Diário de Luto

Diário de Luto Roland Barthes

Resenhas - Diário de Luto

paula_ti_na_mente 31/03/2024

Luto
Quem sou eu para julgar o sofrimento alheio? Depois que perdi meu pai em condições bastante traumáticas, a temática do luto me interessa muito. Como as pessoas lidam com ele? O que acontece com elas? Tem algum tipo de igualdade nessa dor?
O que posso dizer desse livro é que ele é muito verdadeiro. São pequenas notas que Barthes faz nos dois anos seguintes a morte de sua mãe.
Acho bonito ser corajoso a esse ponto, de mostrar sua dor dessa maneira. Mais bonito é que dessa forma ele acaba eternizando sua mãe nesses escritos, e tanto ele quanto ela permanecem vivos através dessas palavras. Muito comovente, mas leia se estiver bem com seu luto, haveriam dias com certeza que eu não conseguiria encarar esse livro. Com a maturação da saudade, ver que o outro, todas as outras pessoas sofrem como você te ajuda a simplesmente seguir em frente. O luto é para sempre. Só precisamos entender como conviver com ele.

Nathália 07/11/2022

"habito minha tristeza e isso me faz feliz"
vi esse livro/autor dentro de "sobre a terra somos belos por um instante" e logo me interessei por se tratar de um assunto que eu gosto de ler sobre, que é o luto e tudo que gira em torno dele.

é um livro escrito em formato de diário e que revela exatamente como o autor se sentia ao longo dos dias e logo após a morte da sua mãe.

me deu muito gatilho porque lembrei de um tio meu que eu amava muito e que faleceu. algumas coisas escritas pelo autor eram semelhantes a sentimentos que tive ao longo do meu luto.

é um livro que vale a pena ler. bem curtinho, leitura fluida e sobre um assunto que está/estará presente na vida de todos em algum momento da vida.

Christiane 10/06/2014

Li este livro duas vezes. A primeira leitura teve um interesse mais psicológico, de como se processa o luto de uma mãe. A segunda leitura ocorreu após eu mesma perder a minha mãe. Neste momento a leitura foi como um reconhecer-se num processo doloroso de luto.
Barthes sempre viveu próximo a sua mãe, e tinha um grande amor por ela. Quando de sua morte ele passou a viver um luto intenso, e começou a anotar em fichas o dia a dia do processo. É uma vivência real, não é um recontar, ou um livro que se escreve depois sobre um processo de luto, e por isto foi tão fundamental lê-lo quando eu passava pelo mesmo processo. Quando nos ocupamos de uma mãe, ou pai, cônjuge, filho, e de repente não temos mais que fazê-lo, notamos o quanto nossa vida se direcionou para isto, e tinha sentido nisto, e então ficamos com dificuldade de aceitar a liberdade que nos vêm desta morte, pois é como se o preço disto fosse muito alto. As dores, a raiva, a falta, o não saber o que fazer de si, o ritual, as homenagens. É o dia a dia do luto.

site: http://cantodaleitur.blogspot.com.br/
Nathália 06/11/2022minha estante