade, mas já é bem datado porque ela mudou muito, e também porque o olhar meio fetichizado do autor incomoda vez ou outra.
De todo bom, registro histórico honesto da cidade. Seria muito bom haver uma releitura hoje em dia

Rodolfo Vilar 06/02/2022

Convite
Jorge Amado tinha uma ambição um tanto que grande quando se fala sobre a elaboração do livro "Bahia de todos-os-santos". Sua ideia inicial era criar um livro que falasse inteiramente sobre sua terra, a Bahia, em cujos aspectos tratassem sobre cultura, seu povo, suas origens, sua terra e sua religião. Escrito inicialmente em 1945, esse "guia de mistérios e segredos" traz a essência do que seja a terra soteropolitana: Jorge Amado consegue milagrosamente compilar os principais aspectos de sua terra, sua religião, sua cultura e seus conterrâneos. O mais bonito? Mostrar que a terra é algo em constante mudança, em constante transformação e em amálgama, onde belo e feio se fundem, rico e pobre se confundem, alegria e tristeza se transformam em arte e inúmeras pessoas, artistas, celebridades e o povo mostram a face desse lugar que não é apenas lugar, mas sim "um estado de espírito".
Primeiro falando sobre suas origens, depois tratando sobre cultura, depois enumerando as milhares de igrejas e terreiros de Candomblé e por fim elencando personagens, políticos e amigos, Jorge Amado cria um livro que permaneceu vivo com o decorrer dos tempos, inclusive com suas várias e várias edições que a cada ano ajudavam a atualizar o exemplar (acrescentar pessoas que foram deixadas de fora, esclarecer inequívocos ou tratar sobre a morte de figura tão querida). Ler "Bahia de todos-os-santos" é como dar as mãos ao grande escritor e baiano e ver através de seus olhos a terra que tanto lhe pertenceu, que tanto foi matéria para seus romances e que inclusive o saudou com tanto merecimento.
"Você já foi à Bahia?", se não, essa é a oportunidade de ler esse livro tão espetacular e ficar com vontade. Se já foi, é a chance de conhecer coisas que não conheceu e ficar com mais vontade ainda de revisitar. Apesar do livro tornar-se um pouco penoso por conta de sua lista enorme de personalidades, às vezes um pouco até desconhecidas, isso não faz a leitura se tornar menos importante, já que se trata de material de suma importância e de pesquisa extremamente elaborada. O livro é um grande convite ao mistério, ao mágico e ao histórico. Com certeza um marco na literatura baiana de enriquecimento.

eric.gomes.334 30/03/2021

Apaixonados por Salvador - BA
A principalmpersonag deste livro é Salvador e sua gente. O dia-a-dia da capital baiana, sua história, seus monumentos históricos, suas ruas, sua geografia peculiar, os artistas, a comida da terra do dendê, Jorge Amado não deixou escapar nada quando se fala em Salvador.
Um guia? Talvez... mas é um guia recheado de curiosidades que só um baiano conhece!

Matheus656 27/07/2020

Um passeio pelas ruas da Bahia
Nunca estive na Bahia para saber quais das coisas ditas no livro, ainda se mantém por lá. Então é bom talvez para se ter uma ideia de como era no passado, e eu acredito que é uma forma de entrar no universo do Jorge Amado. Saber mais das ruas, dos hotéis, da cultura, das principais figuras históricas, etc. Eu devo dizer que "Bahia de todos os santos" antes de ser um livro para ser lido por qualquer um, é mais uma forma do Jorge Amado expressar o seu amor pelo o seu estado.

Celso 30/11/2013

Cultura bahiana
Estava em busca de um livro que representasse a "bahianidade" e que falasse sobre a cultura da Bahia que é muito rica.

Nesse sentido este livro do Jorge Amado veio um pouco de encontro com as minhas expectativas, é um retrato da cultura baiana visto sobre vários aspectos.

Por outro lado, eu achei o livro muitas vezes repetitivo, você sempre tem a impressão de já ter lido a mesma coisa nos capítulos anteriores, a lista gigante de nomes torna a leitura cansativa em certos trechos....
Sandoz1985 27/04/2019minha estante
Vc encontrou algum outro livro que destacasse essa baianadas?

Celso 28/04/2019minha estante
Não, só encontrei esse.

Ste 27/05/2010

Para mim uma das melhores descrições da Bahia - juntamente com o documentário Maria Bethânia do Brasil, de Hugo Santiago.

Jorge Amado descreveu a Bahia, mais precisamente a cidade de Salvador, de forma poética e simples, apenas como um verdadeiro amante da cidade poderia vê-la, e senti-la!

Esse livro é um guia completo dos eventos, das personalidades (mas com certeza faltam muitas), das ruas, do estilo de vida, da cultura, religião, do modo de ser baiano! Dá para ver que ele foi escrito de maneira apaixonada, senti como se Jorge Amado fosse um poeta apaixonado diante da sua musa - Salvador; apesar de não deixar de falar das problemáticas da cidade!

"Essa é a minha cidade e em todas as muitas cidades que andei, eu a revi num detalhe de beleza. Nenhuma assim, tão densa e oleosa. Nenhuma assim, para viver. Nela quero morrer, quando chegar o dia. Para sentir a brisa que vem do mar, ouvir à noite os atabaques e as canções dos marinheiros. A Cidade da Bahia, plantada sobre a montanha, penetrada de mar."

Obrigatório para todo baiano!