Aenir

Aenir Garth Nix

Resenhas - Aenir

Deusa da Leitura 14/03/2023

Ficção australiana 3
?Aenir?, terceiro volume da série A sétima torre, é o melhor livro dos que foram lidos dessa série até agora. Nele adentramos o mundo dos espíritos e acompanhamos Tal e Milla por entre os lugares mágicos de Aenir. Destaque especial aos pastores de tempestades, personagens engraçados e cativantes que ajudam a dupla de adolescentes a recuperar o códex.
Estar em Aenir permite a Tal entender alguns eventos ocorridos no passado e que ainda influenciam o seu presente.
A leitura torna-se intensa e não conseguimos parar enquanto não chegamos ao final.

Bia 19/02/2021

Aventura boa é assim!
O livro é extremamente descritivo nos detalhes, e isso possibilita a ambientação na história. Você realmente se sente acompanhando Tal e Milla por Aenir, vivendo aquilo junto com eles.
Outra coisa que notei durante a leitura foi que os capítulos são divididos, no começo do livro, entre a visão de Milla e a visão de Tal dos acontecimentos, me senti como amiga dos dois tentando apaziguar os conflitos, rs.
Leitura leve, surpreendente e divertida.

Priih | Blog Infinitas Vidas 18/02/2019

Meu favorito da série até agora!
Aenir começa logo após o final de O Castelo. Tal, o Escolhido, e Milla, a Garota-do-Gelo, conseguiram fazer a passagem a Aenir, o Reino dos Espíritos. O problema é que, logo de cara, eles são atacados por duas criaturas ameaçadoras, conhecidos como Pastores de Tempestades. A contragosto, Tal acaba selando um pacto com eles, tornando-os Espíritos-Sombra dos dois garotos. Porém, essa atitude impensada causa uma ruptura em sua frágil amizade com a jovem, o que os leva à separação; afinal, os Homens-do-Gelo valorizam as sombras naturais e têm aversão pelos Espíritos-Sombra.

Depois que Tal e Milla partem em jornadas diferentes, o leitor tem a oportunidade de conhecer ambos com mais profundidade. Tal está incomodado por ter tomado para si um Espírito-Sombra que ele julga pouco imponente; Milla sente-se desonrada e acredita que seu sonho de virar uma Donzela Guerreira terminou. A busca pelo Códex dos Escolhidos, missão que os levou a Aenir, é cheia de percalços – que ficam ainda mais desafiadores por estarem separados.

O crescimento dos protagonistas é palpável nesse volume. Apesar de muito jovens, Tal e Milla carregam uma grande responsabilidade. [...] Durante seu tempo em Aenir, Tal e Milla enfrentam diversos inimigos e criaturas ameaçadoras, o que só se torna possível com a ajuda dos Pastores de Tempestades.

[...] Aenir é um mundo à parte, com criaturas totalmente novas e muita magia. Novamente preciso elogiar a construção de universo feita por Garth Nix, que nos apresenta a uma fantasia infantojuvenil muito original e diversificada. Os mistérios [...] permanecem nesse volume, que tem um desfecho cheio de ação. Além disso, nesse volume percebemos ainda mais semelhanças entre o povo dos Escolhidos e o povo dos Homens-do-Gelo, o que inclui antepassados em comum. Espero que em breve mais respostas sejam dadas (já que, a partir daqui, as leituras serão inéditas pra mim, já que nunca concluí a série).

Eu adorei reler Aenir e fiquei, novamente, encantada com o universo de A Sétima Torre. Foi uma leitura muito prazerosa e envolvente, com aquela narrativa fluida típica de livros infantojuvenis – mas sem se tornar superficial ou boba. Se você gosta de universos fantásticos criativos, vale muito a pena dar uma chance a essa série. 😉 Recomendo muito!

Resenha completa no blog, pessoal. \o/

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2019/02/06/resenha-aenir-garth-nix/

Bruna Fernández 11/09/2013

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
A cada volume de A Sétima Torre que eu leio, acabo me interessando mais e mais pela escrita de Garth Nix. Sempre vejo títulos do autor pelas livrarias que passo, mas sempre fiquei com o pé atrás por não conhecer o estilo de escrita dele. Chegando agora no meio dessa série, acredito que todos os livros dele devam ser bons e se você gosta de livros de fantasia e aventura, pode comprar sem medo. Mas vamos ao que interessa: Aenir, o terceiro livro de A Sétima Torre.

O enredo começa (quase) exatamente onde ele terminou no volume passado, com Tal e Milla em Aenir. Porém, antes de voltar para o impasse em que os dois heróis se encontravam desde a cena final de O Castelo junto aos Pastores de Tempestades, nós somos apresentados a um objeto/personagem e acabamos por conhecer melhor seu mecanismo e a sua história. Foi um início inusitado e que me agradou muito, pois já prepara o leitor para o que vem por aí no enredo. Nesse volume, além desse começo diferente, temos uma quebra no padrão de como a narrativa se desenvolve pois, depois de alguns impasses e problemas (que não serão revelados nessa resenha porque eu considero a info um spoiler!), Tal e Milla acabam se separando um do outro em Aenir. E como o autor nos relembra em vários momentos, Aenir é um lugar de muita magia e, por isso, um lugar muito perigoso para se estar, ainda mais sozinho.

Ao contrário do que eu imaginava, e do que geralmente ocorre, o autor já começa a dar algumas respostas para algumas das maiores perguntas/dúvidas que foram levantadas até aqui. Descobrimos mais informações sobre o Códex, muitas delas contadas pelo próprio objeto que narra sua chegada, vivência e releva até mesmo localidade e quem o levou para Aenir. Descobrimos também mais sobre a criação do Véu, o Esquecimento e conhecemos também uma base de histórica dos ancentrais de Milla – e de Tal. Não é muito, que nos leva a desvendar toda a trama da série, mas é o suficiente para impulsionar a curiosidade e a imaginação do leitor para dar continuidade à leitura da saga. São reveladas também as localidades dos parentes “sumidos” de Tal: seu pai e seu irmão Gref.

Diferentemente também dos volumes anteriores, a narrativa vai alternando entre as aventuras de Tal e Milla, sempre deixando o leitor louco da vida pois quanto mais perto de algum perigo ou perto de decifrar algo o personagem está, Garth Nix muda o foco para o outro personagem segurando o leitor e sua curiosidade. Entretanto não há o sentimento de desníveis na narrativa por causa dessas alternações pois o ritmo da aventura não diminue ao mudar o foco de Tal para Milla ou vice-versa, pelo contrário. Ficamos com a impressão de que estamos “correndo” com a história, devorando as páginas para saciar logo a curiosidade e saber se os dois improváveis heróis vão conseguir se livrar de suas enrrascadas pessoais, se reencontrar, resgatar o Códex de Aenir e ainda retornar para o Castelo.

Apesar de nunca desistirem de sua missão, os personagens revelam uma certa desconfiança constante e, mesmo separados, ambos em algum momento da jornada se questionam: “estamos/estou fazendo a coisa certa?”. A separação dos dois durante uma parte do enredo acaba se mostrando completamente fundamental para que as personagens tenham tempo de digerir o que aconteceu e os leitores também. Ao se reencontrarem, fica difícil escolher um lado para defender pois ambos apresentam claramente seus motivos para estarem irritados, chateados e até mesmo decepcionados um com o outro e é possível compreender a ambos – nenhum dos dois está errado. Tal sabe que errou e Milla entende o motivo que o levou a esse erro. Porém uma barreira invisível fica entre os personagens de modo que, apesar de ambos desejarem quebrar essa barreira pois fica claro que um vínculo muito forte já foi criado entre eles, nenhum deles sabe como dar o primeiro passo.

Achei muito interessante a forma como Nix mostra esses personagens que ao mesmo tempo são tão diferentes, possuem culturas e crenças em pontos extremos e que ainda assim conseguem colaborar entre si, mostrando um respeito mútuo e que se esforçam até mesmo em não questionar o ponto de vista um do outro. Isso tudo sem desviar a leitura de seu curso fantástico e sem deixar os personagens chatos e planos.

Só deixo aqui um aviso: o livro não tem um desfecho redondo, deixando um enorme gancho para a continuação. Portanto se você é daqueles sem paciência que não se aguenta de curiosidade, já tenha em mãos o quarto livro da série, Acima do Véu, antes de ler o capítulo final de Aenir e engate uma leitura na outra – assim como eu fiz! ;)

Bruno Leandro 14/07/2011

No mundo das sombras
Livro três da série “A Sétima Torre”, neste livro Tal e Milla partem para o mundo dos sonhos e das sombras chamado Aenir em busca do Códex, um estranho objeto mágico que decidirá o destino de todos. Porém, não é apenas por que o mundo é de sonhos que sua passagem será segura. Aqui há muitos grandes perigos a se enfrentar...
Adorei este livro! E aqui entram dois novos personagens que, a contragosto de Tal, mas muito mais de Milla, terão um papel importante na série e em suas vidas. Confesso que fiquei pasmo com a situação e não achei a escolha mais acertada, além de uma completa falta de caráter de Tal a decisão forçada, essas atitudes elitistas dele me cansam em muitas das vezes! Entendo que o garoto faça tudo por sua família, mas as atitudes dele precisam de um limite. Bem, acho que até o fim da série ele se ajeita...