Psicologias

Maria de Lourdes Trassi Teixeira

Resenhas - Psicologias

Druantia 26/01/2010

Extremamente útil
Esse livro é ótimo para se ter em sua biblioteca,linguagem fácil e simples. Aborda praticamente todos as teorias da Psicologia e vem acompanhado de resumos, dicas e questionários. Prático para aulas, principalmente ensino médio.
Kelly 02/03/2022minha estante
Como faço pra ler aqui no APP?

malu 17/02/2023

Objetivo.
Uma das melhores leituras que tive sobre psicologia, a libguagem é super entendivel e ótima para quem pretende cursar e quer saber o básico sobre.
Muito explicativo, rápido e senti que a minha leitura fluiu bastante. indico demais!

maria20786 05/12/2022

mt bom!!!! fazendo resenhas meia boca só p aparecer os livros que terminei na estante do skoob ????

Rammy 17/10/2021

Se quer saber se vai gostar de psicologia... Leia este livro
Finalmente, concluí a leitura desse livro.

É um livro muito bom de introdução ao estudo da Psicolgia. Aborda muitas teorias importantes, assuntos de relevância para a área, referências de estudos e filmes relacionados ao tema de cada capítulo.
Por ser um livro de introdução as diversas vertentes da psicologia são tratadas superficialmente mas o suficiente para que se tenha conhecimento sobre tal assunto a fim de que se possa pesquisar a fundo.

Sempre o considerei um livro muito bom e sempre me arrependi por não ter lido desde o início (ou antes) da graduação em Psicolgia.

Então, o tempo que demorei nessa leitura não diz respeito ao conteúdo do livro, mas sim ao aspecto físico, tamanho e peso, que me impossibilitaram de o levar a todos os cantos... então, somente poderia lê-lo em casa... e cocostumo não ter muoto tempo para leitura em casa, mas no transporte, trabalho e etc. A leitura se prolongou... tanto que, alavancou durante o tempo que permaneci mais em casa devido a pandemia, covid 19.

Indico a todos os amantes da psicologia, estudantes e profissionais da área.

almeidalewis 09/07/2021

Psicologias ao invés de psicologia.
Uma leitura a respeito da Psicologia ( s ) com uma linguagem bem acessível.o livro relata a história da psicologia seu desenvolvimento suas matrizes seus contextos filosóficos chegando até a Psicologia moderna ( psicanálise, Behaviorismo e psicologia sócio histórica dentre outras ) aborda a psicologia como profissão suas áreas de conhecimento o que a psicologia estuda.psicologia do desenvolvimento ( infância, adolescência, adulto e idoso ).passando pela psicologia da aprendizagem ( Piaget e vigot ) inteligência, memória, percepção sociologia da afetividade e ainda a psicologia social.também são abordados temas teóricos como o que a psicologia tem a dizer sobre a sexualidade, identidade, família e sobre o trabalho. A psicologia também aplicada a realidade ( contexto escolar,meios de comunicação em massa,adolescência, escolha da profissão, as faces violência e a saúde mental. Uma obra fundamental para os estudantes de psicologia mesmo assim sua escrita coloquial faz com que até um leigo consiga ter uma noção dessa ciência e suas complexidades.

Ass: Alexsandro G.almeida 09/07/21

Sabrina 07/01/2010

Gostei bastante dele, é um bom livro introdutório para o estudo da Psicologia!

Rodrigo Leão 02/09/2023

Livro muito bom e muito usado na faculdade, pois abrange variados conhecimentos e até mesmo de muitas abordagens, recomendo!

Thaís 30/10/2012

Livro introdutório que apresenta os aspectos básicos desta ciência: a história, as abordagens teóricas, os temas básicos, as áreas de conhecimento e as principais características da profissão.
Psicologia: Introdução ao Estudo de Psicologia. Ensino. Estudo. Ciências Psicológica. Panorama Histórico da Psicologia. Behaviorismo. Gestalt. Psicanálise. Sigmund Freud (1856-1939). Psicologia do Desenvolvimento. Jean Piaget (1896-1980). Desenvolvimento Humano. Psicologia da Aprendizagem. Teoria Cognitivista. Psicologia da Personalidade. Erich Fromm (1900-1980). Psicologia Social. Grupos. Psicobiologia. Multideterminação do Humano. Inteligência. Vida Afetiva. Sexualidade. Família e Escola. Adolescência. Violência. Sofrimento Psíquico. Doença Mental. Patologias...
Uty 24/03/2013minha estante
olá estou procurando alguém para vender o livro de Psicologias edição 14 de 2009. sabes quem tem?

Rosabel Poetry 18/12/2021

Um início (não para iniciantes)
Este é um livro/e-book introdutório da área da psicologia com tantos outros que já li e é sem dúvida indicado, no entanto, cada caso pede uma indicação. Não sugeriria essa obra a um leigo ou para alguém que não tem certeza do seu interesse no assunto.

É uma leitura de interesses diretos, com foco em algumas das principais áreas da psicologia, mas longe de mostrar todas bem como os próprios autores reconhecem.

De modo geral, apesar de algumas reclamações pessoais que são irrelevantes aqui, posso dizer que ele atendeu as minhas expectativas de leitura para o primeiro período da faculdade.

Pablo Paz 04/09/2023

Psicologia não existe
Não sei dizer se a obra é uma boa introdução atualizada e acadêmica à Psicologia porque me parece que faltam alguns assuntos, como psicologia evolucionista e alguns autores mais contemporâneos. O título já explica muita coisa: existem psicologias, não uma psicologia. Algumas correntes teóricas debatem e divergem entre si, enquanto outras mal sabem, ou fingem não saber, da existência de cada uma. No geral é um bom livro, trata dos temas os mais variados, das diversas correntes teóricas e bem escrito para quem não é da área; talvez até seduza quem almeje fazer uma graduação nessa especialidade.

A autora parece ser bem simpática àqueles autores soviéticos que até hoje reinam na área da psicologia da educação (Vigotski, Leontiev etc.), mas sua abordagem das outras correntes teóricas é justa e imparcial. O que gostei foram as indicações bibliográficas, de muitos autores nacionais, no final de cada capítulo. É raro encontrar uma obra que sugira bibliografia produzida em terra tupiniquim. E a julgar pelas indicações da autora, a psicologia no Brasil, embora não seja original, é muito produtiva e inserida nos grandes debates da área.

Vale a leitura.

mauricio beat 09/04/2016

Mais ou menos
O livro chama-se psicologias, porque, como o livro esclarece, não há apenas uma ciência psicológica bem estabelecida e estruturada, mas várias correntes e formas de abordagens. E é o que vemos em boa parte do livro: muitas correntes e temas relativos ao mundo da psicologia. Mas o que me chateou um pouco, foi a quantidade de textos complementares e temas alternativos no livro. Pela metade do livro, acaba-se o assunto sobre as escolas teóricas e começa uma sucessão de textos e historias complementares. Em certa altura, o livro parece mais um manual de sociologia do que de pscologia, de tanto que termos como "luta de classes", "capitalismo", "opressão", etc, aparecem no livro.

MariaEduarda6 23/01/2021

Básico demais
Todo estudante de psicologia já ouviu falar sobre esse livro ou leu algum texto dele. É uma referência inicial e por isso o comprei.
Porém, ele é extremamente básico e com um ar de livro didático de ensino médio. Superficial e com textos que chegam a soar preconceituosos e com um ar ultrapassado.
Se está começando na psicologia, vai por mim, tem livros melhores.
Indico História bizarra da psicologia e Introdução a Psicologia por exemplo. Além de vários outros livros que oferecem beeem mais conteúdo.
Resumindo... Não recomendo. Extremamente básico e superficial.
Oferece uma boa visão da psicologia mas tem um conteúdo muito óbvio na maior parte.

Tiago Bessa 17/08/2020

Trecho
O homem como um ser social, como um ser de relações sociais, está em permanente movimento. Estamos sempre nos transformando, apesar de aparentemente nos mantermos iguais. Isso porque nosso mundo interno se alimenta dos conteúdos que vêm do mundo externo e, como nossa relação com esse mundo externo não cessa, estamos sempre como que fazendo a "digestão" desses alimentos e, portanto, sempre em movimento, em processo de transformação.

maria20786 03/08/2022

perfeito!
esse livro é ótimo pra quem está procurando a simplicidade da psicologia, aprender de uma forma simples. a linguagem desse livro envolve muito o cotidiano e a psicologia prática. apesar de também tratar com seriedade cada tópico específico da história da psicologia.